MORNING PAGES


Oi, amigos! Espero que vocês estejam bem <3

Hoje eu vim contar um pouco sobre minha experiência com a tal da morning pages. Falei sobre isso rapidamente no instagram outro dia e algumas pessoas ficaram curiosas e interessadas. Já que isso tem se transformado em algo essencial no meu dia-a-dia, resolvi escrever trazer pra cá. Espero que gostem!

O QUE SÃO MORNING PAGES?

A ideia surgiu no livro "O caminho do artista" da Julia Cameron - que ainda não li, mas estou bem interessada. Nesse livro a autora explica com detalhes a sua ideia para a morning pages, mas pelo que andei vendo no youtube e em outros blogs, é algo que o pessoal vem adaptando para se encaixar em suas rotinas.

A ideia da autora é que você, logo ao acordar, se dedique a escrever seus pensamentos ao longo de 3 páginas, o mais rápido que puder. O objetivo é desenvolver sua criatividade e autoconhecimento. A ideia não é que você pense sobre o que vai escrever, a ideia é que você despeje seus pensamentos, coloque tudo pra fora. Não é um diário, não precisa ter frases completas e com sentido. O lance é você identificar um pensamento e escrevê-lo, só isso. Parece fácil, mas não é. E se nada estiver aparecendo na sua mente, você escreve: não tem nada na minha mente. Repete isso até surgir algo na sua mente, se não surgir você terá 3 páginas com "não tem nada na minha mente" escrito nelas. 

Eu estou seguindo esse molde de escrever 3 páginas, mas vi que tem pessoas que são mais flexíveis com isso. Escrevem 2 páginas, por exemplo, ou marcam 10 min no timer e escrevem o que der. Acredito que a experiência não deixa de ser válida, independente da quantidade de páginas que você conseguir escrever. Não é uma cobrança ou uma competição. Essas páginas são suas, de você para você. Apesar de que é um pouco maluco - mas também super interessante - reler essas páginas. Descobri que, às vezes, não consigo acompanhar minha própria linha de pensamento. Me perdi dentro das palavras que eu mesma escrevi ao acordar. Achei isso muito foda.


MINHA EXPERIÊNCIA ATÉ AGORA

Pode parecer algo insano, forçado, exagerado - de fato é assim mesmo nos primeiros dias. Me senti como se estivesse fazendo tudo errado, não parecia ser natural, fiquei muito incomodada comigo mesma, não gostei do que escrevi e meio que entrei em parafuso tentando entender minha própria mente.

"Será que estou pensando isso mesmo ou estou me forçando a pensar isso? Essa é minha cabeça funcionando naturalmente?"

Único trecho do meu caderno que vou compartilhar com vocês, sorry amigos.

No dia seguinte foi mais tranquilo, no outro dia também e agora já virou algo mais natural. Não dá para dizer que é fácil escrever 3 páginas de um fluxo de consciência logo ao acordar - até porque sou lerdíssima de manhã, me sinto em câmera lenta. Mas a cada dia fui notando algo que crescia dentro de mim e parecia que eu alimentava isso ao escrever essas insanas 3 páginas. Acordo empolgada com esse momento de escrita, de liberdade, de viagem dentro de mim mesma. A sensação é que eu não estou escrevendo, estou derramando. As palavras saem tortas, sem ligação uma com a outra. Uma vez cheguei a escrever um parágrafo inteiro, cheio de sentido, estava falando sobre um sentimento. De repente CHUVA apareceu na minha mente. Eu parei tudo para escrever CHUVA.

Depois achei engraçado quando fui reler. Algo super sério e profundo, frases inteiras ali sobre aquele sentimento e do nada: CHUVA. Sempre que releio algum trecho, me surpreendo. As frases sem sentido, que continuam sem sentido, mas ganharam um tom meu. Me acostumei com elas, com a falta de sentido das coisas que penso e sinto, nem tudo precisa de uma explicação exata. É bom deixar fruir. Estou aprendendo a gostar dessa falta de sentido, dessa escrita desconexa. Estou aprendendo a gostar da minha escrita.

Era inevitável, claro que alguns dias acabei saindo dessa rotina e me perdi, não consegui escrever as 3 páginas logo cedo. Descobri que escrever em outros momentos do dia não tinha o mesmo impacto pra mim. Sinto muita falta quando não consigo escrever logo de manhã.

Fora desse ritual, senti que fiquei mais carinhosa com a minha própria escrita, mais compreensiva comigo mesma, mais calma. Ao despejar pensamentos desconexos no papel, parece que me alinhei de alguma forma, encontrei algo que nem sabia que estava procurando. Tem sido uma experiência totalmente diferente de tudo que poderia imaginar e tem sido incrível.

Espero que vocês tenham se animado para tentar se aventurar na morning pages 😂

Se você também escreve me conta como está sendo sua experiência, vou adorar trocar figurinhas.


Quer receber conteúdos extras? Considere apoiar meu trabalho no Catarse :D Vou ficar muito feliz em ter você me acompanhando mais de pertinho. Essa campanha é nova, mas já estou trabalhando em vários conteúdos legais sobre leitura, organização, educação, arte, conhecimento e por aí vai. 

Já tem um grupinho no Discord onde compartilho um pouco do meu dia e do meu processo de criação de conteúdo, tem espaço para recomendações de livros, filmes, anime, podcasts. Nesse grupinho tem também sala de estudo e sala de leitura para passarmos um tempo produtivo juntos :) 

Podcasts, vídeos e posts exclusivos estão à caminho!
Me encontre também no


Postar um comentário

Obrigada por deixar um comentário! <3

Instagram

Rita Zerbinatti. Theme by STS.