EM SINTONIA COM A VIDA



É a segunda vez que me aventuro em um curso de organização e é a segunda vez que me apaixono. Venho trazer algumas reflexões sobre o curso Sintonia, que fiz semana passada com a Ana Carolina, criadora do Eu Organizado (recomendo demais acompanhar essa deusa da organização). O trabalho da Ana é tão bom que me coloca pra pensar e agir. Simplesmente amo acompanhá-la nas redes sociais, ouvir seu podcast (às vezes ouço o mesmo episódio 2/3 vezes) e amo ter tido a chance de fazer dois cursos com ela.

Espero que vocês gostem e aproveitem alguma coisinha dessas reflexões, fica aqui um convite para que você venha a refletir também. Tive a ideia de fazer esse post porque estava escrevendo e pensando muito sobre tudo que aprendi no curso, tenho certeza que muitas questões e reflexões ainda irão ecoar, e senti que precisava não só escrever, mas também compartilhar.

Mudanças são necessárias

Mudanças podem ser assustadoras para muita gente, mas enquanto não nos permitimos mudar e ir além, ficar estagnado é muito pior do que enfrentar algo desconhecido. Mesmo que nossa mente ligeira tente nos dizer o contrário. Um curso de organização como o Sintonia, por exemplo, foi incrível para mostrar quantas possibilidades existem e o quanto podemos ir longe, sabe? Essa ideia é transformadora, poderosíssima. Colocar certas coisas no papel, colocar pra fora ideias e pensamentos que estavam ali escondidos, amedrontados e jogados de canto, é libertador - para dizer o mínimo.

Esse curso me deu força, me deu aquele gás para não temer as mudanças internas ou externas e entender que elas são necessárias e fazem parte da nossa existência. Percebi também que para mudar  alguma questão externa é necessário fazer mudanças internas. Isso não é nenhuma grande novidade, nenhum super insight, mas no dia-a-dia a gente nem lembra, nem passa pela nossa cabeça. Ás vezes temos algo que não está funcionando de jeito nenhum, mas quando paramos para analisar percebemos que enquanto não mudarmos tal hábito ou enquanto não melhorarmos nossa saúde emocional e mental, a coisa não vai pra frente mesmo.

Reflexão e autoconhecimento

Tudo a ver com o que disse anteriormente. Com o curso certo, com a pessoa certa, você conseguirá tirar tanta coisa de dentro que pode até assustar (oi, tô ligando porque preciso marcar a terapia urgente) mas mesmo que assuste, o resultado é muuuuuito positivo: autoconhecimento. Migos, autoconhecimento é incrível, cada vez mais aprendo a valorizar isso. E quando você começa a estudar mais sobre organização percebe que tem tanta coisa além, entende que é necessário fazer alguns exercícios de autoconhecimento até porque como você quer organizar sua vida se você não sabe nem quem você é? Claro que essa questão estará para sempre presente na nossa vida, mas temos que botar a mão na massa e revirar alguns sentimentos, tentar entender alguns padrões, mexer em algumas coisinhas que estão ali debaixo do tapete.

Organização não é só aplicativos de tarefas, agendas ou Bullet Journal.

Exercício de escuta 

Uma das coisas mais marcantes nesse último curso que fiz foi ouvir as outras pessoas. Pode não parecer algo tão marcante assim, mas ali estávamos todos com alguma questão séria para resolver e queríamos ver uma luz, tentar enxergar alguma saída e o fato de compartilharmos abertamente o que estava acontecendo e aonde queríamos chegar foi uma motivação e tanto! Ainda mais porque a partir do relato de alguém conseguimos enxergar essa luz, mesmo que uma frestinha. Acredito que a palavra para definir essa experiência seja inspiração

A troca e a conexão que rola nesses momentos é tão significativa e essencial quanto os ensinamentos que a Ana nos proporcionou. Eu, como professora, valorizo muito esses momentos de conversa, eles podem ser simplesmente transformadores e inesquecíveis. Por isso é tão bacana fazer um curso assim, presencial ou online, onde tem outras pessoas para conversar sobre o assunto e compartilhar as dificuldades e as vitórias.

Aprendendo a priorizar

Uma das coisas que tenho mais dificuldade na organização é saber priorizar. Eu sempre fazia listas enormes das trocentas coisas que queria fazer durante o dia, mas a verdade é que a lista me desanimava e me assustava. Não sei porque fiz isso por tanto tempo. De um tempo pra cá, venho conseguindo priorizar as minhas tarefas, mas tem dia que eu simplesmente me empolgo ou sei lá e coloco um milhão de coisa na lista, depois me lembro que não é bem assim que banda toca. Com o tempo certamente vou pegando o jeito. Mas é fato: agora minha lista de tarefas é muito mais consciente. E tento todos os dias escolher 3 coisas, 3 tarefas para depositar minha energia e meu tempo. Se conseguir concluir essas 3 tarefa: ma-ra-vi-lha! Isso me ajudou a parar de colocar 12152 tarefas na lista.


Fotos do curso Sintonia que rolou no domingo, dia 11 <3 

É isso, migos. Se tiver ainda alguma questão, vamos trocando e conversando nos comentários :D

Acho que citei a Ana umas milhares de vezes nesse texto, mas é porque admiro demais o trabalho dela e queria dar o mundo todinho pra essa mulher! Só elogios mesmo, de coração.

Eu e quem? Minha deusa da organização <3

Sinto que ainda tem muita coisa para pensar sobre esse curso, ele é bem profundo mesmo, mas já coloquei algumas ideias em prática, estou muito animada e feliz com o andamento das coisas e com as reflexões e questões que vem surgindo.

Vamos conversando nos comentários, me conta como está sua relação com a organização, se já fez algum curso, qual sua maior dificuldade. 

Me encontre também no


Postar um comentário

Obrigada por deixar um comentário! <3

Instagram

Rita Zerbinatti. Theme by STS.