SEMANA 17 // leituras, café, altered carbon, podcasts


Oi, amigos! Como estão? Espero que estejam bem, espero que estejam aguentando firme aí. 

Por aqui está tudo certo. 

Venho para compartilhar um pouco da última semana e olha, foi uma semana bem tumultuada, ainda bem que tivemos um feriadinho. E essa semana tem mais um feriado, ebaaa! Como não consegui descansar nas "férias", quero muito aproveitar esses feriados para não me preocupar com absolutamente nada e me divertir. Mesmo de quarentena.

Vocês acreditam que meu estômago não aguenta mais café? Era óbvio que isso iria acontecer, nessa quarentena ando tomando uma quantidade preocupante de café. Agora é hora de parar. Semana que vem conto para vocês como tem sido a vida sem café (hoje eu tomei um pouco, mas amanhã prometo que não vou colocar uma gota de café na boca). 


Bom, essa semana eu finalizei a leitura de "Outliers - Fora de série" do Malcolm Gladwell e foi uma leitura que me FISGOU. Cara, adoro quando um livro me pega assim, totalmente desprevenida. É um livro de Não Ficção que vai reavaliar a ideia que temos do sucesso. Infelizmente pensamos que se a pessoa é muito bem sucedida, se a pessoa se destaca muito naquilo que faz, é porque essa pessoa simplesmente se dedicou, deu o sangue, trabalhou dia e noite sem parar. Fez por merecer. No entanto, o autor vem para mostrar que não é bem assim que o barco toca. 

Esse processo da dedicação acontece e tem relevância, obviamente, mas o autor nos leva a perceber que existem fatores sociais, econômicos e culturais que possibilitam alguém de ter mais sucesso ou não. Até mesmo a questão da ancestralidade entra em cena, ou seja, até aquilo que herdamos dos nossos antepassados pode ser importante para definir o sucesso de alguém.  Mas não é só isso, não: até o mês/ano do seu nascimento ou a sua altura pode ter alguma influência no seu sucesso em determinada área. 

O autor traz algumas histórias para exemplificar e claro, essa foi a minha parte favorita. Algumas coisas parecem bem aleatórias, mas aos poucos vamos entendendo qual o objetivo dele e tudo vai ficando ainda mais interessante. Gosto desse processo investigativo, é uma interação interessante de se ter com o autor: querer entender seu objetivo, entender onde ele quer chegar, qual a conclusão. Isso tudo me fez ter uma diálogo interessante com o livro e essa característica me fará associar o que aprendi com mais facilidade. Foi bem gostoso esse processo todo. É uma leitura realmente envolvente. 

Uma das partes que mais me chamaram atenção foi sobre o cultivo orquestrado. Uma socióloga fez um estudo observando e acompanhando algumas famílias por um tempo, famílias ricas e pobres, brancas e negras. Ela chegou a conclusão de que algumas famílias de classe média e classe alta davam mais atenção para o que as crianças gostavam de fazer, portanto, se o fulaninho gostava de música, assim que a família percebesse isso, colocavam a criança para fazer aulas, estimulando-a de diversas maneiras. Já as famílias de baixa renda, os pais trabalhavam demais e se cansavam demais, não conseguiam dar a mesma atenção e não tinham condição financeira para matricular os filhos na aula de música, por exemplo. Esse cultivo orquestrado é como um estímulo que, aparentemente pode ser uma coisa boba, mas no final das contas faz toda a diferença. É um livro que vai discutir bastante esse aspecto mais social, é suuuuper relevante ler e entender algumas pequenas coisas que acabam sendo um privilégio absurdo e nem damos conta.

Ah, queria falar taaaanto sobre esse livro, mas a minha ideia aqui nesses posts é ser mais rápida para não cansar ninguém... e olha eu aqui, escrevendo horrores. Só me resta dizer que recomendo demais essa leitura! 



Que emoção de finalmente ter esse livro em mãos! "Através do Vazio" do S. K. Vaughn estava na minha lista de namoro há algum tempo, finalmente rolou! Comecei a ler essa semana e estou gostando bastante.

Apesar de que... existem alguns elementos nessa história que me fazem torcer o nariz, não posso comentar porque seria uma baita spoiler (se alguém ai já leu, vamos conversar sobre esse livro, please). 

É uma história de sobrevivência no espaço, esse tipo de história sempre - seeeempre - me pega em cheio. Eu simplesmente amo. Não consigo resistir! É bacana o fato de estar lendo um livro em que a personagem está sozinha no espaço, me faz refletir bastante sobre como estou lidando com esse momento de quarentena em que estou presa em casa. Não estou sozinha, estou com a minha família <3, maaaas é impossível não se sentir solitário diante dessa situação toda de isolamento.

Portanto, estar lendo esse livro nesse momento tornou a leitura um tanto especial. É um livro com uma vibe de "Gravidade" e "Perdido em Marte", então se você gosta dessas histórias eu já recomendo "Através do vazio" com força. 


O Especial Ficção Científica está chegando, mas estou muito afim de começar essas leituras. Aliás, vou começar uma delas hoje mesmo... 😮



Finalmente terminei de assistir a 2ª temporada de Altered Carbon, agora com o Anthony Mackie (lindôôôô) <3

Essa temporada foi uma coisa de louco, bicho! Pura ação, super frenética e admiro bastante que ainda dá para eles colocarem uma pitada de crítica social para nos fazer refletir. Essa temporada eu senti que é mais ação mesmo, mais porradaria. Aliás, as cenas de ação estão incríveis, não conseguia nem piscar! 

Essa semana as séries que estão no meu radar são DEVS, Contos do Loop e Mythic Quest. Ainda não comecei nenhuma, mas quero muuuuito assistir todas essas pra ontem! 


☁ Essa semana, enquanto estava lendo na cama de manhã, um sol delicioso invadiu. 
☁ E estava há vários dias sem nenhum creme para os meus cachos, comprei os cremes que gosto pela internet e eles demoraram uma eternidade para chegar. Mas finalmente chegaram e meus cachos estão muito agradecidos! 

Domingo eu ouvi um episódio do podcast Bobagens Imperdíveis, da Aline Valek, que me marcou muito. Venho ouvindo em repeat desde então. Também fala sobre a quarentena, fala sobre espaço e livros do Carl Sagan, fala sobre solidão. É absolutamente maravilhoso, por favor, ouça.💓



Nossa escola agora tem podcast! 😍 O AroldoCast começou no último dia em que, nós, professores, estivemos na escola. Decidimos fazer um podcast para nos conectarmos com os alunos e espero que eles estejam gostando - apesar de só termos 2 episódios até o momento. Sou responsável por fazer esse projeto ir para frente, estou bem empolgada com ele, já podem imaginar que tenho muitas ideias!

Nesse episódio nossa querida professora Ester mandou uma mensagem muito significativa para todos nós, foi direcionado para os nossos alunos, mas eu estava precisando ouvir essas palavras com calma e atenção. Então recomendo pegar um chazinho e escutar o que essa professora incrível tem para dizer. 


Abraços e até a próxima!

Me encontre também no

2 comentários

Obrigada por deixar um comentário! <3

Instagram

Rita Zerbinatti. Theme by STS.