MARATONA DE NÃO FICÇÃO: 5 LIVROS INCRÍVEIS

Oi, amigos! Espero que estejam bem, dadas todas as atuais circunstâncias. Não está fácil, né? Mas quero deixar um pouco de lado essa vibe ruim na qual o mundo se encontra  para falar de LIVROS! 

Eu falando de livros? Que grande surpresa 😆


Hoje, eu e a Mel, estamos começando uma maratona incrível de Não Ficção - yaaaay - e quero aproveitar para compartilhar 5 dicas de livros incríveis com vocês. Cara, os livros que vou indicar hoje são muuuuito especiais pra mim. Amei demais preparar esse post, espero inspirar alguém ai do outro lado da tela.


A Mel também compartilhou 5 dicas no canal dela, uma listinha incrivelmente maravilhosa. Vem com a gente:

SOBRE A MARATONA


A Maratona de Não Ficção está começando hoje - domingão, dia 16 e será finalizada no dia 30 de agosto. Eu e a Mel pensamos nela com muito amor e carinho. 💓


Estou mega animada pra ler Não Ficção até não querer mais! Essa maratona é aquele empurrãozinho que precisávamos para pegar aqueles livros parados da faculdade, dos cursos ou daquele assunto que tanto nos interessa, mas que falta tempo pra ler, sabe?


Vem com a gente participar da maratona, vai ser incrível dar atenção para os livros de Não Ficção e variar um pouco. 


Não esquece de marcar eu e a Mel nas postagens de vocês!


👉Clica aqui para ver a lista dos livros que quero ler na maratona :)


👉Clica aqui para ver o vídeo perfeito da Mel mostrando os livros que ela quer ler + indicação de 5 livros de Não Ficção


5 LIVROS DE NÃO FICÇÃO PERFEITOS

Essa é a listinha do meu coração! Amo tanto cada um desses livros, estou aqui recomendando-os com muito amor e carinho, de verdade. São livros que me marcaram e formaram quem sou hoje, tenho um amor eterno por eles. Fique à vontade para compartilhar sua listinha de livros de Não Ficção do coração comigo também :D


Devagar

A pressa é a inimiga da perfeição. Que atire a primeira pedra quem nunca ouviu ou viveu essa expressão. Certamente já vivi isso muitas vezes, nada como um aprendizado na prática, não é mesmo?  No entanto, ainda tenho dificuldade em fazer as coisas sem pressa. Acredito que é um problema que atinge todos nós, a sociedade em que vivemos está cada vez mais acelerada. 


Nesse livro o autor vai nos fazer questionar onde essa pressa toda pode nos levar e como isso está afetando nossa vida. É uma leitura perfeita para esse momento de isolamento social, simplesmente por que as coisas não vão funcionar no mesmo ritmo enquanto estivermos sob a ameaça desse vírus. Acaba sendo ainda mais interessante estudarmos um pouco sobre como esse culto à velocidade, que prejudica nossa saúde mental, emocional e física sem a gente perceber.



O cérebro no mundo digital

Nunca se leu tanto como hoje. Com alguns toques no smartphone, temos na palma da mão um universo de informações. Mas será que estamos lendo de verdade, apreendendo esses dados, analisando-os criticamente, ampliando nossos conhecimentos a partir deles, transformando tudo isso em sabedoria?


A autora, Marine Wolf, neurocientista e professora, nos responde esses questionamentos de forma brilhante - e um pouco assustadora também. Digo isso por que essa leitura me fez perceber o quanto estava lendo sem um olhar atento e crítico. Isso é gravíssimo! A autora mostra quais são as consequências de viver em uma sociedade em que as pessoas leem de forma superficial e rápida. Obviamente, é muito assustador.


Recomendo demais esse livro, cês não tem ideia! Apenas leia, tenho certeza que será uma leitura valiosa para vocês também. 



O mundo que habita em nós

Esse livro é tão incrível! Fico emocionada e empolgada toda vez que falo dele. A Lili Prata é uma autora com uma sensibilidade linda e cativante, que nos faz filosofar e pensar muito, sem esforço algum. Enquanto estava lendo, sentia que me transformava, as palavras da Lili ressoavam dentro de mim de forma barulhenta, mas também acalentadora.


Nesse livro se destacam os temas: ansiedade, identidade e aceitação. Esses temas nos perseguem no dia-a-dia, nos assusta, nos paralisa, mas a autora traz esses temas com cuidado, pegando na nossa mão e nos levando para refletir.


