ENCARCERADOS, HIPERFOCO & BLOGS ANTIGOS


Oi, amigos! 

Finalmente estou de volta com meu ritmo de leitura - que felicidade enorme - e também estou de volta com esses pequenos (talvez não tão pequenos) posts sobre as leituras da semana. Mas antes de comentar sobre as leituras, vou contar um história.

Se aconchega aí na cadeira e pega o chá.

Estava - até agora pouco - decidida a trocar o layout do blog, mexer nele todinho, mudar tudo. Já fazia algum tempo que estava programando isso, na verdade. Porém, antes de começar esse processo todo, me deparei com um link de uma conta minha no tumblr, era uma página que criei junto com esse blog porque não tinha certeza se realmente queria voltar a ter um blog.

Isso me fez olhar para minhas postagens antigas, tanto em blogs antigos, que ainda consigo acessar aqui na minha conta, tanto no tumblr e flickr. Eu tenho vários registros espalhados por aí, todos contando um pouquinho da minha história. De repente me lembrei o porquê gosto tanto do blog: retornar para esses registros depois de um tempo é algo incrível demais. Hoje temos mais essa sensação por conta das lembranças do facebook e o nosso próprio instagram nos proporciona momentos de nostalgia vez ou outra. A gente sempre quer registrar algo, me traz uma felicidade saber que isso é característica muito nossa e esses registros compõem a grande colcha de retalhos que é a humanidade. 

No fim das contas resolvi ficar com esse layout mesmo, depois de ter feito toda essa jornada entre blogs antigos e tumblrs tão antigos quanto, percebi que esse blog está do jeitinho que me representa nesse momento.


E as leituras? 

Então: consegui retomar meu ritmo, isso significa que consegui ter uma semana mais tranquila, mais leve e com isso, pude dedicar tempo para os livros sem me estressar tanto com toda a situação de coronavírus que estamos que vivendo. Acredito que estou começando a pegar o ritmo de ficar em casa o tempo todo e uma nova rotina está firmando a cada dia. 

Na semana 16 eu queria concluir dois dos livros que havia iniciado na semana anterior: "Encarcerados" e "Hiperfoco". E lendo um pouquinho de cada um por dia, consegui finalizar até mesmo antes da data prevista. 😍

ENCARCERADOS 


Essa leitura foi absolutamente SENSACIONAL. Um livro instigante e inteligente, do tipo que nos prende e se torna impossível de largar.

O autor nos joga no mundo de Chris, nosso narrador,e ele está iniciando um novo emprego, ele será um agente do FBI. No entanto, acontece um crime logo no primeiro dia, e adivinha quem será o responsável para resolver a treta? Ele e sua parceira, Vann. ÓBVIO.

Em "Encarcerados", a humanidade foi acometida por um vírus que deixou muita gente presa dentro da própria cabeça, sem conseguir se mexer. Pelo enorme número de pessoas sofrendo dessa doença, o investimento em tecnologias e tratamentos não foram poupados, agora essas pessoas podem sair por aí caminhando, mas não em seus corpos. Suas mentes são transferidas e eles podem usar corpos robóticos ou até mesmo um corpo humano, existem alguns humanos que conseguem abrigar uma outra consciência junto com a sua - são os Integradores. 

E foi um desses Integradores que estava envolvido no crime. Mas ele tinha a consciência de outra pessoa dentro da dele, e agora? A coisa se desenvolve de um jeito muuuito legal e inesperado. Super recomendo para quem gosta dessa pegada investigativa e para quem gosta de séries como Westworld e Altered Carbon

HIPERFOCO 


Wow. Apenas: woooooooow! 

Esse livro é simplesmente a solução para todos os meus problemas!
Ok, quase todos. Boa parte deles, eu diria. 

Foi muito interessante - e crucial - ter realizado a leitura nesse momento de quarentena, em que estava (ok, ainda estou um pouco) perdida com tudo, absolutamente  tudo. O sono desregulou, a alimentação desregulou, passei muito mais tempo trabalhando do que o normal, passei muito mais tempo em redes sociais e sites de notícia do que o normal. Bem, vocês sabem do que estou falando.

