LIVROS DE NÃO FICÇÃO COM TEMÁTICA ESPACIAL


Oi, amigos! Como estão vocês nessa maratona espacial? Espero que estejam se divertindo e conseguindo ler bastante. Hoje quis compartilhar uma listinha de livros que tem tudo a ver com essa maratona, mas não se trata de Ficção Científica: trouxe uma lista - enorme - de livros de Não Ficção.
O que é bem legal nessa maratona é que você pode ler livros de não ficção também - confesso que estou na maior vibe de ler não ficção, por isso me empolguei tanto aqui nessa listinha. Uma coisa importante de comentar é que não preparei uma sinopse muito grande para cada livro, pois são muitos e o post ficaria grande demais. Caso se interesse por algum é só clicar no título do livro e será direcionado para a página da Amazon. Lá você pode ler uma sinopse maior e se quiser comprar algum livro com esse link, saiba que estará me ajudando muito. <3

Outra coisa importante de comentar é que ainda não li todos esses livros, mas quero muuuito. Muito mesmo.

🌌 PORQUE APRENDER SOBRE O COSMOS?

Todos nós já nos perguntamos o que tem lá em cima. Todos nós já nos encantamos e nos emocionamos diante das estrelas. Todos nós já tivemos medo do desconhecido. Hoje questionamos pouco, nos encantamos e nos emocionamos menos ainda e nosso medo do desconhecido é raso. Nossa urgência e nossa atenção se encontram no trabalho, quanto mais trabalharmos, melhor. Nem temos tempo sobrando pra isso, para aprender mais sobre o universo. HÁ, imagina! Queremos tecnologias cada vez melhores, mas pouco nos importamos como são feitas. Queremos velocidade, queremos coisas, queremos - quase imploramos - para ter uma existência artificial, completamente desconectada da natureza. O mais próximo que gostamos da natureza é brincar com nossos pets ou passar as férias em alguma praia. Não dá pra parar e olhar o céu, não temos nem tempo e nem cabeça para isso. Se paramos, logo começamos a pensar nas coisa pra fazer, na agenda, nas compras, na lista de tarefas. Como nos tornamos tão vazios? Tão desconectados de nós mesmos?
Ah, se parássemos para observar o céu. Nos pegaríamos pensando que ele é o mesmo céu que os nossos ancestrais olhavam há 10 mil anos atrás. Nos pegaríamos tentando adivinhar o que são cada um dos pontos brilhantes no céu noturno. Nos pegaríamos imaginando mundos, vastos mundos. Nos pegaríamos questionando as formas das nuvens, igual fazíamos quando crianças. Nos pegaríamos pensando que, há milhões de anos, viviam os dinossauros e o que os matou veio desse mesmo céu que observamos agora - também lembraríamos que só estamos aqui e agora por causa da morte desses animais colossais e maravilhosos. Nos pegaríamos pensando em todos os animais que já viveram sob esse mesmo céu e nos assombraríamos com a variedade de espécie que podemos lembrar. Nos pegaríamos encantados com vastidão da vida. Nos pegaríamos agradecendo a Deus ou questionando sua existência. Nos pegaríamos sonhando acordados, pensando em coisas tão grandes que nos fazem sentir meio bobos e incríveis ao mesmo tempo.
Nos pegaríamos pensando que somos feitos de poeira de estrela.

