LEITURAS DA SEMANA #46: maratona de leitura


Ah, essa semana foi incrível no quesito leituras. Cara, dá uma felicidade, um quentinho no coração quando chego no final da semana e percebo que consegui priorizar a leitura, consegui fazer tempo para parar, sentar e ler. Apenas eu e um bom livro. Ah, que momento! Que alegria! 

Sempre me perguntam no Instagram COMO eu consigo ler tanto. As pessoas comentam: eu queria muito ler assim, mas não tenho tempo. Acho até engraçado ouvir essa frase hoje em dia, especialmente porque eu já repeti ela muitas e muitas vezes. Demorei até descobrir o que vinha por anexado ali quando eu falava que não tinha tempo. Foi todo um processo de desconstrução, mas no final das contas percebi que eu não tenho tempo, eu FAÇO tempo. Se você quer algo, você simplesmente arruma tempo pra fazer. Pode reparar, meu bem.

Maaaaaas, essa semana eu me sobressaí 👏👏👏👏 li muito mais que o "normal" porque inventei de fazer uma Mini Maratona Literária. Acabei passando boa parte do domingo cercada pelos livros, lendo, me divertindo e aprendendo muito. Amei essa experiência da mini maratona, quero voltar a fazer em breve. 

LIVROS LIDOS


Comecei a semana terminando de ler Os prós e o contras de nunca esquecer e que leitura mais amorzinho, terminei suuuper emocionada (caiu um cisco no meu olho, acredita?). E se você é fã de Beatles essa leitura vai aquecer seu coração AINDA mais, só digo isso. 

Foi incrível a forma como o autor tratou algumas questões durante a história, achei de uma sutileza belíssima. Percebi que ele sempre apresentava personagens que se contrastavam: enquanto um queria muito esquecer, o outro não queria ser esquecido. Sem contar questões que os personagens são muito reais, a conexão entre leitor e personagem acontece de uma forma muito simples e natural. Eles estavam tão perdidos quanto nós, se questionam se mudam de emprego ou não, se querem ter um filho mesmo, se é melhor fazer o que ama ou o que dá dinheiro. Tem muita coisa nessa história quando começamos a ir mais fundo. É lindo, é humano.

Depois terminar Sapiens e amigos, estou impactadíssima até agora! Jamais vou superar o quanto essa leitura foi absolutamente incrível, o quanto ela me transformou, me fez pensar, questionar e entender muita coisa ao meu redor. Pode soar um super clichê, mas TODOS deveriam ler esse livro. É profundo e lindo, me senti tão bem enquanto lia, me senti conectada com algo maior dentro de mim, senti que algo começou a funcionar de maneira diferente aqui dentro. O conhecimento é poderoso demais. 


Essa semana também li Este é o mar, da argentina Mariana Enriquez, e fiquei COMPLETAMENTE apaixonada por toda a história, toda a ambientação, pelos personagens. Ah, sabe? Não tenho condições para falar desse livro de uma maneira que faz sentido porque é só SENTIMENTOS. 

Nessa história somos apresentados à um universo mitológico de criaturas femininas que criam Lendas do Rock. Tem a criatura que criou o Jim Morrison, o Kurt Cobain, o John Lennon e por aí vai. Dá uma sensação muito esquisita e triste ao vê-las descrevendo como criaram e como acabaram com esses ícones. Essas criaturas se alimentam da devoção humana, então quanto mais famoso e amado for o artista, melhor. Assim, APENAS LEIAM, não tem mais o que falar a não ser: é incrível demais, pqp! 

É lindo, é profundo, é poético, é instigante, é triste pra caramba. Afff. 

Por fim, também li O infame clube vitoriano de mulheres livres. É um livro de Ficção, com contos curtinhos e incríveis sobre diferentes mulheres, em diferentes situações, porém todas elas tem algo em comum: a vontade de ir além dos padrões que a sociedade vitoriana impunha. Eu simplesmente adoro histórias dessa época, pude me divertir demais com essa leitura e também me trouxe bastante reflexão. Não consegui parar de pensar no quanto nós, mulheres de hoje, deveríamos ser gratas e honrar os feitos das mulheres do passado, sabe? Cara, essas mulheres viveram coisas que são inimagináveis para nós hoje, viveram horrores e injustiças que me dói o estômago só de pensar. Jamais poderemos esquecer que o que temos hoje não nos foi dado de bom grado, muita mulher lutou e comeu o verdadeiro pão que o diabo amassou para nos garantir um futuro mais digno. Depois dessa leitura, certamente pensarei nessas mulheres do passado com muito mais carinho e gratidão no coração.

LEITURAS EM ANDAMENTO


Essa semana comecei a ler No mar, do Toine Heijmans, na companhia da lindíssima Rafaela <3. Acabei não avançando muito, li apenas 67 páginas, mas já estou completamente investida na história, com um misto agridoce de felicidade e melancolia. Eu simplesmente estou amando a ambientação, a escrita tão bela e crua, com frases curtas e muitos muitos sentimentos. É um livro que ecoa sentimento, que te imerge num mundo de puro sentir. 

E também por indicação da Rafaela, essa semana comecei a ouvir Bunny. Estava bastante curiosa com esse livro, vi em vários canais gringos muita gente pirando com a leitura e veio Rafaela me falar que ouviu o audiobook e achou incrível. Pois logo aproveitei essa super dica, né migos.

Estou bem no começo, ouvi apenas 30 minutos e confesso que entendi um total de ZERO coisas. Estou bem confusa e perdida. Acredito que irei pegar o e-book e acompanhar a leitura enquanto ouço o audiobook. 😆 Mas pelo que andei escutando por aí, parece que esse livro é realmente uma coisa bem doida, nonsense, suuuuuper esquisito - com garotas fazendo experimentos bizarros em garotos e coisas assim. Eu amo uma coisa esquisita, então estou apostando que vou curtir essa leitura assim como Rafaella. 

SOBRE A MARATONA




LINKS DOS LIVROS CITADOS

Me encontre também no

Postar um comentário

Obrigada por deixar um comentário! <3

Instagram

Rita Zerbinatti. Theme by STS.