No entanto, a minha faculdade não parou, tem as coisas do trabalho, surgiram cursos imperdíveis para fazer e não quero deixar o blog nem o instagram de lado. Muito menos as leituras. Conclusão: tenho várias coisas pra fazer e preciso colocar uma ordem para que haja um mínimo equilíbrio. A começar pelos sentimentos. Ainda estou trabalhando nisso, mas já adiando que a escrita ajuda a aliviar muita coisa. 

Um dos cursos que estou fazendo se chama "Leitura e Aprendizagem", é ministrado pela Fernanda Vianna (perfeita, sem defeitos), e esse curso está me ajudando MUUUUUUITO também. Assim como o livro, o curso tem me ajudado a solucionar todos os meus problemas! 😁 Então: juntou a leitura desse livro + curso da Fernanda = pronto, minha vida mudou. 

A verdade é que estou conseguindo estruturar MUITO - muito - melhor minha semana e meu dia. Por mais que já tivesse tentado várias vezes antes, agora tudo está diferente. Consegui entender alguns conceitos que me ajudaram a me sentir mais equilibrada. O Espaço Atencional e Foco Disperso são ótimos exemplos. 

👉O Espaço Atencional é o caderno de rascunhos do nosso cérebro, é lá que encontraremos tudo que está passando na nossa mente nesse momento. Muitas vezes não conseguimos focar porque existem coisas demais no nosso espaço atencional. E a verdade é que eu sempre menosprezei essa ideia de fazer uma listinha de braindump, ou como diz a Fernanda: uma listinha do descarrego. Mas tentar esvaziar esse nosso espaço é ESSENCIAl. Tenho feito isso várias vezes por dia, inclusive estou quase acabando com um caderninho aqui. 

👉Já o Foco Disperso são maneiras conscientes de deixarmos nosso cérebro divagar. Sabe aquela caminhada (sem fones) que a gente faz quase nunca (agora muito menos), começamos a pensar em várias coisas aleatórias e acabamos por resolver uma questão ou temos alguma ideia legal? É mais ou menos aí que se encaixa o Foco Disperso: ele tem esse poder de nos fazer resolver coisas, ter ideias, relacionar, relembrar. É o lado criativo entrando em ação, é um descanso para o cérebro que vai potencializar ainda mais nossa capacidade de concentração depois. 

Então é isso que venho fazendo nesses últimos dias. Venho exercitando e testando meu espaço atencional e meu foco disperso. O resultado tem sido assustadoramente incrível, mesmo no meio de uma pandemia, esses últimos dias eu tenho sentido que nada pode me segurar, baby.

❤ Compre esse livro clicando aqui!




Me encontre também no

2 comentários

  1. Antes de tudo: que presente encontrar um blog com carinha de blog cheio de posts recentes ♡
    Amei conhecer o seu cantinho na blogosfera, Rita (assim como amei conhecer o seu insta e te acompanhar por lá).

    Comprei o Hiperfoco por indicação sua, mas ainda não comecei a ler. Separei pra emprestar primeiro pro meu irmão, mas depois de ler esse post estou repensando se vou emprestar ou ler antes hehe

    Encarcerados parece ser genial. Já tinha visto o pessoal indicando ele há alguns anos, mas não tinha ouvido nem lido uma resenha até agora. Me deixou com vontade de ler e já vou colocar na wishlist :)

    Boas leituras e até o próximo post :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai, que delícia ver você por aqui <3 Minha maior inspiração no mundo dos blogs!

      Você vai amar Hiperfoco, é uma leitura que amplia muita coisa, sabe? Senti que muito mudou depois dessa leitura, é incrível!

      Um grande beijo!!!

      Excluir

Obrigada por deixar um comentário! <3

Instagram

Rita Zerbinatti. Theme by STS.