3 DICAS PARA ESTUDAR EM CASA


Oi, amigos!

Estamos vivendo um momento único na história - a frase mais clichê e mais verdadeira dos últimos tempos - e nossa saúde mental e emocional não está dando conta de tudo. Maaaaas a faculdade, a escola e o trabalho não param de jogar coisas em cima do nosso colo. Estamos todos abalados nesse momento e ainda precisamos dar conta de estudar ou trabalhar. É complicadíssimo, mas também não podemos simplesmente ficar parados fingindo que não é com a gente e deixando as coisas acumularem ainda mais. Depois vai ser pior.

Comentei isso no post anterior, mas é necessário retomar: se você está com problemas sérios, por favor, procure ajuda! 

Se você, assim como eu, não está com no meio de nenhuma crise séria, mas também está se sentindo mal, desmotivado, improdutivo, impaciente... vamos tentar ajustar algumas coisinhas para ver se melhora? 

O mais importante aqui é você tentar. Eu sei que isso também soa pra lá de clichê, mas sabe o que eu vejo muito? As pessoas até tentam, mas tentam uma vez só e logo falam: ah não, isso não dá pra mim não... Desistir fácil demais é uma das nossas grandes características. E podemos culpar nosso cérebro por isso, ele nos leva a desistir das coisas difíceis para voltar pro sofá, para voltar a mexer no facebook etc. Ele quer conforto e gratificação instantânea. Isso é fato.

Não basta só tentar, a verdade é que temos que insistir até nosso cérebro começar a entender que quem manda que tá tudo bem. Em tempos de corona isso pode soar muito louco, mas não podemos deixar de tentar. É muito provável que você vai tentar fazer um cronograma de estudo e vai falhar. Mas, na primeira vez que der tudo errado, você não vai jogar pro alto e desistir.

Você vai falar: tudo bem, hoje não rolou, amanhã a gente tenta de novo. Se o amanhã não rolar também, tudo bem, tem o dia seguinte. E o dia seguinte. Se realmente não estiver dando certo, vá em busca de outras estratégias, de outras ferramentas. Então vai tentando um pouquinho mais a cada dia, eu tenho certeza que você vai conseguir!

Vamos às dicas:



🌟Estabeleça um horário


"Ah, pronto, que coisa óbvia" você deve estar dizendo. E realmente é! No entanto, a gente marca - muitas vezes na nossa cabeça - que: "beleza, preciso estudar! Depois do almoço farei isso" ou "amanhã vou acordar e resolver aqueles exercícios". Mano, na boa: não vai rolar. Primeiro que depois do almoço estaremos nos sentindo cheio e normalmente é o horário que bate uma fadiga (também pudera, nosso sistema digestivo está trabalhando à mil). De manhã pode até dar certo, mas o que normalmente tem acontecido é que no dia seguinte a gente acorda tarde, ficamos desmotivados e deixamos tudo pra depois. 

É normal, isso acontece com todo mundo. Eu venho tentando melhorar, tem sido uma jornada incrível e tenho aprendido a me organizar de uma forma que tem funcionado. A minha vida não faz sentido se eu não tenho horários pré-definidos, sou do tipo que precisa ter algo pré-definido para cada hora do dia, é assim que eu funciono, é assim que me sinto segura (e eu só descobri isso testando um milhão de coisas).

Então minha dica é: 

Use o Google Calendar ou qualquer outro app (ou ainda um caderninho, um planner, um Bullet Journal: o que funcionar para você) e marque o horário de estudo como um COMPROMISSO ali. Você tem que levar a sério, como se fosse uma reunião, um evento. Se prepare para isso: antes do horário que você marcou para estudar, organize sua mesa, tira o pijama, se arrume, sei lá! Mas faça algo. 

Isso vai ajudar sua mente a começar a entrar no clima e levar a sério, como se fosse um compromisso fora de casa mesmo.

Também é muuuito importante que você defina um prazo, um período de tempo, por exemplo: hoje vou estudar por 40 minutos. Lembrando: estude no máximo por 1h30, se precisar estudar mais do que isso, faça pausas de 20/30min a cada 1h30 e vá relaxar. Dessa forma você consegue render mais e se sentirá menos esgotado no final do dia de estudo.



Essa é a minha visão semanal no Google Calendar. Amo/sou Google Calendar, minha vida não tem o menor sentido sem ele. Veja que separei UMA hora para estudar em cada dia, poucas vezes consigo render mais do que isso e não gosto de forçar, estudando 1h por dia consigo manter um bom ritmo, um ritmo saudável e consigo aprender o que preciso aprender, que é o realmente importa. 

A partir da próxima semana resolvi deixar a sexta e o sábado livre (espero que dê certo)! 😀


🌟Faça um plano de estudo


Definido o horário que você sentará sua bunda para estudar, agora é a hora de pensar no seu plano de estudoWTF? Plano de estudo? O que é isso?

Simples: você vai despejar no papel (ou em algum app como o Google Keep, por exemplo) tudo que precisa estudar, tudo que precisa ler, exercícios, tudo! Tira isso de dentro do seu coraçãozinho. 

Pronto. Agora vai começar a organizar isso tudo por matéria, bem bonitinho, e por prioridade. 

Exemplo:

  • Ah, aquele trabalho de matemática é para segunda-feira que vem, então tenho que dar prioridade para ele entre hoje e amanhã.
  • Hum, tem prova de Química marcada para daqui 15 dias, deixa eu já separar o conteúdo que tenho que revisar e começar a fazer as revisões e exercícios essa semana.
  • Nossa, tem esse trabalho em grupo aqui pra fazer: vou já organizar a pesquisa amanhã para mandar para os coleguinhas. 

