LEITURAS DA SEMANA #45


Amigos, estou atrasada para mostrar as leituras, já estamos em uma nova semana cheia de energia, motivação e um pouco de dor nas costas (tô melhorando! Vamos que vamos!). Eu não sei ao certo o que aconteceu durante a semana passada, mas sei que estive em uma bad vibes com relação a leitura e precisei  refletir um pouco sobre algumas coisas que surgiram na minha mente. 

Resolvi que iria separar o mês de novembro para terminar ou dar continuidade às leituras que comecei em algum momento do ano e que estavam aqui encostadas. Até aí tudo bem. Peguei um dos livros e fui ler, toda animada para dedicar minha atenção e finalmente finalizar uma leitura que já vinha arrastando há meses, no entanto, não rolou e eu fiquei forçando e forçando e forçando. Rolava cada vez menos e eu, inconformada comigo mesma (vocês já vão entender o o porquê), acabei achando melhor dispensar esse livro, deixá-lo de lado e voltar minha atenção para outras leituras. Mas fiquei chateada ao fazer isso e percebi que queria finalizar esse processo, o que é bizarro, porque não estava me fazendo bem, eu não estava curtindo como estava antes.

Por fim, depois de alguma reflexão, cheguei a conclusão que essa atitude não tem sentido NENHUM e vou tentar lidar melhor com esse tipo de questão. Não tem problema não estar curtindo uma leitura, não tem problema abandonar um livro pela metade, não existem regras. Tá tudo certo! 



OS LIVROS ABANDONADOS 

Comecei a semana passada abandonando “O mundo assombrado pelos demônios” do Carl Sagan. Um autor que eu amo (por isso fiquei chateada de não estar curtindo a leitura, mas tudo bem, acontece nas melhores famílias). No entanto, acredito muito que leitura tem um momento certo para acontecer, enquanto lia esse livro, minha mente estava em outro, então desisti desse e peguei o livro que estava ocupando minha mente e adivinha só? Funcionou! Então quem sabe um dia eu volte a ler esse livro e tenha uma experiência incrível - como sempre tenho com os livros do Carl Sagan. 

Como disse, entrei numa bad vibes com a leitura e outro livro que passou a não funcionar mais foi “A história da bruxaria”. Esse foi mais fácil de abandonar porque estava no começo ainda, então não houve problemas. Mas acho engraçado como certas coisas podem mudar de uma semana para outra, estou simplesmente adorando manter esse registo por aqui. Semana passada estava empolgadíssima com esse livro, essa semana já nem queria chegar perto. Mas como disse, leitura é momento e não adianta forçar ler algo que não estamos com tesão de ler. 


LIVROS LIDOS 

Essa semana finalizei o audibook “These witches don’t burn” da Isabel Sterling e aaaaaamei! No início do livro estava meio assim com o pé atrás, achando até bobinho. Mas com toda boa história, essa me enganou direitinho. A autora vai adicionando camadas, contextos cada vez mais legais e debates super interessantes. Finalizei essa leitura completamente envolvida com os personagens, curtindo e prestando total atenção em cada palavra, não queria perder nada. 

É um livro Jovem Adulto sobre amizade, responsabilidades, superar traumas, superar relacionamentos tóxicos. É também sobre cura, autoconhecimento e ainda aborda reflexões muito pertinentes sobre preconceito e homofobia. Uma leitura super divertida e bem atual! Adorei. 


LEITURAS EM ANDAMENTO 

Essa semana iniciei a leitura de “Os prós e os contras de nunca esquecer” do Val Emmich, porque comecei a pensar nesse livro sem parar. Sabe quando dá aquela vontade inexplicável de ler um determinado livro e sua mente não vai te deixar em paz até você começar a leitura? Foi exatamente isso que aconteceu. É muito bacana esses momentos quando um livro te chama até você se render e começar a lê-lo, torna a experiência de leitura ainda mais legal e envolvente.

Aqui nessa história temos uma garotinha que nunca esquece de nada que aconteceu na vida dela. Ela lembra todos os diálogos, todos os momentos, todas as roupas, todas as datas, todas as canções. Imagina só, que intenso! E também teremos o Gavin, amigo dos pais dela que irá passar um tempo em sua casa. A amizade musical dos dois se transforma em algo tão lindo. É um livro triste, mas ao mesmo tempo traz aquela sensação de quentinho no coração. É justamente o tipo de leitura que estava precisando. 

Apesar de ser triste, essa história está me deixando muito good vibes, pode parecer estranho, mas os personagens, especialmente o Gavin, está passando por um processo de cura. E apesar de eu e ele termos dores completamente diferentes, sinto que esse livro está me ajudando com o meu processo de cura. Sem contar que tem muita música envolvida nessa história, muita referência aos Beatles (minha grande paixão na vida) e tudo isso me anima ainda mais. Estou quase finalizando, faltam 100 páginas e pretendo terminar hoje (segunda-feira). Estou sentindo que o final desse livro pode me fazer chorar, não de tristeza, mas de emoção, de quentinho no coração, sabe? Fica a fica para quem está procurando uma leitura leve e delicinha.

Outro livro que andei pegando nessa última semana foi “Sapiens” do Yuval Noah Harari e olha, HONESTAMENTE, não tenho palavras para definir o quanto essa leitura é absolutamente sensacional. Esse livro me transforma, cada capítulo traz tantas aprendizagens que sinto que viverei e enxergarei as pessoas e a sociedade de outra forma. Ah, simplesmente leiam Sapiens!

E UM PEQUENO SPOILER DO QUE PRETENDO LER ESSA SEMANA:


LINK DOS LIVROS CITADOS NESSE POST

Me encontre também no


Postar um comentário

Obrigada por deixar um comentário! <3

Instagram

Rita Zerbinatti. Theme by STS.