AS MELHORES LEITURAS DO ANO (ATÉ AGORA)



Me parece um tanto surreal estarmos em agosto. Parece que foi ontem que comecei o ano já pensando nas férias de julho e agora elas se foram. É impressionante como o tempo não perdoa, ele dita as regras e nós acabamos perdidos entre seus mandamentos. Me sinto feliz por ter utilizado boa parte desse tempo com os LIVROS. Que maravilha! E mais maravilhoso ainda é perceber o tanto de livros incríveis que li durante esse primeiro semestre, estou tão orgulhosa de mim!

Vou compartilhar com vocês meus 10 favoritos - até agora - na ordem em que fui lendo. Pegue seu café, seu cházinho e se prepare, pois tenho certeza que esse post será enorme. E cheio de boas dicas também.


Desde quando soube que a Grazon iria lançar esse livro fiquei empolgadíssima. Eu fui fã de Charlie Brown Jr. na adolescência, portanto essa leitura despertou todo aquele sentimento de nostalgia. Que saudade, Chorão. A leitura foi incrível, chorei horrores e me senti tão abraçada. Eu recomendo demais para qualquer pessoa que teve contato com Charle Brown.


Quando Interestelar saiu nos cinemas eu fiquei louca para assistir. Foi o primeiro filme que vi com meu namorado, Vini, e simplesmente saímos abismados do cinema de tão maravilhosa que foi a experiência. Anos depois, assisti novamente e chorei um tanto absurdo de lágrimas que pareceu estarem estocadas em algum canto, somente esperando ver esse filme de novo. Fiquei novamente tão abismada e impactada com a história que decidi ler o livro logo em seguida. Esse livro é a romantização do roteiro, ou seja, o filme veio primeiro e o livro depois. É exatamente a mesma história, portanto: não tem defeitos. Se você é fã do filme vai simplesmente amar a leitura. <3


Só o título já me conquistou por completo: eu prefiro ficar lendo. E é exatamente o que eu faço. Não importa o rolê, eu sempre vou preferir ficar lendo. Às vezes, é tão difícil sair de casa e deixar os livros aqui... sozinhos. Eles são a melhor companhia e sempre declaro todo meu amor pelos livros, não escondo isso de ninguém, assim como a Anne Bogel, que nos conta de forma tão delicada e envolvente toda a sua história com os livros. É bem descontraído e traz aquele conforto, aquele quentinho no coração. Deu saudade só de lembrar. suspiros


Um super calhamaço que já queria ter lido há tempos atrás desde quando vi o vídeo das meninas do Pandamonio. Me apaixonei tanto por aquele vídeo, assisti tantas vezes que nem sei dizer. Essa experiência de leitura foi realmente muito impactante, acompanhar o desenvolvimento desses personagens é algo incrível, eu fiquei bem impressionada com a habilidade do autor de nos aproximar tanto dos personagens e nos fazer aprender tanto, tudo ao mesmo tempo. Eu quero muito continuar lendo os demais volumes, é uma trilogia e já consigo imaginar o quanto os outros dois livros serão marcantes. Eu recomendo demais que você veja o vídeo das meninas do Pandamonio, vá por sua conta e risco, depois de assistir você ficará louco pra ler a Trilogia O Século também.


Essa leitura foi um alívio, um ar fresco tão gostoso que faz bem para a alma, essa leitura foi uma salvação. Na verdade, nem sei dizer o tanto que esse livro me ajudou. Aqui existem vários textos de escritores e artistas sobre como levar a vida e como resistir em tempos tão sombrios. São depoimentos de americanos sobre o governo Trump, mas se adequa perfeitamente para a situação horrenda do nosso país também. Se você está se sentindo completamente exausto diante de tanta ignorância e preconceito, essa leitura vai te ajudar. Pode confiar. Não estamos sozinhos.


