AUDIOBOOKS PARA OUVIR EM 2020


Os audiobooks ganharam meu coração com força total no ano passado, ouvi muitos ao longo do ano e me apaixonei completamente. Foram experiências incríveis que com certeza gostaria repetir esse ano e continuar ouvindo. No entanto, ao longo de 2019 fui percebendo que conseguia me envolver e aproveitar muito mais os audiobooks de Não Ficção, são obras que funcionam melhor comigo nesse formato, não sei por quê. Quando entendi isso passei a ouvir mais audiobooks desse gênero e agora estou totalmente investida nesse universo dos livros de Não Ficção! Que pena que demorei tanto para me dar conta do quanto esses livros são incríveis. 

Decidi que esse ano vou dar mais atenção ainda para esse livros de Não Ficção, sejam em formato de audiobook ou livro físico, não importa, vou lendo - ou ouvindo - entre uma ficção e outra. E hoje venho compartilhar com vocês a minha listinha principal de audiobooks para 2020, espero que vocês gostem. 

👉 Só lembrando que já falei de audiobooks aqui no blog, clique aqui para ler o texto.

O que mais quero esse ano é leveza em todos os aspectos da minha vida. 2019 parece ter me colocado um peso nas costas que carreguei, mesmo reclamando o ano inteiro. Não quero que isso se repita em 2020, então já tratei de deixar esse peso todo com 2019 mesmo.

Muita gente acredita que é impossível viver com leveza o tempo todo. Impossível não se estressar, perder as estribeiras e mandar tudo à merda. Realmente, eu também achava que era impossível, mas tenho refletido e estudado sobre isso, especialmente porque não queria passar mais por mais um ano cheio de estresse e negatividade.  Cheguei a conclusão que é possível instalar a leveza em todos os aspectos da vida: não controlamos o que vai acontecer com a gente no meio do caminho, mas controlamos como iremos reagir aos acontecimentos. Se você não refletir um pouco sobre como as coisas estão te afetando e o que você está deixando ou não entrar na sua vida, é bem provável que o estresse venha com tudo mesmo. Mas se você começar a praticar esse exercício de reflexão, vai começar a perceber que as coisas já não vão te afetar da mesma forma e você começará a ter mais controle de como vai agir em uma situação que antes você, com certeza, perderia as estribeiras. 

Estou preferindo seguir esse caminho de refletir e respirar fundo, porque cansei de ficar estressada e ser engolida pelas situações.

Obviamente que os livros que escolhi vão refletir essa leveza que quero trazer cada vez mais para minha vida. Infelizmente todos os audiobooks que citarei aqui estão em inglês e ainda não foram traduzidos =( É muito triste, mas tem um lado bom nisso: que tal você dar um tapa nesse Inglês, estudar e praticar? 



The Year of Less - Cait Flanders

Nesse livro a autora nos explica como foi ficar o ano inteiro sem comprar nada. Estou muito interessada nessa prática e comecei o ano me desafiando a não comprar nada durante Janeiro todinho. Nesse caso, a autora estava endividada, completamente presa no loop infinito e cruel do consumo exagerado, trabalhando mais para gastar mais. No entanto, percebeu que algo precisava ser feito, algo mais radical e acabou decidindo passar o ano inteiro sem comprar nada. Estou animada para saber mais detalhes dessa jornada.


The Conscious Closet - Elizabeth L. Cline

Aqui a autora também vai seguir esse movimento da conscientização e da leveza, mas como o nome já indica, está voltado para nossa relação com a moda. Me interessei muito porque preciso resolver a minha questão com as roupas: simplesmente não consigo parar de comprar. O ano passado eu comprei tanta roupa que eu nem sei, juro. Esse ano quero fazer outro movimento e estou ansiosa para saber como esse livro vai me ajudar. 

A sinopse comenta que esse livro pode te guiar se você quer fazer um armário capsula (quero!), também poderá te ajudar se você quer acompanhar a moda, mas sem causar tantos danos ambientais, buscar marcas eticamente corretas ou comprar com mais qualidade. Ou seja: tudo isso me interessa e muito. Depois com certeza vou contar mais sobre esse livro por aqui :)


Cozy Minimalist home: more style, less stuff - Myquillyn Smith

Esse livro é para os adoradores de decoração como eu! Esse ano estou cheia de planos, mas quero ter mais consciência na hora de pôr a mão no bolso e também quero escolher objetos que carregam mais significado pra mim, quero construir meu estilo de maneira leve, sem me sentir engolida por um monte de objetos que depois perdem o sentido. A verdade é que compramos muitos itens - e até mesmo móveis - apenas pela aparência, sem nos darmos conta de sua utilidade e verdadeiro significado. Tudo isso se transforma em uma casa cheia de coisas sem muito sentido, muitas vezes as coisas nem mesmo tem nosso estilo ou representam algo de nossa personalidade, estão lá porque achamos bonito ou queremos mostrar. Essa leitura irá ajudar na hora de escolher móveis ou itens de decoração para que voltemos nosso olhar para as coisas que realmente importam.

