O QUE LI NA MARATONA DE NÃO FICÇÃO

 


Queridos,

Espero que vocês estejam bem. 💛 Nem acredito que agosto passou tão rápido. Esses dias de isolamento parecem todos iguais, tão confusos, perdidos e desregulados - mal notei quando agosto acabou. Desde março, quando começou toda essa loucura, estou com uma estranha sensação de que o tempo está passando mais rápido. Vocês também sentem isso?

Não vejo a hora de sairmos dessa situação.

Enquanto isso não acontece, vou tentando achar coisas diferentes e divertidas para fazer e aproveitar esse tempo esquisito que voa tanto. Vim compartilhar - finalmente - minhas leituras da Maratona de Não Ficção, que eu e a Mel organizamos com maior carinho. A maratona rolou nas duas últimas semanas do mês de agosto e como o nome já diz, era para focar nas leituras de não ficção. Eu aproveitei demais essa maratona e amei ter participado das lives, que foram super divertidas e produtivas. 

LIDOS CONCLUÍDOS


Devoção

Nesse livro, a Patti Smith nos presenteia com um relato do seu processo criativo e nos leva a refletir sobre o poder da escrita. O livro é divido em 3 partes e tenho dificuldade em dizer qual delas gostei mais, foram perfeitas. Na primeira parte, a autora aborda essas reflexões sobre a escrita e conta sobre seu processo criativo, enquanto isso, ela passeia pelas ruas e cafés de Paris, escreve seus pensamentos nos trens e nos hotéis. É belíssimo.

Na segunda parte, surge um conto do qual me apaixonei perdidamente. Decidi, depois desse conto, que quero escrever como Patti Smith. Minha identificação com ela já tinha acontecido na música, mas esse conto - meu primeiro contato com a ficção dela - me trouxe um novo olhar sobre a Patti. Um olhar ainda mais apaixonado.

A terceira parte relata sobre sua visita à casa do autor Albert Camus. Fiquei igualmente fascinada e emocionada com o que ela nos contou dessa experiência. Esse livro é muito sensível, poético e tem uma beleza rara, sincera, que me trouxe uma calmaria, um olhar contemplativo. Estava precisando muito desse olhar.

// Clique aqui para comprar //

Pedagogia da autonomia

Ah, Paulo Freire 💗

Em "Pedagogia da autonomia", Freire nos fará refletir sobre a relação entre os aluno e professor, ele elabora propostas de práticas pedagógicas interessantes para desenvolvermos na sala de aula. Todas essas práticas carregam uma orientação de ética universal, humana, que desenvolve a autonomia e a capacidade crítica.

Ter lido Paulo Freire nesse ano, nesse momento, foi algo que me marcou profundamente, sabe? Essa leitura me deu forças para erguer a cabeça e continuar, apesar de tudo. Ele realmente tem um poder de trazer renovação para o pensamento e leveza para a alma. É um livro voltado para os educadores, no entanto, acredito que todos somos educadores, todos nós ensinamos algo para alguém. Quanto mais humano for nosso olhar para esse alguém, seremos melhores. Tá aí uma leitura que eu coloco na lista essencial-para-todos-os-seres-humanos.


Roube como um artista

Austin Kleon veio para mostrar que não existe nada totalmente original. A minha ideia brilhante surgiu por que roubei a ideia de outras pessoas, juntei tudo, adicionei meu jeitinho único de fazer as coisas e voilá: eis meu trabalho! É assim que as coisas funcionam, uma criação não surge DO NADA, segundo Kleon. Nós consumimos um montão de coisa, admiramos uma caralhada de gente, somos influenciados a todo momento e o que o autor diz? Abraça isso, cara! Abrace e aceite as influências e as ideias que surgem a partir do trabalho de outras pessoas, tá tudo bem.

Ele também deixa claro a diferença entre se inspirar e plagiar, né? Obviamente, são coisas bem distintas.

Preciso dizer que esse livro me renovou também, assim como Paulo Freire. Talvez não tão profundamente, mas me trouxe novos ares, novas ideias, foi uma delícia. Os exercícios que o autor propõem foram divertidos e um deles, o diário de bordo, virou um novo queridinho. Vou deixar imagens aqui para vocês darem uma olhada no que ando aprontando. Recomendo bastante essa leitura.


Estou bem afim de fazer um post aqui sobre o diário de bordo, ideia que roubei do Austin Kleon <3 O que vocês acham? 

LIVROS QUE COMECEI NA MARATONA E SABE DEUS QUANDO VOU TERMINAR

Essa maratona também foi uma ótima desculpa para fazer o que tenho feito de melhor: começar um monte de livros. Nesse caso, comecei mais 3 leituras e nem tenho o que dizer, não faço ideia de quando vou dar continuidade ou terminá-las. Eu sou assim, gosto de viver perigosamente.

Outras mentes

Sinopse: Em Outras mentes, Peter Godfrey-Smith, filósofo da ciência e mergulhador, mostra como organismos primitivos no oceano se tornaram complexos e adquiriram a inteligência necessária para sobreviver. Como o polvo, uma criatura solitária com pouca vida social, se tornou tão inteligente? Comparando os seres humanos com nossos notáveis parentes animais, o autor lança uma nova e crucial luz sobre a mente dos polvos – e, por consequência, da nossa própria consciência.

// Clique aqui para comprar //

Celular: como dar um tempo

Sinopse: A premiada jornalista Catherine Price apresenta um plano prático e detalhado de como dar um tempo na relação com o celular – e depois fazer as pazes. O objetivo? Um relacionamento duradouro e livre de anseios no qual você se sinta bem.

Essa é uma releitura, quando li pela primeira vez estava passando 7h do meu dia grudada no celular, e depois de ter feito o que a autora propôs nesse livro, esse número assustador diminui bastante. Hoje a situação voltou a assustar, então decidi que era hora de reler e refazer os exercícios, mas confesso que dessa vez não estou levando tão a sério quanto antes. Vou melhorar isso, prometo.


Galaxy Girls

Sinopse: Cheio de ilustrações incríveis, esse livro nos apresenta a história de 50 mulheres inspiradoras que ajudaram a alcançar grandes conquistas na exploração espacial, desde o século XIX até os dias hoje.

// Clique aqui para comprar //


Quer receber conteúdos extras? Considere apoiar meu trabalho no Catarse :D Vou ficar muito feliz em ter você me acompanhando mais de pertinho. Essa campanha é nova, mas já estou trabalhando em vários conteúdos legais sobre leitura, organização, educação, arte, conhecimento e por aí vai. 

Já tem um grupinho no Discord onde compartilho um pouco do meu dia e do meu processo de criação de conteúdo, tem espaço para recomendações de livros, filmes, anime, podcasts. Nesse grupinho tem também sala de estudo e sala de leitura para passarmos um tempo produtivo juntos :) 

Podcasts, vídeos e posts exclusivos estão à caminho!




Postar um comentário

Obrigada por deixar um comentário! <3

Instagram

Rita Zerbinatti. Theme by STS.