Ah, se parássemos com mais frequência para olhar o para o céu, como fazíamos quando crianças. E então, todas as perguntas, os encantamentos e as emoções não precisariam ficar no passado. Tudo isso está disponível para nós agora mesmo, basta ir até a janela. Olhar para o céu sempre foi algo muito importante para nossa espécie.
Em tempos de ignorância e desvalorização da ciência, aprender sobre o cosmos é um ato de bravura. Nesses tempos em que pessoas acreditam em terra plana, aprender sobre o universo é um ato de revolução. Sem contar que estudar um pouco sobre esse tema é uma rigorosa lição de HUMILDADE. Com essa nossa mania de grandeza, é difícil admitir que vivemos em um planeta sem importância alguma, minúsculo, localizado no braço de uma galáxia gigante que contém muitos outros planetas. E nem mesmo nossa galáxia tem importância, ela é só mais uma no meio de taaaaaantas outras, com mais inúmeros planetas e estrelas dentro de cada uma delas. É algo tão, mas tão imenso, que nossa mente pode entrar em parafuso ao tentar de projetar essa imensidão.
Não tem como se sentir grandioso diante disso, não tem como se sentir especial. A única coisa que nos resta é o sentimento de querer aprender cada vez mais, para ao menos termos isso: o conhecimento. É muito raro existir um ser humano que nunca questionou sua existência, seu significado nesse mundo, sua essência ou o porquê das coisas. Um bom começo para tentar encontrar alguma resposta é ler sobre o universo. Entender o macro para depois entender o micro pode ser uma ótima maneira de se encontrar e se entender.
"Cosmos é uma palavra grega que expressa a ordem do universo. É, de certa forma, o oposto de caos. Implica a profunda interconexão entre todas as coisas. Transmite uma sensação de reverência e pasmo ante o modo intricado e sutil com que o universo se mantém unido e ordenado." Carl Sagan


Não poderia começar diferente: Carl Sagan é leitura obrigatória! A delicadeza e a paixão desse homem ao explicar o cosmos para nós, leitores, é cativante e incrível demais. 

Cosmos 🌌 esse livro reúne conhecimentos sobre a natureza, a vida e o universo. Se mantém, até hoje, como uma das mais importantes obras de divulgação científica existentes.

Pálido ponto azul 🌌 qual deve ser nossa postura perante a imensidão do universo? Faz sentido investir em missões aeroespaciais incertas enquanto ainda somos incapazes de solucionar os problemas que nos afligem todos os dias? Nesse livro, Sagan se debruça sobre essas e muitas outras questões de maneira cativante, que nos faz questionar e ver o mundo com outros olhos.

Bilhões e bilhões 🌌 esse livro traz dezenove artigos dedicados a temas variados, cheios de racionalidade no exame das coisas do mundo. O tema que une os artigos em Bilhões e bilhões é, enfim, a vida e a morte: do planeta, do Universo, do ser humano coletivo e individual.

Buracos negros 🌌 um livro beeem curtinho e incrível onde Hawking nos ajudará a entender um pouco melhor sobre buracos negros, tão interessantes, assustadores e misteriosos. Em 2016 Stephen Hawking participou da série de palestras BBC Reith Lectures, promovida pela rede de televisão britânica BBC. Naqueles meses de janeiro e fevereiro, Hawking falou sobre um assunto que há décadas ocupa lugar de destaque em suas pesquisas: os buracos negros.




Astrofísica para apressados 🌌 vem com a proposta de explicar astrofísica de uma maneira simples, os capítulos são curtos e a linguagem é bem acessível.

A dança do universo 🌌 nesse livro, o físico Marcelo Gleiser vai nos apresentar uma espetáculo sobre a criação do universo.

StarTalk 🌌 surgiu como um podcast para discutir ciência e cultura pop, agora é também um livro delicioso, cheio de imagens e divertido.

Hiperespaço 🌌 você acredita que existem várias dimensões? Aqui o físico Michio Kaku vai explicar melhor sobre esse rolê.



O primeiro homem 🌌 biografia do Neil Armstrong (inspirou aquele filme bacana com o Ryan Gosling) <3

O cosmo de Einstein 🌌 para quem quer entender melhor sobre o trabalho de Einstein, com uma linguagem mais acessível.

Breves respostas para grandes perguntas 🌌 Stephen Hawking nos fez o favor de parar para responder várias questões que, mais cedo ou mais tarde, já passaram pela nossa cabeça. Recomendo muito.

Do átomo ao buraco negro🌌 tem a proposta de descomplicar a astronomia, explica como funcionam as estrelas, galáxias, quasares e planetas.



Guia de uma astronauta para viver bem na terra 🌌Chris Hadfield tem todo meu respeito porque cantou minha música favorita do Bowie enquanto estava na Estação Espacial Internacional (eu acho toda vez que vejo o vídeo, clique aqui). E nesse livro ele traz dicas de como você pode se inspirar no estilo de vida de um astronauta para viver razoavelmente bem aqui na Terra (tem sido difícil).