Não é sobre ter menos coisas para não precisar limpar tanto, ainda tem gente que acha que minimalismo é sobre isso. Na verdade, é sobre ter apenas aquelas coisas que fazem sentido, é sobre ter apenas as coisas que fazem sua alma vibrar. Estou animada para ver o que essa leitura terá a me oferecer.


Good Habits, Bad Habits - Wendy Wood

Já comecei a ouvir esse audiobook e estou curtindo, mas ainda estou no começo. A autora irá nos guiar para uma jornada para entender o que são nossos hábitos e como funcionam, mas é uma jornada densa e cheia de informações neurológicas, não está me parecendo um livro simples ou mais acessível como o  "O pode do hábito". Quero avançar na leitura para comentar com mais propriedade, mas quem se interesse por um estudo mais profundo já fica a super recomendação.


Soon: an overdue history of procrastination - Andrew Santella

Uma história da procrastinação, está na hora de entender melhor como isso funciona para parar de me culpar quando estou empurrando certas coisas com a barriga, deixando tudo para a última hora. Antes de prepararmos o chicote para nos castigarmos, é melhor entender e refletir sobre o que nos faz procrastinar e nada melhor do que um livro que citará grandes nomes como Leonardo Da Vinci como exemplo. Se até ele procrastinou, quem sou eu na fila do pão, não é mesmo? 


Late Bloomers: the power of patience in a world obesessed with early achievements - Rich Karlgaard

Vivemos em um sociedade em que tanto os filhos quanto os pais são obcecados por conquistas precoces: quanto mais cedo, melhor! Isso funciona que é uma beleza no nosso imaginário, sempre nos vemos no futuro como grandes conquistadores e realizadores, mas quando o tempo passa vemos que não é bem assim que o barco toca. As coisas tem seu próprio tempo e essa tendência a querermos sempre mais o quanto antes só serve mesmo para nos deixar mais ansiosos e menos presentes, menos humanos. Sempre que vemos aquelas notícias "fulano abriu um negócio multimilionário aos 25 anos" apenas uma coisa vem à mente: nossa, e eu aqui com meus 30 ainda não consegui nada! Não é verdade? Estamos sempre nos comparando, ignorando nossas conquistas diárias. 

Esse livro é baseado em muitas pesquisas, experiência pessoal do autor, entrevistas com neurocientistas e psicólogos, além de depoimentos de pessoas com diferentes idades e cargos, investigando essa precocidade e vontade de abraçar o mundo com as pernas.


When: the scientific secrets of perfect timing - Daniel H. Pink

Nossa vida é uma sucessão de decisões relacionadas a “quando”: quando abrir um negócio, quando fazer um curso, quando namorar alguém. No entanto, tomamos essas decisões com base em intuição e suposições. Normalmente, acreditamos que saber o momento certo de fazer as coisas certas é uma arte. Em Quando, Daniel Pink revela que, na verdade, é uma ciência.

Com base em pesquisas da psicologia, biologia e economia, Pink explica como podemos usar padrões ocultos do dia a dia para construir a agenda ideal. Por que devemos evitar ir ao hospital durante a tarde? Qual é o momento ideal para largar um emprego, mudar de carreira e se casar? Pink reúne os dados mais recentes sobre o timing perfeito e os resume em uma narrativa fascinante repleta de histórias irresistíveis e lições práticas de como viver melhor.

Esse livro em tem português, só clicar no título para mais informações.

E chegamos no final da minha listinha, espero que vocês tenham gostado ou se empolgada para ler/ouvir também. Ouvirei todos esses audiobooks pelo app Scribd, meu cantinho favorito para ouvir audiobooks! Se vocês quiserem, posso trazer mais indicações e mais listinhas de audiobooks disponíveis no Scribd. 

Até semana que vem! 

Me encontre também no



Postar um comentário

Obrigada por deixar um comentário! <3

Instagram

Rita Zerbinatti. Theme by STS.