O QUE LI NA MARATONA MLI 2020 & A PRESSÃO PARA LER MAIS


Oi, amigos! Espero que vocês estejam bem. 

Desculpa o sumiço, gostaria que fosse diferente, mas a verdade é que virei uma procrastinadora professional nas últimas (várias) semanas. Confesso que está sendo difícil voltar a me organizar, mas sigo tentando. 

Hoje quero compartilhar com vocês o que li na Maratona de Inverno 2020, organizada pelo Victor do canal Geek Freak

COMO FOI PARTICIPAR DA MARATONA?


Eu nunca tinha participado dessa maratona - que já tem alguns anos de existência - e foi uma experiência muito interessante para me obrigar a organizar meu tempo de leitura, que também estava totalmente bagunçado, como todas as outras coisas. E realmente funcionou, consegui separar um tempo de leitura que rendeu bastante. Mas além disso, essa maratona me trouxe outras reflexões. 

Muita gente acha que leio muito, sempre me perguntam isso, mas meu ritmo de leitura diário é algo bem tranquilo (é por isso que consigo ler, assistir séries, ver filmes, trabalhar, jogar etc). Leio em torno de 30/40 páginas por dia. Isso me toma 1h ou 1h30, depende do livro. E eu sempre - seeeeeeeeeeeempre - uso a técnica de Pomodoro

Essa técnica propõem que você fique 100% focado em alguma coisa por um determinado período de tempo, e depois que esse tempo terminar, você tem 5 minutos de intervalo. Eu normalmente leio por 30 ou 40 minutos, faço uma pausa de 5 minutos e volto pra ler mais 30 ou 40 minutos. 

Com essa maratona, especialmente nos primeiros dias, li mais do que o costume. O que me trouxe uma sensação incrível, deliciosa, que todo leitor sente quando finalmente consegue se organizar para passar mais tempo lendo. Me senti vitoriosa e consegui cumprir o propósito da maratona que era ler mais do que o habitual. 

Portanto, só por ter me trazido esses sentimentos bons no meio de uma pandemia + crise política infernal e insana, a maratona valeu cada minuto! Adorei a experiência. 

EXISTE PRESSÃO PARA LER MAIS? 


Ao mesmo tempo que tive esses sentimentos incríveis, a maratona também me fez pensar bastante sobre a famigerada pressão para ler cada vez mais

Essa pressão para ler cada vez mais é culpa desse modelo social que nunca nos deixa satisfeito com o que temos, estamos sempre querendo mais e mais e mais. Isso entra na nossa cabeça e a gente fica se comparando com os outros o tempo todo. Isso também acontece no mundo literário. 

Vemos nas vitrines - quer dizer, NAS REDES SOCIAIS, que fulano está leu 15 livros no mês, logo ficamos com vontade de seguir esse ritmo. Ou vemos ciclano mostrando pilhas de livros novos e queremos comprar aqueles livros incríveis. Isso tudo vai enchendo nossa cabeça de minhoca e vamos ficando com vontade de ler mais em menos tempo. 

Tantos livros e tão pouco tempo!

Eu fui perceber que sentia essa pressão pra ler mais quando desisti do meu canal no Youtube. Percebi que nem queria ler tanto assim, queria fazer outras coisas também, mas eu recebia livros, comentários, seguia outras pessoas que estavam lendo e lendo e lendo. E mostrando os livros lidos. Oras, precisava ler também para mostrar os livros, se não, o canal perdia seu sentido. 

No fundo, nada disso estava me deixando feliz. 

Quando desisti, um peso gigante saiu das minhas costas e fui aprendendo que TUDO BEM, cada um tem seu ritmo. Aprendi também que as redes sociais retratam somente o que escolhemos mostrar. Fui aprendendo que ler devagar, ler poucas páginas por dia é tão rico quanto ler muitas. Precisamos, urgentemente, levantar a bandeira do "slow reading". E do "slow blogging" também, mas isso fica para um outro post, haha. Precisamos cada vez mais mostrar que está tudo bem ler devagar. O mundo todo já está acelerado demais, não precisamos acelerar também nossas leituras.

Uma maratona pode ser muito divertida, pode te ajudar a se relacionar com os livros de um jeito diferente, pode te fazer organizar a vida pra passar mais tempo lendo, pode te fazer se apaixonar por um livro que você nem imaginava existir, pode te fazer conhecer novos autores - e até conhecer novos amigos. Mas ela não precisa ser um símbolo dessa aceleração, dessa fome de querer mais e mais, de mostrar mais e mais. É legal participar de uma maratona, é divertido, mas é legal também refletirmos sobre nossos ritmos e nossos processos com as leituras. 

