LEITURAS ATUAIS


Oi, migos!
Hoje venho contar um pouco sobre o que estou lendo atualmente (só livro bom). Senti saudade de fazer posts sobre livros, como fazia antigamente no outro blog . É tão legal contar como está sendo a minha experiência com essas leituras e aqui no blog posso me aprofundar um pouco mais, diferente do instagram que é sempre uma coisa mais rápida. Já estou planejamento mais posts sobre livros e sobre organização, podem aguardar ;)


SAPIENS

Estava na livraria outro dia e me deparei com esse livro em promoção, fiquei super feliz e nem pensei duas vezes em trazê-lo pra casa. Comecei a ler no mesmo dia e já senti o impacto, logo soube que seria uma leitura incrível. No entanto, no começo da leitura fiquei atordoada com tanta informação, comecei a tomar notas e fazer marcações como se não houvesse amanhã. Sinto que tudo importa, cada parágrafo tem um ensinamento, é um livro bem intenso nesse sentido. As minhas experiências com livros de não-ficção esse ano estão me mostrando o tempo e o conhecimento que estava perdendo ao deixar esses livros de lado. A parte que mais me chamou atenção até agora em Sapiens foi aquele capítulo absurdamente incrível em que ele explica sobre Ordem Imaginada. Juro que pirei, minha mente bugou e explodiu. Sensacional.


A SILENCIOSA INCLINAÇÃO DAS ÁGUAS

Essa continuação de "O frágil toque dos mutilados" - meu livro nacional favorito - tem provocado um turbilhão de sentimentos em mim. Ora me sinto ansiosa com relação aos personagens, ora me sinto completamente puta da vida com eles, momentos em que o baque é tão forte que o choro prende a garganta, momentos que a tensão chega a me transportar para o ambiente da cena e me sinto pisando em ovos. O Alex Sens constrói esse enredo traçando linhas delicadas, porém intensas, firmes, poderosas. Algumas frases atingem o osso, é poesia, é sentimento, é vida. Estou AMANDO essa leitura. O que não é nenhuma surpresa, já sabia que o Alex iria novamente conseguir me destruir com seu livro. 

Estou quaaaaase finalizando, faltam umas 50 páginas, mas estou querendo guardar essa leitura, pois a única coisa ruim desse livro é que ele acaba.


ANATOMIA DO MAL

Essa é outra leitura que estou amando, mas vem cá: que livro pesado, meu pai do céu! Quase sempre acabo lendo esse livro antes de dormir e quase sempre me arrependo de estar imprimindo na minha mente imagens tão cruéis logo antes de pegar no sono. Ouvi dizer que isso faz mal, deve fazer mesmo. No entanto, a leitura atraí, fluí, é bem profundo e explica coisas que talvez, só talvez, você não gostaria de saber assim com tantos detalhes, mas quando se dá conta, está devorando, considerando o piscar dos olhos um ato sem sentido e uma perda de tempo diante de algo tão... interessante. É isso, essa leitura é extremamente interessante, mas cruel, obviamente. Então deixo aqui o aviso que esse livro vai fundo, se quer ler, cuida da saúde mental e vá por conta e risco.

Comecei a ler porque estava pirando ao assistir a segunda temporada de Mindhunter (uma das séries mais incríveis na Netflix) e amigos, que temporada magnífica! Fiquei louca pra ler o livro que leva o mesmo nome da série e a biografia do Charles Manson, aquele episódio que eles entrevistam o Manson me deixou a própria pilha de nervos! Depois disso resolvi começar a jornada com o livro "Serial Killers: Anatomia do Mal" e achei que foi uma boa escolha, já que é um livro que vai explicar muita coisa e abrir caminho para que eu continue a ler outros livros com esse tema.


O CÉREBRO NO MUNDO DIGITAL

Essa leitura está sendo outra delícia! A autora se especializou em entender como a tecnologia afeta a forma como lemos e aprendemos. É o tipo de livro que você pega na mão já sabendo que vai bater aquele arrependimento de ter ficado 6/7 horas na frente do computador no trabalho e mais sabe deus quantas horas encarando a tela do celular, depois a televisão, o notebook, o tablet. Estamos cercados por essas tecnologias, no entanto, pensamos bem pouco sobre elas - sejamos sinceros, não dedicamos um minuto sequer do nosso dia pensando em como essas telas todas, essa luz toda pode afetar o nosso cérebro. Seja a curto prazo ou a longo prazo, não importa, simplesmente nem pensamos nisso. 

No entanto, pessoas como a Maryanne estão aqui para nos auxiliar, elas pegam nossa mão e com paciência nos explicam como nosso lindo cérebro funciona, depois nos conta como tudo isso pode afetar a forma como lemos, aprendemos e assimilamos informações no dia-a-dia. Especialmente com relação a leitura, porque com a velocidade em que estamos adquirindo informações... podemos perder a nossa capacidade de pensamento crítico. 

Leia esse livro incrível para mais detalhes (muito mais detalhes), mas deixo aqui a recomendação especialmente para pais e professores, pois a autora irá abordar como a tecnologia afeta o desenvolvimento do cérebro de crianças e adolescentes. Fica a dica. Eu vejo como algo super importante aprendermos sobre essas coisas, já que as tecnologias nos cercam em todos os lugares, temos que no mínimo questionar e pensar mais a respeito de como elas afetam nossa vida. E nosso cérebro.

Me encontre também no

2 comentários

  1. Oi, Rita! Queria passar aqui pra dizer que gosto do seu trabalho aqui na internet. Te descobri pelo instagram, mas to tentando também largar um pouco das redes sociais, mas não quero deixar de ter contato com conteúdos sobre livros. Então obrigada por ainda manter o blog! Não sou do tipo que comenta, mas achei que dessa vez seria um incentivo (para nós duas!) a continuar com blogs haha.

    ResponderExcluir
  2. Oi Rita! Eu estava com saudade dos seus posts sobre livros, leituras... enfim.
    Vou aguardar os próximos ;)

    https://cafeebonslivros.blog

    ResponderExcluir

Obrigada por deixar um comentário! <3

Instagram

Rita Zerbinatti. Theme by STS.