LEITURAS DA SEMANA #44


Amigos, essa semana foi cheia de complicação, estou com uma lesão na coluna e olha, não está sendo fácil. Mas logo estarei 100% recuperada e pronta pra outra ;) 

Ainda assim, foi uma semana cheia de leituras, o que me surpreende e me deixa muito feliz. Foi necessário um esforço enorme para realizar leituras essa semana, os remédios que estou tomando me deixam com muito sono, então imagina. A leitura é a prioridade do meu dia, então mesmo lesada de remédio eu dei um jeito de achar momentos para ler. A gente tem que priorizar aquilo que gostamos e aquilo que nos faz bem.


LIVROS CONCLUÍDOS


No post da semana passada eu comentei que iniciei duas leituras e essa semana eu as finalizei ;D Ô alegria! Uma delas foi super incrível, já a outra passou um pouco batido, mas tudo bem. 

Minimalist Living - Joshua Hill ⭐⭐

Como havia comentado semana passada, essa leitura é perfeita para quem está buscando saber sobre minimalismo, sem ter nenhuma bagagem sobre o assunto. Eu já assisti documentários demais, já li outros livros, já vi mais ou menos uns 51566 vídeos no Youtube sobre o tema, então nada foi novidade nessa leitura. 

O autor faz um apanhado de temas e dicas sobre minimalismo, porém não se aprofunda em nenhuma delas. É bem inicial mesmo, um pontapé para te dar um conhecimento geral sobre o assunto. Se esse é o livro que você está procurando, fica a dica. 

Para toda a eternidade - Caitlin Doughty ⭐⭐⭐⭐⭐

Ah, esse sim! Que leitura magnífica! Caitlin compartilha suas experiências em viagens para vários lugares do mundo, onde ela viu de perto alguns rituais de morte e culturas que lidavam com isso de formas completamente diferentes. Essa leitura me trouxe na mente a série "Turismo Macabro", da Netflix, onde o apresentador viaja pelo mundo em busca de coisas sinistras. Recomendo bastante, quase a mesma vibe do livro, o que diferencia é que a Caitlin presencia apenas rituais fúnebres. 

Tanto a série quanto o livro traz aquela sensação de riqueza cultural, aquele encantamento com o mundo e com o tanto de coisa diferente que existe e o tanto de conhecimento que podemos adquirir. É simplesmente incrível aprender sobre lugares diferentes. É muito rico você ter a possibilidade de viajar - pessoalmente ou através dos livros - e aprender coisas novas. Tem gente que viaja e não muda nadinha, fico passada com isso. Parece que viaja errado, só querendo se gabar e na verdade não absorve nada dos lugares novos que conheceu. Só de ler um livro sobre lugares diferentes eu já me sinto outra pessoa, imagina conhecer novos lugares pessoalmente. 

Para toda a eternidade é totalmente focado na experiência de morte e como cada povo, de cada lugar que a autora visitou, encara isso. É lindo, é dolorido, faz pensar e sentir muito! E o mais incrível é que te faz olhar para a sua cultura de um modo diferente e te faz entender que tá tudo bem existir algo completamente avesso ao que você conhece e acredita. Essa é a beleza do mundo: todas as diferenças e possibilidades. Sinto pena de quem não vê beleza nisso. Mesmo que estejamos falando sobre morte. O capítulo sobre o México me emocionou demais, me senti transformada depois de ler aquilo. É simplesmente incrível.

No entanto, a morte é um assunto muito difícil para nós ocidentais e essa leitura pode ser algo extremamente complicado para muita gente, mas o objetivo é que todos leiam. É necessário sim falar, ler e aprender sobre esse assunto. Todos nós iremos morrer, não faz sentido negar, fugir, fingir que não é com você. Se esse é seu medo, deixa que a Caitlin te pegue pela mão e te guie em uma jornada incrível que será um grande aprendizado para você. De verdade. 

Também recomendo o livro Confissões do crematório, da mesma autora, foi uma experiência transformada e incrível, um dos meus livros favoritos da vida. No entanto, é um livro um pouco mais pesado, então recomendo começar a se aventurar nesse assunto com Para toda a eternidade, que apesar de abordar o mesmo tema e te jogar várias verdades no meio da cara, é um pouco mais leve para quem ainda tem receio sobre o assunto.