A historia desse grande nome da ficção científica sempre me chamou atenção por ser tão complexa, intensa e misteriosa. O que o PKD escreveu e viveu foi tão marcante que é uma experiência incrível ler sobre ele. Li algumas de suas obras e todas foram bem impactantes na minha vida, me trouxeram questionamentos profundos, sabe? Aquele tipo de coisa que mexe com algo dentro de nós. Eu amo tudo que provoca isso em mim. E a historia do PKD tem esse poder, assim como suas obras.
Uma das coisas mais interessantes nessa leitura foi o autor simplesmente mergulhar de cabeça nas pirações do PKD, trazendo reflexões muito interessantes. O que me marcou foi perceber o quanto a experiência do outro é importante, o quanto nos abrirmos para ouvir e aprender sobre o outro pode ser enriquecedor e libertador. É extremamente limitante julgar a experiência de alguém como anormal, insana ou sem sentido, partindo apenas da nossa vivência. E é muito fácil julgar alguns aspectos da vida do PKD como algo anormal, mas poucos tentam entendê-lo. Simplesmente adorei que o autor se abriu para a essa jornada sobre a vida do PKD e nos levou junto com ele.


Dou aula para adolescentes e estou sempre conversando com jovens, confesso que fico numa felicidade enorme ao perceber que cada vez mais as garotas estão defendendo o feminismo, lutando por um futuro melhor, um futuro onde ser mulher não se resumirá em sentir medo. Moxie me fez lembrar muito das minhas alunas, tão jovens, tão poderosas, com sede de viver e transformar tudo ao redor.

Essa leitura é absurdamente importante para enxergarmos e entendermos de uma vez por toda - esse livro é bem didático, não tem erro mesmo - o quanto a nossa sociedade ainda é extremamente opressora com as mulheres. O quanto nós somos controladas em cada detalhe da nossa vida. O quanto de abuso e violência faz parte de nossas rotinas. Não podemos negar isso por mais tempo, não podemos mais fingir que não importa só porque certas situações não nos atingem diretamente. Precisamos aprender a enxergar o outro, precisamos entender que certos comportamentos fazem mal,tão mal que mata. E isso não é um exagero, infelizmente.

Meninas: leiam Moxie! Meninos: leiam Moxie!
Absolutamente qualquer pessoa: leia Moxie, pelo amor de deus.


Apesar de ter me deparado com erros gramaticais na edição lindíssima da DarkSide Books, esse livro me conquistou de corpo e alma. Eu consegui deixar de lado os errinhos irritantes que se repetiram porque o conteúdo estava tão delicioso, tão envolvente e eu estava tããão encantada. Simplesmente amei descobrir sobre como algumas histórias surgiram e tornaram-se lendas, tornaram-se algo intrínseco para nós. O Aaron vai explicar várias dessas histórias esquisitas, começando pelos vampiros e depois passeando por outras tantas, todas tão empolgantes.

Tudo isso nasceu com um podcast, que ainda não parei para ouvir, mas também existe uma série de tv incrível da Amazon Prime Video, Lore. Algumas histórias se repetem no livro e na série (provavelmente no podcast também), mas seus formatos diferentes resultaram em experiências diferentes e foi incrível demais.

Com aquele leve toque sinistro, "Criaturas Estranhas" é aquele tipo delicioso de livro para ser lido antes de dormir.


Chegou o momento de falar desse livro, que emoção! Eu ganhei essa belezinha do meu amigo Cristiano e fiquei tão feliz. Muitíssimo obrigada, Cristiano, você arrasou.

Estava completamente obcecada com Dark (cada nova temporada acontece isso, eu perco a cabeça e só consigo pensar nessa série. Dark está no Top 5 Séries da Minha Vida, vou fazer um post sobre essas séries em um futuro próximo, aguardem) e Cristiano me deu 3 livros para intensificar essa minha obsessão, que atualmente está mais leve, porém ainda está aqui dentro (experimenta vir falar de Dark comigo, experimenta).