Crônicas espaciais 🌌 Esse livro aborda questões como: por que o homem se maravilha com o espaço? E por que devemos explorá-lo? Conseguimos chegar tão longe – aonde seremos capazes de ir no futuro? Quais são os desafios que impedem entusiastas de realizar o sonho de explorar os confins do universo? E o que ou quem encontraremos lá? Já amei.

Em órbita 🌌 um livro de fotografias que o astronauta Tim Peake tirou enquanto estava na estação espacial internacaional. É LINDO DEMAIS.







Próxima parada: Marte 🌌 um livro para adultos que ainda sonham em ser astronautas. Quem ai não se identifica? Mary Roach vai responder perguntas, curiosidades, que todos temos com relação à exploração espacial.

A música do universo 🌌 nesse livro, a premiada cientista e escritora Janna Levin narra a fascinante história do grupo Ligo, que por mais de cinco décadas perseguiu as ondas gravitacionais e a comprovação das ideias de Einstein. O que começou como um experimento tornou-se uma obsessão, e Janna Levin capta com maestria os dramas, as aspirações e as dificuldades da equipe que mudou para sempre a ciência.

Os planetas 🌌 aqui a autora vai se voltar para as lentes da mitologia, da música, da poesia, da astrologia e da ficção científica ao descrever esses mundos distantes e ao narrar as peripécias de personagens históricos como Kepler, Galileu, Halley e outros investigadores pioneiros. Com linguagem acessível, a autora nos levará em uma viagem deliciosa.

Um céu mais perfeito 🌌nesse livro, a escritora descreve as personalidades conflitantes e as descobertas extraordinárias que moldaram a revolução de Copérnico. Mais que isso, ela insere essas vidas no contexto do século XVI, uma época de transformações radicais em que os conflitos com as velhas formas de pensar estavam na ordem do dia. Ao centro do livro, uma peça teatral imagina a luta de Rheticus para convencer o mestre a finalmente divulgar seus escritos. A autora nos apresenta um inesquecível retrato dos avanços da ciência, bem como um histórico do longo e ainda atual embate entre razão e fé.



Agora vai começar as indicações de livros em inglês. Infelizmente ainda não foram traduzidos, mas espero que isso venha a acontecer em breve.

Rise of the Rocket Girls: The Women Who Propelled Us, from Missiles to the Moon to Mars 🌌retrata a história de um grupo de mulheres nos anos 50 que eram conhecidas como "computadores humanos", tamanha habilidade e velocidade que tinham para realizar cálculos. Elas contribuíram para construção de foguetes, ajudaram com os primeiros satélites americanos e tornaram possível a exploração do sistema solar. MA-RA-VI-LHO-SAS.

Galaxy girls 🌌 traz a história de várias mulheres ao redor do mundo que contribuíram para construir e consolidar o nosso atual conhecimento científico. Tem ilustrações maravilhosas e é um livro lindíssimo e inspirador.

Hidden Figures 🌌 essas mulheres são mais reconhecidas hoje em dia por causa daquele filme "Estrelas além do tempo", e esse livro (com ilustrações lindas) traz a história dessas mulheres negras que ajudaram a realizar a primeira viagem espacial.

Women in Space: 23 Stories of First Flights, Scientific Missions, and Gravity-Breaking Adventures 🌌 nesse livro nós iremos conhecer a mulheres que foram ao espaço. Conheceremos melhor a Eileen Collins, primeira mulher que pilotou e comandou um ônibus espacial, conheceremos Peggy Whitson, que ficou na estação espacial internacional por um ano, Mae Jamison que foi a primeira mulher negra no espaço, entre outras. Conhecer a história dessas mulheres, conhecer tudo que elas realizaram é necessário. E é necessário mostrarmos isso para as garotas e falar pra elas: ei, vocês podem fazer o que vocês quiserem! Olhe só onde essas mulheres chegaram!



Right Stuff, Wrong Sex: America's First Women in Space Program 🌌 o título desse livro diz muito, traduzindo seria algo como "coisas certas, sexo errado". A autora irá abordar o quanto é difícil para as mulheres se destacarem e conseguirem posições importantes. Em 1963, Valentina Tereshkova foi a primeira mulher chegar no espaço, infelizmente, não foram muitas que conseguiram chegar lá depois dela. Isso não aconteceu porque as mulheres não eram capazes, mas sim por conta de um sistema opressor.

