SEMANA 18// thriller no espaço, Anne, pouco café e séries incríveis


Oi, amigos! Espero que vocês estejam bem :D

Cá estou, mais uma semana para compartilhar com vocês o que rolou. É muito gostoso fazer esse tipo de post, é algo me deixa motivada ao longo da semana. Espero que vocês gostem tanto quanto eu!

LEITURAS


Essa semana comecei bastante coisa boa: Anne de Green Gables, Quando, Babel 17. Me empolguei. Adoro começar livros novos! E finalizei uma leitura: Através do Vazio, do S. K. Vaughn.

Comentei um pouco sobre "Através do Vazio" na semana passada, mas agora que cheguei no final posso falar com mais propriedade: é uma leitura divertida - para quem está buscando isso, será uma ótima dica - mas, alguns elementos não me convenceram. O aspecto científico tomava uma roupagem muito séria e complexa e de repente, as coisas se resolviam com muita facilidade. Tem gente que não se importa com esse tipo de coisa, ainda mais em um livro sci-fi, em que a ciência não precisa fazer 100% de sentido, se trata de uma ficção. Ainda assim, mesmo que eu não entenda de ciência (sou formada em artes, 100% das humanas), tem algumas coisas que me parecem fáceis demais.

Falando assim parece que detestei o livro, mas não: tem muitos aspectos positivos que acho bem bacana. Tem cenas tensas, de roer a unha e passar nervoso. Em alguns momentos eu mal conseguia respirar, de tão tensa! E eu adoro isso, então tiro meu chapéu para o autor. São poucos que conseguem me deixar tão tensa assim. E tem também o lado científico legal, a personagem precisa correr para consertar a nave, mexer em peças, tem um pouco de astronomia, física. Essas partes me encantam - mesmo que eu não entenda.

Combinei com a minha amiga Aline de começar a ler "Anne de Green Gables" e de fato comecei, mas li apenas o primeiro capítulo. O Especial Ficção Científica chegou e deixei essa leitura de lado, mas com certeza vou retomar porque já estou APAIXONADA por esse livro. Comecei a ler em e-book, mas estou sentindo que vou acabar comprando a edição física, é muito amorzinho!

Eu preciso voltar a acompanhar a série também. É perfeita e estou morrendo de saudade, mas também vai ficar para o mê que vem! 



Outra leitura bacana tem sido "Quando: os segredos científicos do timing perfeito" do Daniel H. Pink. Eu li pouco, estou na página 40, mas já gostando bastante! Ele falou um pouco sobre cronótipo (adoro) e sobre estudos que fizeram para descobrir como as pessoas se sentem ao longo do dia. Só dando um pequeno spoiler: as pessoas normalmente tem um pico de energia de manhã, uma baia à tarde e no final da tarde podem ter um novo pico. Isso não é uma super verdade universal, cada pessoa tem seus melhores horários, mas segundo esse estudo, muitas pessoas se sentem assim e eu me incluo nesse grupo. De manhã funciono muito bem (depois das 8h, normalmente), de tarde fico imprestável e no final da tarde, lá pelas 16h e tanto, começo a me sentir mais ativa novamente. Esse tipo de coisa me fascina, acho incrível entender melhor meus horários, meu corpo, minha mente. Tenho certeza que esse livro vai me ajudar bastante!



E por fim, comecei a ler "Babel - 17" do Samuel R. Delany. Um livro publicado em 1966, ganhou o prêmio Nebula no ano seguinte, é um livro muito querido por muitos fãs de Ficção Científica. Confesso que essa leitura está me fazendo ficar um pouco doida da cabeça: o autor aborda um pouco de linguística, semântica, relativismo linguístico. Eu não sei nada sobre os temas e tenho feito algumas pesquisas, o que me deixa bem empolgada e meio perdida também! Em alguns momentos me sinto totalmente imersa na leitura, em outros me sinto boiando, mas há um estado que não muda: estou sempre admirando algumas frases, pequenas nuances, detalhes, palavras. Esse livro tem uma beleza ESCANDALOSA

Nossa personagem principal, Rydra Wong, é uma poeta, especialista em linguística, com uma habilidade fora do normal para aprender novos idiomas e decifrar códigos. O governo a contrata para decifrar uma mensagem que uma equipe inteira tentou e não conseguiu, agora cabe a ela desvendar esse mistério. O que posso dizer até agora sobre esse livro é que ele é diferente de tudo que já li. É cheio de ação, mas tem uma sensibilidade enorme, uma poesia pulsante. Eu já recomendo (ainda mais aos interessantes nos temas que citei).