Nightflyers - George R. R. Martin ⭐⭐⭐⭐

Então quer dizer que George R. R. Martin se aventurou em uma ficção-científica? Simplesmente amei! A princípio estava me sentindo perdida, não estava entendendo direito o que estava acontecendo (pode ter sido os remédios, não sei), mas conforme fui pegando o ritmo fui me entregando totalmente. Os personagens são bem irritantes e chatos - se tratando do Martin, certamente isso foi proposital - e no entanto, eu não conseguia largar a leitura por nada nesse mundo. 

Apesar da chatice dos personagens, a situação tensa que vai crescendo no ambiente da nave Nightflyers te faz roer as unhas. Oi, ansiedade. E você não sossega sua raba até chegar na última parte. Puta que pariu, viu, Tio George. O que mais curti na leitura foi todo esse clima de tensão, de querer saber o que está acontecendo, clima delicinha de desconfiança e tem-algo-muito-errado-aqui-correeeee! 

Agora uma coisa que não posso deixar de comentar são as ilustrações. Fiquei CHOKITA com essas ilustrações, maravilhosas demais. O artista, David Palumbo, tem um traço realista que complementa o clima de tensão e terror na história. Que trabalho fantástico. Eu quero muito ter o pôster de algumas dessas ilustrações, são DIVINAS! 


LEITURAS EM ANDAMENTO

Essa semana também comecei algumas leituras, minha gente. Só coisa boa! Novembro chegou e eu, mesmo com essa dor desgraçada nas costas, estou animadíssima com as leituras desse mês.

O audiobook da semana é "These witches don't burn", um livro Jovem Adulto bem gostosinho de ler/ouvir. Na cidade de Salem, a Hannah é uma bruxa adolescente que acha que a coisa mais difícil que terá que fazer é evitar sua ex. No entanto, algumas coisas super estranhas começam a acontecer, sinais de magia negra começam a brotar pela cidade e adivinha? A Hannah vai investigar, claro. Como ela ainda é uma estudante de bruxaria, ela jamais poderia se envolver com esse tipo de coisa, especialmente porque ele não saberá se defender nesse rolê, maaaas adolescente é uma desgraça e é óbvio que ela e seu grupinho se envolverão até o último fio de cabelo. Por enquanto está bem divertido, acho que vou adotar pra minha vida esse negócio de ouvir audibooks Jovem Adulto, quero mais.

Outra leitura em andamento é "Ela queria amar, mas estava armada" da Liliane Prata (sou fã dessa mulher, aaaa). Temos aqui um livro de contos sobre relacionamentos, sobre amor, encontros e desencontros. Um livro sobre a vida real, sobre pessoas reais. O que me chamou atenção foi justamente essa aproximação com a realidade, Liliane se mostra extremamente habilidosa e atenta a cada detalhe para construir histórias curtas, porém tão profundas e tão verdadeiras. Poderiam ser histórias sobre mim, sobre você, sobre qualquer pessoa que conhecemos. Existe uma conexão com cada história, lembranças tomam cor, acontece aquela identificação instantânea. Não é fácil me fazer gostar de histórias sobre amor, mas essas histórias são, acima de tudo, sobre a vida. Imperdível, estou amando essa leitura e tudo que ela está me trazendo de reflexão e sentimento. 

E por fim, a última leitura que iniciei durante a semana foi "A história da bruxaria" e amigos, esse livro já começa com o pé na porta, jogando umas verdades na tua cara, te fazendo pensar muito a respeito de tudo que você sabe sobre bruxas. Eu sempre tive um fascínio muito grande e achava que sabia alguma coisa sobre Bruxaria, mas esse livro está me fazendo perceber que tudo eu sei é baseado em conteúdo de entretenimento. Essa leitura está me apresentando um novo universo e estou saindo da minha zona de conforto, pois se trata de uma pesquisa Histórica sobre a Bruxaria. Sinceramente, não consigo me lembrar do último livro que li sobre História - tenho a impressão de que nunca li, na verdade. Portanto, se trata de um livro técnico, tem muito conteúdo, muitas imagens e muitas referências. Se isso te chama atenção, já te recomendo essa leitura com força. 

Amigos, um grande abraço para quem chegou até aqui :) 
Me conta o que você leu na semana, quais livros apresentados aqui chamou tua atenção. Vamos conversar sobre livros!
Me encontre também no


Postar um comentário

Obrigada por deixar um comentário! <3

Instagram

Rita Zerbinatti. Theme by STS.