A autora irá mostrar como o programa espacial que incluía mulheres desafiou e colocou em pauta várias questões e como foi a ascensão e a queda desse programa espacial no contexto da Guerra Fria.

Almost Astronauts: 13 Women Who Dared to Dream 🌌 o que é necessário para se tornar uma astronauta? A princípio um dos principais fatores para ser um astronauta era ser homem. Esse livro traz a história de 13 mulheres que desafiaram tudo e todos - até mesmo o governo - para provarem que elas poderiam fazer tudo o que os homens fazem. Infelizmente elas não conseguiram ir para o espaço, mas abriram caminho para que outras mulheres conseguissem.

Reaching for the Moon: The Autobiography of NASA Mathematician Katherine Johnson 🌌 autobiografia da Katherine Johnson, uma brilhante matemática que trabalhou em grandes projetos da NASA. Ela era uma das mulheres negras que lutaram muito para conquistar seu espaço em uma sociedade misógina e racista. Ela é uma das personagens no filme "Estrelas além do tempo".


Vacation Guide to the Solar System 🌌 nesse lindíssimo livro, com ilustrações incríveis, as autoras trazem uma proposta divertida: que tal passar suas férias em outro planeta? Elas trazem informações científicas atuais sobre cada planeta do nosso sistema solar, mas também inventam rolês e atividades turísticas para você se escolher em qual planeta vai passear. Achei o máximo!

Packing for mars 🌌 esse livro já foi traduzido e já foi indicado nesse post. É o livro "Próxima parada: marte" :D (comprei a edição em inglês porque não aguentei a capa, absolutamente perfeita - mas não consigo encontrar mais essa edição, deixei o link do ebook, se alguém se interessar e quiser ler em inglês).






Uhuuuul, que delícia! Fiquei muito animada com esses livros, queria muito ter ganhado livros assim quando era criança.

Espaço 🌌


Espero que vocês tenham gostado! Nos vemos no próximo post :)


Quer receber conteúdos extras? Considere apoiar meu trabalho no Catarse :D Vou ficar muito feliz em ter você me acompanhando mais de pertinho. Essa campanha é nova, mas já estou trabalhando em vários conteúdos legais sobre leitura, organização, educação, arte, conhecimento e por aí vai. 

Já tem um grupinho no Discord onde compartilho um pouco do meu dia e do meu processo de criação de conteúdo, tem espaço para recomendações de livros, filmes, anime, podcasts. Nesse grupinho tem também sala de estudo e sala de leitura para passarmos um tempo produtivo juntos :) 

Podcasts, vídeos e posts exclusivos estão à caminho!

Me encontre também no

4 comentários

  1. Oi, Rita, excelente postagem.
    Adorei principalmente a parte sobre porque aprender sobre o Cosmos.
    Não tem nada a ver com a postagem, mas não pude deixar de lembrar de um aluno da escola que ao ver a foto do buraco negro ficou extremamente empenhado em saber tudo sobre :
    Ele só leva(va) livro sobre astronomia e nos pedia livros, revistas que falassem sobre buracos negros, e como não sabia ler (ainda está sendo alfabetizado), quem lia as descrições das imagens e textos era eu. Em alguns momentos, eu lia por cima e contava com as minhas palavras e ele e os coleguinhas de 6 anos ficavam: "Oh... Como você sabe disso?" Aí falava, aprendi com Carl Sagan [apesar de não ter nem 30% de Cosmos], aprendi com o Neil deGrasse Tyson e citava outrxs cientistas.
    Anotei as dicas de não-ficção para aquisição própria ou sugestão para o trabalho.
    Uma das suas dicas que adquiri e estou aguardando chegar é "Os planetas".

    Boas leituras!

    Beijos,
    Maura

    ResponderExcluir
  2. Oii. Adorei a sua introdução do post, uma ótima reflexão. Amo a temática espacial de não ficção. Obrigada por compartilhar tantos livros incríveis, muitos deles não conhecia e só de ver a descrição já quero MUITO ler! :)

    ResponderExcluir
  3. Que post incrível! Super afetivo e bem organizado. Muito didático. Obrigada pela tua dedicação <3

    ResponderExcluir

Obrigada por deixar um comentário! <3

Instagram

Rita Zerbinatti. Theme by STS.