FINALMENTE: OS LIVROS LIDOS


Anne de Green Gables - Lucy Maud Montgomery

Eu já estava lendo Anne antes de começar a maratona e já estava apaixonada! Tive algumas questões no início dessa leitura, estava com medo de achar a personagem muito chata - pq meu deus, como ela fala! Tem páginas inteiras de seus monólogos. Mas logo me apaixonei por ela e vivi esse livro, vivi cada momento ali ao lado de Anne. Me apeguei aos personagens, me emocionei. E esse livro me trouxe uma necessidade de escrever nele, de dialogar com os personagens ali nas páginas. E achei isso muito mágico, a leitura se tornou ainda mais especial depois que comecei a interagir com os personagens escrevendo meus pensamentos e sentimentos pelas beiradas.

Em Anne de Green Gables conhecemos a Marila e o Mathew, irmãos que moram em uma fazenda situada na simpática cidade de Avonlea. No entanto, eles já estão com uma idade mais avançada e precisam de ajuda para cuidar das tarefas mais pesadas, sendo assim, resolvem adotar um menino. Quando chega o dia de buscarem o menino, só encontram uma menina esperando por eles. Aconteceu um grave engano. E os irmãos agora precisam decidir o que fazer com essa garota. É uma história muito, mas muito deliciosa e emocionante.



Alien: A história ilustrada -Walter Simonson & Archie Goodwin

Aliens é um evento na minha vida! Quem me acompanha e me conhece sabe que eu amoooooo o xenomorfo com força. Amos os filmes, amo o jogo e agora amo o quadrinho também. Foi uma experiência incrível, porém rápida demais. O quadrinho conta basicamente a mesma história do filme "Alien, o 8° passageiro", no entanto, o quadrinho foi feito ao mesmo tempo que o filme estava sendo produzido, então algumas coisas ficaram diferentes. Os autores da HQ tinham uma boa noção da história que teriam que contar, mas não sabiam tudo. O que é um prato cheio para os fãs! Como disse, amo essa história demais e foi incrível ler essa HQ e ver algumas coisinhas diferentes ao longo da história. 



Francis - Loputyn

Pensa numa bruxa super procrastinadora? Prazer, eu mesma! Brincadeirinha, não sou bruxa - ao menos não em público - estou falando da Melina, a personagem desse quadrinho lindíssimo. Eu surtei com a arte, sério. É uma das artes mais lindas que já pude ver, fiquei completamente encantada. 

Amei essa história do começo ao fim: a bruxa Melina está prestes a fazer umas das provas mais importantes da sua vida de bruxa, mas ela não se preparou para esse teste super difícil - quem nunca? No entanto, ela resolve fazer uma coisa não tão boa para tentar passar nesse teste e... digamos que a coisa sai um pouco do controle. 

O que mais gostei nessa história foi o lado sombrio misturado com as ilustrações fofas. Resultou em uma bela e sinistra história!



Pantera Negra: uma nação sob nossos pés - Ta-Hehisi Coates

Wakanda foreveeeeer!
Quem não ama o filme do Pantera Negra viu tudo errado, tem que ver de novo ;) 

E essa HQ não fica atrás, que história brilhante! E triste: vemos Wakanda no meio de uma revolução, com o caos reinando e pessoas morrendo. T'Challa está perdido em seus sentimentos e pensamentos, não sabe ao certo como agir, o que deve fazer, se questiona e sente raiva. Uma raiva que pode destruir tudo que lutou tanto para construir. 

É uma HQ com um vilão muito bom, que também nos faz questionar e refletir - adoro esses vilões - com uma arte ma-ra-vi-lho-sa e com uma história envolvente e poderosa, que valoriza a cultura africana de um jeito novo e lindo. Vale a pena cada página!



Eu destilo melanina e mel - Upile Chisala

Fazia tempo que não lia poemas que me tocavam lá no fundo. Não sou uma pessoa muito sentimental, dada à poesia. Tenho dificuldade pra ir fundo nas poesias, não sei se é por que sou mais fria ou se é apenas por falta de costume. Mas dificilmente me sinto representada, amparada pelas palavras. E aconteceu com esse livro, simplesmente aconteceu. Especialmente na primeira parte. A primeira parte inteira foi algo muito impactante e muito bonito. Acontece uma conexão entre nossas vozes, minha e a da autora. Eu pude sentir. Foi lindo.

Os poemas trazem temas que íntimos, o que é ser uma mulher? O que é ser uma mulher negra? Fala sobre amor, perda, dor. Pele. Fala sobre ancestralidade. Sobre sorrir e sangrar. É poderoso.

