AUDIOBOOKS


Sempre vejo muita gente ficar com aquele pé atrás com relação aos audiobooks, questionam sua existência e às vezes chegam a repudiá-los sempre declarando seu eterno amor e apego aos livros físicos. Pois hoje resolvi sentar aqui e escrever um pouco sobre os tais audiobooks, já que estou completamente apaixonada e investida nesse universo. Escrevo na expectativa de te deixar com vontade de entrar nesse mundo também, mesmo que eu ainda não tenha uma grande experiência com esse formato, tenho gostado tanto que sinto que deveria mesmo escrever :) 

Acho importante começar esclarecendo que audiobooks não são inimigos dos livros físicos, não são criaturas do mal e não querem acabar com a existência dos nossos amados livros físicos. Pronto, já tiramos isso do nosso caminho. Ufa.  Assim como os e-books, os audiolivros surgiram como mais uma alternativa para se conhecer uma história e para aprender através dos livros. Sério, não consigo achar nenhum ponto negativo nisso, se as pessoas estão conhecendo histórias, se envolvendo e aprendendo... é, ok, acho que bastou. Dessa vez tudo que você irá precisar é de um celular, um aplicativo e um fone. E claro, você também precisará desembolsar um dinheirinho, já já falaremos mais sobre isso. Então, por favor, dê uma chance aos audiobooks, se você não gostar, tudo bem, tudo maravilhoso, mas experimente, pode ser que descubra um mundo encantador.

MINHA HISTÓRIA COM OS AUDIOBOOKS


Eu sempre achei a ideia de ouvir um livro extremamente atraente, mas ao mesmo tempo estranha. Estranha porque parecia que iria me distrair muito facilmente e perderia algo importante da história (até por que eu sou a pessoa mais distraída desse mundo) e de fato houveram algumas tentativas miseráveis de pura distração. Percebi que assim como os livros, existe um momento certo para que a mágica aconteça, não bastava apenas querer ouvir. Não sei se vocês também são assim, mas às vezes eu estou morrendo de vontade de ler tal livro, no entanto quando começo a leitura simplesmente descubro que não estava na vibe daquilo e nada faz sentido. Nesse cenário catastrófico pode rolar até um ranço do livro, quem nunca?! Acredito que ocorreu algo assim na minha primeira tentativa com os audiolivros há um tempo atrás.

Esse ano eu resolvi que seria diferente. Eu iria me esforçar mais e escolher audiolivros mais legais para me envolver com esse novo mundo. De fato deu certo, comecei o ano ouvindo 7 audiobooks e foram todos ótimas escolhas, estou de parabéns mesmo. Percebi que fiquei quase 3 meses sem ouvir nenhum, não estava na vibe, mas agora eu voltei com tudo! Isso somente reforça aquela ideia de que se trata de uma questão de momento mesmo. Dessa vez bateu a vontade de ouvir, bateu a necessidade, porque estive com pouco de tempo para sentar e investir na leitura dos livros físicos ou e-books nessas últimas semanas, então resolvi aproveitar para mergulhar novamente nesse mundo lindo dos audiolivros. 

QUAL APP UTILIZO


A minha primeira experiência foi com a Audible (Amazon) e eu simplesmente detestei. Detestei que ele me limitava aos créditos e não poderia ouvir quantos audiobooks quisesse, a não ser que comprasse mais créditos. Comecei a ouvir no período de teste (nem lembro qual livro) e não finalizei a leitura, no entanto eu queria finalizar e acabei pagando um total de 50 reais (!!!!!!!!!!!!!) para continuar ouvindo. Nunca me arrependi tanto de gastar R$50! E pior, eu cancelei o plano e eles me cobraram no mês seguinte. Tive aquela dorzinha de cabeça para conseguir o dinheiro de volta. Tudo se resolveu, mas nunca mais voltei a usar essa plataforma.

Não me lembro como, mas conheci o app Scribd e aí sim, foi amor à primeira vista! Adorei o catálogo de audiobooks, também tem e-books disponíveis que me interessavam bastante e o melhor: eu poderia escutar quantos audiolivros quisesse, sem dificuldade nenhuma. E melhor ainda: isso me custaria R$20 (yaaaaaaay)! Maluco, eu nem pensei duas vezes. Então esse é o app que eu amo e irei defender para sempre! Mas claro, tem o lado negativo: o conteúdo em português é fraco, bem fraco. Estou falando de audiobooks, sendo que em e-books você irá encontrar títulos super legais que me deixaram mega empolgada (clique aqui paraver a minha lista de e-books que separei no Scribd), mas os audiobooks somente recomendo para quem está em níveis avançados do inglês. A Audible também só tem audiobooks em inglês. Uma pena esse formato ainda não ter ganhado muito espaço aqui no Brasil, mas acredito que em breve esse cenário irá mudar.