E por aí vai. 

Ter uma visão MENSAL e SEMANAL é imprescindível. É obrigatório. Ponto final. Não importa se você vai usar o Google Calendar ou um caderno, é necessário que você tenha uma visão mensal e semanal.

👉Na visão mensal, marque aqueles eventos mais importantes: data de entrega de trabalho, provas, atividades importantes.

👉Na visão semanal, marque em cada dia o que você vai precisar estudar. Vejo meu plano de estudo como exemplo:



Bem simples, né? Assim que funciona pra mim. Normalmente eu faço esses planos de estudo digitalmente, pelo tablet (amo usar os templates da EmmaStudies). Mas nada te impede de usar apps como One Note, Evernote, Notion, Google Keep, Bear, Simple Note, Bloco de Notas do celular ou qualquer outro. E ainda tem a boa e velha opção de fazer com papel e caneta. Não tem segredo



🌟Hora de eliminar distrações

Vish, agora f*%#&

Sinto muitíssimo te dar essa notícia, mas alguém precisa falar: você terá que desligar seu celular. Toma aqui o lencinho, vai ficar tudo bem. Vem cá, dá um abraço.

Essa é a parte mais difícil. Mas pode ser que você nem precise desligar seu celular, talvez funcione deixar em modo avião, desligar as notificações ou até baixar o app Forest.

Com esse app, se você mexer no seu celular enquanto o timer estiver rolando, vai matar uma árvore e eu ficarei profundamente chateada com você. Onde já se viu isso? Uma vez que você usa o Forest, amigo, você tem que usar pra valer. Eu matei poucas árvores na minha trajetória do Forest. Eu chorava, mas não mexia no celular, aquilo era uma questão de honra muito grande.



Mas ok, e se você tem que estudar no computador? Imagino que é o caso da maioria de nós nessa quarentena.

Hum, ferrou. Pra valer.

Aqui estaremos dependendo, basicamente, da nossa força de vontade, aquela força bruta. Porque é fácil demais entrar no Youtube, dar uma olhadinha no Facebook... Quando o negócio está muito impossível por aqui e eu sinto que realmente não consigo deixar de pensar no Youtube ou no Twitter, eu ativo o Forest (tem uma extensão para o navegar que já me ajudou muito), essa extensão não irá te deixar usar nenhum site enquanto estiver rodando o timer que você ativou. Outra extensão do Chrome que gosto muito chama-se "Limit"

Limit vai te possibilitar colocar um timer na sua tela, mostrando a quantidade de tempo que você está usando aquele site. E essa extensão também te possibilita colocar um limite nos sites. Eu limito Youtube, Twitter, Facebook, Amazon e Instagram para 5 minutos durante meus estudos. Se por um acaso eu me ver entrando na Amazon, sei que terei 5 minutos ali e depois tenho que voltar a estudar.

E ver o tempo na minha tela funciona muito para que eu me controle. 

Tem apps que realmente bloqueiam tudo e você fica impossibilitado de usar por um período, como o Freedom, por exemplo. Aí depende de você e do quão frágil está a sua capacidade de atenção. Espero que você não precise desses apps mais barra pesada.



Espero que vocês tenham gostado das dicas :)

Também é importante ressaltar (juro que estou acabando) que você pode precisa estar bem para que essas dicas funcionem minimamente. 


Não adianta querer estudar e realizar as coisas se você não teve uma boa noite de sono, por exemplo. Tente entender seu corpo, entender seus horários e respeitá-los. Você não é uma máquina, todos nós necessitamos de pausas e cuidados com nosso corpo e com a nossa mente. 




Para finalizar quero deixar algumas recomendações super incríveis para vocês.

CURSOS

Stoodi - esse é para quem está na escola. Aproveite que por conta da pandemia eles estão com todo o conteúdo disponível e é sensacional!

Eduk - tem vários cursos legais, em várias áreas. Fiz 3 cursos de fotografia nesse site e adorei!

EDX - o meu favorito do momento! Infelizmente o conteúdo é somente em inglês. Nesse site estou fazendo um curso sobre Star Trek e como a série influenciou a tecnologia atual, fala sério um curso desse <3 (Gratuito)

SkillShare - esse também é um site que estou usando bastante, quase diariamente. Estou bem empenhada em alguns cursos por lá! Infelizmente o conteúdo também é em inglês.

PERFIS PARA ACOMPANHAR

- Recomendo muitíssimo o perfil da Ana, do Eu Organizado: ela vai te guiar em um lindo caminho de organização e autoconhecimento. É um conteúdo absurdamente significativo!

- O perfil da Fernanda Vianna é OBRIGATÓRIO para qualquer estudante. Apenas siga e ouça as dicas com atenção, sua vida vai começar a melhorar, te garanto!

A Fernanda está com um curso online - acabaram as vagas, por enquanto - mas acredito que existirão novas turmas, então fiquem espertos. O curso chama-se "Leitura e Aprendizagem", estou cursando e amando com todas as forças! Sensacional!



Chega por hoje! Ufa!

Obrigada, um abraço virtual bem gostoso para aqueles que chegaram até aqui :D
Até a próxima!

Me encontre também no


Postar um comentário

Obrigada por deixar um comentário! <3

Instagram

Rita Zerbinatti. Theme by STS.