Eu recomendo essa leitura para todas as pessoas, especialmente para as mulheres negras. <3 Talvez você também encontre nesses poemas uma voz pra te acompanhar.

Vou deixar aqui o link de uma matéria muito bacana sobre a Upile Chisala.


Cumbe - Marcelo D'Salete

Meu amigo Cristiano caprichou em mais um presente! Nem sei como agradecer, de verdade. A experiência que tive lendo Cumbe foi tão impactante quanto a experiência com os poemas de Upile, que falei anteriormente. Foi uma leitura intensa, que apertou fundo no peito e trouxe à tona muitos pensamentos, reflexões e questionamentos. 

E raiva.
E esperança. 

Cumbe retrata o Brasil colonial e a existência dos grupos que resistiram ao terror da escravidão. Essas histórias nos mostram luta, fé, amor e medo com pouquíssimas palavras. A arte é poderosa, carrega bem um peso ancestral cheio de simbologia da rica cultura africana. 

Vou deixar aqui um link para reflexão.


Essa foi a maratona dos quadrinhos e estou 100% feliz e realizada com essas leituras, foram todas FANTÁSTICAS! Por que demorei tanto tempo assim pra dar atenção aos quadrinhos? Um dos meus compromissos comigo mesma é continuar lendo quadrinhos. Mais um ponto positivo dessa minha experiência com a maratona.

Espero que vocês tenham gostado! Até mais <3


Quer receber conteúdos extras? Considere apoiar meu trabalho no Catarse :D Vou ficar muito feliz em ter você me acompanhando mais de pertinho. Essa campanha é nova, mas já estou trabalhando em vários conteúdos legais sobre leitura, organização, educação, arte, conhecimento e por aí vai. 

Já tem um grupinho no Discord onde compartilho um pouco do meu dia e do meu processo de criação de conteúdo, tem espaço para recomendações de livros, filmes, anime, podcasts. Nesse grupinho tem também sala de estudo e sala de leitura para passarmos um tempo produtivo juntos :) 

Podcasts, vídeos e posts exclusivos estão à caminho!


Me encontre também no


2 comentários

  1. Amei tanto esse post, amiga! ♡

    Eu amo muito participar de maratonas literárias. Gosto muito do clima em torno dela, sabe? Aquela sensação de que temos um grupo de pessoas de diversas parte do mundo (ou do Brasil mesmo dependendo do alcance da maratona) que estão empolgadas para ler.

    Mas ao mesmo tempo que sinto essa empolgação, sempre tenho em mente que não pode existir cobrança externa nem interna para que toda a tbr seja lida. Nós já temos tantas cobranças na vida que a leitura definitivamente não pode ser mais uma delas.

    Claro que ver as pessoas lendo vários livros e compartilhando suas leituras nos inspira, mas como você mesma disse, às vezes essa inspiração acaba gerando uma cobrança e com a cobrança vem a ansiedade e a frustração. Aí todo aquele clima gostoso e leve desaparece.

    Felizmente já tenho consciência de que nunca vou conseguir ler todos os livros que quero nem todos os livros que tenho (por isso de tempos em tempos vou fazendo limpas na estante e passando para frente os livros que já não mais mexem comigo) e consigo aproveitar essas maratonas de forma leve.

    Fiquei muito feliz que participamos da MLI, que estamos participando da PRETATONA e que iremos participar de muitas outras maratonas literárias ♡

    Sobre suas leituras: acredita que peguei birra com Anne depois de assistir o primeiro episódio da série? Muitas pessoas falaram que eu vou amar tanto o livro quanto a série, mas essa birra tá me fazendo não querer ler/assistir por enquanto hehe quem sabe isso muda no futuro :P

    Quadrinhos = amo amo amo! Amei suas leituras de HQ. Já li Francis (amo!) e estou com Cumbe e outras duas HQ's do Marcelo D'Salete para ler aqui durante a PRETATONA. Alien e Pantera Negra já entraram na wishlist aqui depois do seu post ♡

    Ah e esse livro de poemas é maravilhoso demais. Li no começo do ano e fiquei muito emocionada. Queria marcar todas as páginas.

    Caramba, meu comentário tá ficando muito grande. Acho melhor parar por aqui :P
    Beijos, amiga!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. AAAAAAAAAAAAAAA sua linda <3

      Cara, você é perfeita, já te disse isso hoje? hahaha
      Concordo 100% com seu comentário! E amei participar da maratona e agora todo ano vou querer, tenho certeza kkkkkk

      E você é uma das minhas grandes inspirações para ler HQ! Tenho várias na lista pra ler por indicação sua <3

      Beijos, querida!!!

      Excluir

Obrigada por deixar um comentário! <3

Instagram

Rita Zerbinatti. Theme by STS.