SÉRIES DE TV


Tenho duas séries incríveis que assisti essa semana e simplesmente: AAAAAAAAAAAAAAAA!

DEVS é uma série sci-fi difícil de comentar: ela aborda tudo, muitos temas e muitas possibilidades. Tem um visual lindo, um roteiro incrível - super envolvente, te desafio assistir o primeiro episódio e não ficar curioso para seguir a diante - e além de tudo: traz uma ficção científica mais sensível, mais humana. Na verdade, totalmente humana. 

Os temas que são abordados se entrelaçam com sentimentos profundos dos personagens, é muito sentimento para uma série só! 

Eu não vou fazer nenhum resumo sobre a série, nenhuma sinopse: te aconselho a sentar e assistir. Apenas isso. É o tipo de série que não dá pra falar pouco e que é incrível ir descobrindo junto com os personagens o que está rolando. Infelizmente ainda não chegou no Brasil, tem que usar meios clandestinos para assistir, mas estou torcendo muito para que chegue logo!

O cara que criou essa série o Alex Garland, o mesmo que fez o filme "Ex-Machina" e "Aniquilação". Dois filmes que adoro. Já sou muuuito fã desse cara. Alex Garland: conte comigo para tudo!


Mythic Quest tem meu coração todinho só pra ela! É uma série de comédia da Apple+ que vale cada episódio! Quem gosta de games vai adoraaaaaaaar. Vamos acompanhar os personagens que trabalham em uma empresa de game e o jogo deles, Mythic Quest, é um mundialmente famoso, com muuuitos jogadores ao redor do mundo. Cada episódio surge um problema novo para a equipe resolver com relação a esse jogo: tem uma nova expansão para ser lançada, negociar com streamers, consertar bugs. 

Pode parecer besta, mas é tudo MUITO divertido - ainda mais para quem ama esse universo. E não fica só nisso, também tratam temas importantes: a situação das mulheres que trabalham com games, a dificuldade que mulheres com cargo de comando em empresas de tecnologia enfrentam, masculinidade frágil, discriminação, entre outros. Eles não se aprofundam muito nesses temas, mas eles estão ali, sabe, em uma camada bem visível para trazer discussões e pensamentos relevantes sobre o assunto. 

Eu ainda não finalizei a série, mas estou completamente apaixonada. Já recomendo muito!

PEQUENAS VITÓRIAS



Essa semana vou recomendar um canal que é um dos meus grandes favoritos canais nacionais: Livrisa. A Isa tem mexido muuuito comigo com seus últimos vídeos, vou deixar aqui o vídeo que mais me tocou, que não sai da minha cabeça e tem me feito pensar bastante (já assisti várias vezes, não me canso). Esse canal é necessário, é lindo, a Isa oferece coisas que poucos canais oferecem: reflexão, afeto, pausa, amor. 


Espero que tenham gostado!
Até a próxima :D


Quer receber conteúdos extras? Considere apoiar meu trabalho no Catarse :D Vou ficar muito feliz em ter você me acompanhando mais de pertinho. Essa campanha é nova, mas já estou trabalhando em vários conteúdos legais sobre leitura, organização, educação, arte, conhecimento e por aí vai. 

Já tem um grupinho no Discord onde compartilho um pouco do meu dia e do meu processo de criação de conteúdo, tem espaço para recomendações de livros, filmes, anime, podcasts. Nesse grupinho tem também sala de estudo e sala de leitura para passarmos um tempo produtivo juntos :) 

Podcasts, vídeos e posts exclusivos estão à caminho!


Me encontre também no

Postar um comentário

Obrigada por deixar um comentário! <3

Instagram

Rita Zerbinatti. Theme by STS.