Entre os três títulos incríveis que ganhei, escolhi começar por esse livro e wow. WOW. É um livro perfeito. Quando digo isso quero dizer que:
  1. Você pode devorá-lo porque ele é incrível para isso.
  2. Você pode demorar muito pra ler, querer degustar cada capítulo e entender melhor tudo o que lhe está sendo transmitido.
  3. Você pode entendê-lo por completo, logo na primeira leitura, se divertindo muito ainda por cima.
  4. Você pode sentir que não entendeu direito e ainda assim achá-lo incrível.
  5. Você pode simplesmente e unicamente se aproveitar das listas de música, filmes e séries sobre o tempo.
  6. Esse livro tem listas. LISTAS! Pronto, com esse argumento atingimos a perfeição.
Ou seja, é um livro bem completinho. Uma leitura que dificilmente não irá satisfazer, especialmente se você não manja de física, mas quer entender umas paradas.

Nesse livro os autores irão explicar como funciona o tempo, abordando o tema usando referências filosóficas, literárias e até cultura pop. É uma leitura muito divertida. E mesmo eu, que sou bem lerda para entender alguns conceitos científicos - especialmente quando envolve física - senti que aprendi tanto com essa leitura. E melhor ainda: quero aprender mais! Esse livro deixou aquele gostinho de quero mais, me deu um enorme incentivo para aprender mais sobre ciência e me trouxe uma nova perspectiva sobre o tempo. Sem contar que agora posso me gabar e explicar vários paradoxos temporais sem pausa para respirar ;)
Great success!


OMG! Que livro! Eu me sinto meio idiota sempre que falo sobre esse livro para alguém porque só consigo dizer: sensacionaaaal, incrível! Nossa, que livro! Aaaaa, que livro! E bem, por mais que minha empolgação possa contagiar, esses argumentos não são exatamente válidos.

Mas sério: que livro!

O título é bastante óbvio, portanto não tenho muito o que acrescentar, mas posso dizer que a forma como o autor escolhe nos contar sobre a ascensão e a queda dos dinossauros é muito emocionante. Eu chorei durante a leitura e não me envergonho disso. Foi uma experiência poderosa, enriquecedora. Fiquei muito emocionada no final, amo dinossauros e fico chateada, muito chateada, com o fim doloroso que eles tiveram. O autor nos conta sobre isso de forma tão sensível que eu fiquei até assustada, aliás, tive um sonho incrível e também assustador depois de ler o final desse livro. Esse cara conseguiu me atingir, esse cara me atingiu em cheio.

No entanto, preciso dizer que o que realmente me emocionou nesse livro foi todo o amor que senti ser transmitido a cada página. O autor propaga um amor tão grande, tão intenso e tão irrefreável pelos dinossauros e pelo conhecimento que me fez chorar, é algo realmente lindo, poderoso e muito comovente. Eu sou da mesma opinião que ele: o conhecimento é tudo. Foi uma honra ter lido esse livro.

Fiquei de cara no chão ao perceber que 7 desses livros são Não-Ficção. Uma das minhas metas era sair um pouco da zona de conforto e me aventurar pela Não-Ficção, algo bem raro na minha vida de leitora. Agora sinto-me tão feliz, tão completa por tido essas experiências (e algumas outras que foram também muito marcantes, mas não apareceram aqui) que parece que me transformei, parece que deu tempo de viver outra vida, uma vida tão cheia de aprendizados. Todos esses livros são tão especiais. Foi uma felicidade imensa escrever esse post e reviver essas leituras, foi um carinho na alma, um presente lindo que dei para mim mesma.

Espero que vocês tenham gostado e espero ter despertado sua vontade de ler algum desses livros :)


Me encontre também no

Um comentário

  1. Eu amei esse post. Quando você falou sobre "este livro veio do futuro" no insta eu já peguei ele no kindle unlimited e agora já acrescentei outros na lista hhahhaah. Também estou lendo "ascensão e queda dos dinossauros" e amando. Estou gostando muito de te acompanhar por aqui!

    ResponderExcluir

Obrigada por deixar um comentário! <3

Instagram

Rita Zerbinatti. Theme by STS.