Para quem não manja nadinha de inglês, mas ainda assim quer experimentar os audiobooks, recomendo o Ubook, aproveite  período gratuito e faça a festa! Tem títulos interessantes por lá, eu certamente vou aproveitar em breve. Vale a pena conferir.


COMO OUÇO MEUS AUDIOBOOKS

Bom, já falei que utilizo o Scribd para ouvir, mas sempre surge o questionamento: "pera, como você ouve? Você não se distrai?" E a resposta é: sim, é claro que eu me distraio - sou a pessoa mais distraída do mundo, lembra? - mas não é um bicho de sete cabeças não, no app tem a opção de voltar o audiobook para qualquer momento que você quiser. Então normalmente eu volto o capítulo do começo quando vi que me distraí ou se perdi alguma coisa mais pontual, volto 15 segundos ou mais, até obter minha resposta. Você vai acostumando.

Agora como eu ouço esses audiobooks, de fato? Vamos lá:
  • Manhã: normalmente ouço pela manhã, assim que acordo  já coloco os fones e dou play, depois disso vou realizar meu ritual matinal:  arrumo minha cama, lavo o rosto, escovo os dentes, me troco, arrumo meu cabelo. Depois vou fazer meu café da manhã. Saio de casa, ainda com os fones, pego o monotrilho e vou para meu trabalho. Chegando lá, pauso o audiobook e vou trabalhar. ;) 

    Na hora de sair do trabalho, já coloco os fones novamente e volto pra casa ouvindo. Nisso tudo já ouvi 1 hora do audiobook. Esse é meu momento favorito, porque é o único momento em que não me distraio quase nada, até porque estou fazendo tarefas bem automáticas, então rola ouvir sem nenhuma dificuldade.
  • Tarde: meu momento de baixa energia é depois do almoço,então não adianta, não consigo fazer nada. Mas, descobri que consigo ouvir mais um capítulo nesse momento. Só UM capítulo mesmo, porque logo começo a bocejar e viajar na maionese. Só volto a ficar mais atenta do meio pro final da tarde e é o momento que gosto de estudar ou ler o livro físico.
  • Noite: depois das 21h eu estou desligando todos os eletrônicos, mas resolvi burlar um pouco essa regra por causa dos audiobooks. Eu deixo a tela do celular com o mínimo de brilho e com o Night Shift ativado no máximo (sim, meu namorado me acha louca por isso, mas acho mega confortável a tela bem amarelada), deixo o Scribd no esquema e conecto os fones bluetooth. Assim que dá 21h eu dou o play no audiobook e vou fazer minhas coisas. Esse é o momento em que dou uma organizada no quarto, no guarda-roupa, arrumo minha mochila para o dia seguinte, arrumo minhas roupas para o dia seguinte, ligo o despertador, enfim, coisas bem bestas mesmo. É também o momento em que pego meu Bullet Journal para dar uma enfeitada, pego meu caderno de desenho e coloco a mão na massa. Ou pratico Brush Lettering. Então vai mais 1h nessa brincadeirinha. Desligo o fone, deito e pego um livro físico. Demoro um total de 3 minutos - não sei porque insisto em ler algo antes de dormir, simplesmente nunca rola. Mas gosto da ideia de deitar com um livro😉

Como vocês puderam perceber, eu tenho escutado meus audiobooks em momentos específicos do dia, quando estou fazendo algo automático ou alguma tarefa em que não preciso pensar muito, como desenhar por exemplo. Aliás, ouvir as histórias tem me dado ideias INCRÍVEIS para desenhos e estou empolgadíssima com isso, qualquer dia eu mostro os desenhos por aqui!

Talvez você não tenha tanto tempo assim como eu para ouvir audiobooks, mas se você conseguir ouvir 30min ou 1h todo dia, meu amigo, o tanto de coisa legal que você vai conhecer e aprender é absurdo! Indico muito você começar com histórias curtas, de repente um livro de não-ficção (eu me dou mil vezes melhor ouvindo um livro de não-ficção, consigo focar muito mais)  e claro, escolha algo que você realmente curte, aquele livro que já te chama atenção, que você já sabe que irá curtir, assim facilita bastante o processo todo. Depois você pode ir experimentando coisas novas e ousadas. 😉 Estou doida para ousar, tem dois audiolivros que estou LOUCA para ouvir: It e The Shinning do Stephen King! 😮 São super longos, mas eu já li esses livros, então seria uma releitura em formato de áudio e quero muito reler. No entanto, não sei se estou preparada para um audiobook tão longo como o It, mas sinto que isso vai acontecer, talvez em breve.

Espero que vocês tenham gostado desse post e espero que ele tenha esclarecido algumas coisas. Qualquer dúvida é só deixar nos comentários, eu farei um outro post falando sobre os audiobooks que escutei recentemente, e claro, terão muitas dicas também. 😄 Obrigada por ter chegado até aqui!


Me encontre também no


Postar um comentário

Obrigada por deixar um comentário! <3

Instagram

Rita Zerbinatti. Theme by STS.