HÁBITO NOSSO DE CADA DIA



Já parou para pensar que loucura seria nossa vida se não fossem os hábitos? Imagina pensar em cada coisinha básica antes de fazê-la: se vai amarrar primeiro o cadarço do pé esquerdo ou do direito, se vai colocar primeiro o arroz ou o feijão, se vai tirar primeiro a camiseta ou a calça antes de entrar no banho.

Nossa vida seria um verdadeiro inferno, coitadinho do nosso cérebro, sofreria uma sobrecarga absurda. A verdade é que os hábitos, as coisas que fazemos automaticamente, servem para poupar energia do cérebro, sendo assim, ele poderá se dedicar em coisas mais difíceis como tomar decisões e realizar projetos.

Não fazemos ideia do tanto de hábitos que fazem parte da nossa vida, não prestamos atenção justamente porque são automáticos. No entanto, podemos notar aqueles hábitos negativos que nos impedem de ir para a academia e também notamos o quanto é difícil mudar um hábito. Eu que o diga!

Hoje quero trazer uma listinha muito especial de livros que podem te ajudar a entender melhor como os hábitos funcionam e o que você pode fazer para melhorar aqueles que te incomodam, inserindo novos e melhores hábitos na sua vida.

Mas já deixo o aviso: não é nada, NADAAAA, fácil.



O poder do hábito  


Vamos começar pelo mais clássico. Não é à toa que esse livro é tão comentado, o autor faz um excelente trabalho ao te introduzir em um estudo mais aprofundado dos hábitos. Não é nem um pouco cansativo, pelo contrário, é uma leitura instigante, super interessante e deliciosa. No meu caso, eu ouvi o audiobook e foi absolutamente incrível, adorei.

Charles Duhigg entrou de cabeça no mundo dos hábitos e escreveu um livro que abrange toda a complexidade desses comportamentos, mas ele escreve de um jeito que todos nós podemos entender e nos relacionar. Ele consegue te fazer entender porque você age da maneira como age, não dá para ignorar nossos hábitos ruins enquanto lemos esse livro, mas com certeza vai te fazer refletir e quem sabe mudar algumas coisas.


Hábitos atômicos 


Escolhi colocar esse livro nessa listinha porque confio muito em algumas indicações. Ainda não li "Hábitos Atômicos", mas assim como o Poder do Hábito, esse livro pode abrir as portas da sua mente e pode te fazer perceber e mudar algumas coisinhas para ter uma vida melhor. Parece que aqui o autor oferecerá um guia prático para que você consiga mudar seus hábitos negativos e criar novos hábitos.

Eu acredito que pode existir um sistema que realmente venha a te ajudar, mas não existe uma receita, então fico um pouco com o pé atrás com esse tipo de sinopse. Ainda assim, quero ler e tirar minhas próprias conclusões e pretendo fazê-lo em breve. 

Good habits, bad habits 


Está com o inglês em dia? Espero que sim, porque essa dica é bem bacana, mas o livro ainda não foi traduzido.

Escutei esse audiobook recentemente e gostei bastante, porém nesse livro a autora entrará em detalhes científicos, usando muitos estudos como referência e com uma linguagem um pouco mais densa. Recomendo muito essa leitura para quem tem bastante interesse no assunto e quer se aprofundar em detalhes psicológicos e neurológicos.


Minimalismo digital 


Nesse livro o autor te levará para uma reflexão muito interessante e te fará questionar o uso do celular. Me chamou a atenção o fato de que em nenhum momento ele tenta te "forçar" a desistir das redes sociais, sabe? Ele não força a barra em momento algum, ele realmente te chama para uma conversa gostosa e amigável, que tem como objetivo te fazer refletir.

Eu repensei em muuuuita coisa quando finalizei essa leitura. Eu já tenho essa preocupação de não querer ser sugada para o mundo digital e já consigo controlar bastante, mas vez ou outra ainda me deixo levar, e isso me chateia. Esse livro me apresentou a ideia do Minimalismo Digital, e confesso que achei incrível. Para dar uma bela resumida, esse movimento que defende um consumo mais consciente das mídias digitais através do autocontrole e de atividades que te afastam do ambiente digital e te faça crescer e evoluir como ser humano.

Ainda não adotei 100% esse movimento, mas algumas coisas já consegui fazer, por exemplo: exclui Facebook e Twitter do celular, só uso em momentos programados e pelo navegador. A mesma coisa com o Whatsapp: só uso em momentos específicos e com tempo limitado. Isso pode parecer meio loucura, mas me faz um bem enorme. E ainda fico com tempo sobrando :D

Espero que tenham gostado desse post! 
Se tiver alguma indicação de leitura, só deixar nos comentário, vou adorar.

Me encontre também no


2 comentários

  1. Olá Rita! Amei o POST! Preciso ler assim, todossss.
    O que achei mais interessante (porque não conhecia) é esse último: parece incrível.

    Abs.

    ResponderExcluir

Obrigada por deixar um comentário! <3

Instagram

Rita Zerbinatti. Theme by STS.