Vou deixar aqui a sinopse desse livro, que já é profunda por si só:


"Por que tantos de nós estão perdidos e ansiosos nadando entre a raiva e a melancolia? Nossa subjetividade tem sido sugada por um redemoinho de idealizações, imediatismo, comparações, angústias, miopia para a alteridade e confusão entre narcisismo e amor-próprio, e isso tem implicações individuais e sociais. O mundo que habita em nós convida leitores e leitoras a entender, por meio de deliciosas e precisas reflexões filosóficas, o mundo em que vivemos e o que ele muitas vezes provoca no interior de cada um. Tais reflexões são embasadas em citações literárias, poéticas e musicais, verdadeiras inspirações para quem lê. A obra é dividida em quatro partes: 1. O “nós” que habita o “eu”, 2. O apagamento do outro, 3. Muros e carências, e 4. O si mesmo no mundo, e os assuntos abordados são, entre outros: solidão; parecer versus ser; pressa, busca do prazer e perda da singularidade; adequações e escolhas; medo e controle; o encontro com o si mesmo e o fortalecimento do si mesmo, todos eles de extrema relevância nos dias de hoje. Tempos sombrios pedem informação de qualidade; tanto melhor se ela vier por meio de uma leitura luminosa. Aceite, então, o convite irrecusável da autora: “Espero que, após a leitura, você ganhe mais consciência de si mesma/si mesmo, aumente sua compreensão sobre as distâncias e os emaranhados entre você e as coisas, distinga com mais clareza o que quer daquilo que não quer para você, e sinta mais profundamente, com mais graça do que frustração, a experiência de estar vivo”. Por que ler este livro? Este livro lança várias reflexões ao leitor: Por que temos andado tão angustiados com quem (achamos que) deveríamos ser, com quem (achamos que) os outros deveriam ser e como (achamos que) a vida deveria ser? Por que tantos de nós estão perdidos e ansiosos, nadando entre a raiva e a melancolia? A temática é muito atual: ansiedade, vazio existencial, busca por aprovação e como lidar com a raiva e o medo.



A queda e ascensão dos dinossauros

Eu não sinto a menor vergonha em dizer que chorei lendo esse livro. Isso demonstra o quanto o autor foi habilidoso ao me envolver com sua escrita, ele estava apenas contando  a história dos dinossauros - e a gente já sabe como termina - no entanto, ele é tão apaixonado e tão dedicado à essas criaturas que me senti mais envolvida com esse livro do que com qualquer outro livro de Ficção. 


Recomendo muito - mas muuuito - para qualquer pessoa minimamente interessada na história desses animais incríveis. É um livro delicioso, empolgante e apaixonado. Você vai se entregar e amar, assim como eu.



Pálido ponto azul

Deixei o melhor para o final, claro. 


Eu não consigo simplesmente não recomendar esse livro, seria algo quase criminoso da minha parte. Carl Sagan acreditava que a ciência precisava ser compartilhada com o maior número de pessoas possíveis, e eu concordo com ele. 


Não sou cientista - entendo pouquíssimo de ciência, costumava ficar lendo/desenhando nas aulas que não me interessavam muito. Eu sei que isso é horrível, me arrependo, mas era uma adolescente desmiolada. Fazer o quê? O que me resta é estudar e correr atrás do conhecimento perdido. Hoje em dia eu não só gosto de ciência como reconheço sua importância e seu valor para nossa sociedade. 

 

Em Pálido Ponto Azul, Carl Sagan nos levará para uma jornada no futuro da humanidade. De um jeito profundo, vamos refletir e questionar sobre o avanço das tecnologias, sobre exploração espacial e sobre nossa existência nesse pálido ponto azul. Carl Sagan acreditava que o futuro da humanidade está no espaço, em outros planetas, em mundos distantes. No entanto, ele nos lembra de algo extremamente importante: se continuarmos com essa ganância, acumulando muito poder e pouca sabedoria, não iremos a lugar nenhum, seremos nosso próprio fim.


Claro que gosto da pensar em um futuro incrível para a humanidade, mas não sou uma pessoa muito positiva nesse aspecto. Não consigo visualizar a humanidade usufruindo de todo seu potencial criador para fazer coisas realmente significativas, não só para alguns, mas todos os seres humanos. Sei que realmente podemos nos tornar esse tipo de humanidade, mas… 


São tempos difíceis para sonhadores. 


O Carl Sagan renovou um pouco a minha esperança na raça humana. Quero acreditar que as pessoas vão melhorar, vão valorizar a ciência e a educação cada vez mais, vão ajudar uns aos outros… e eventualmente, vão partir para um mundo distante, levando bons ensinamentos para as próximas gerações. Quero acreditar.


O pálido ponto azul, por Carl Sagan | SenCiência


Cara, sabia que me empolgaria demais falando desse livro, desculpa aí. 👀


Espero que vocês tenham aproveitado alguma dessas dicas, nos vemos no próximo post!



Quer receber conteúdos extras? Considere apoiar meu trabalho no Catarse :D Vou ficar muito feliz em ter você me acompanhando mais de pertinho. Essa campanha é nova, mas já estou trabalhando em vários conteúdos legais sobre leitura, organização, educação, arte, conhecimento e por aí vai. 

Já tem um grupinho no Discord onde compartilho um pouco do meu dia e do meu processo de criação de conteúdo, tem espaço para recomendações de livros, filmes, anime, podcasts. Nesse grupinho tem também sala de estudo e sala de leitura para passarmos um tempo produtivo juntos :) 

Podcasts, vídeos e posts exclusivos estão à caminho!

Me encontre também no



Um comentário

Obrigada por deixar um comentário! <3

Instagram

Rita Zerbinatti. Theme by STS.