VOLTA ÀS AULAS


Uma coisa é fato: precisamos de inspiração para voltar para a sala de aula. Não importa se você é aluno ou professor, se despedir das férias e dar boas-vindas a um novo semestre pode ser doloroso. E depois de muito sofrer, encontrei um jeito de começar o novo semestre de forma mais leve e mais animada: assistindo filmes sobre sala de aula, professores e escola. Parece loucura, mas super funciona comigo.

Nesse momento você pode pensar: meu deus, você é louca! Jamais assistiria um filme que me lembre da sala de aula durante as minhas férias. Entendo completamente, por isso, cá estou no começo de agosto te dando essas dicas para você assistir durante o mês. Que tal? E olha, não tem desculpa, agosto é o mês mais longo do ano e dá pra assistir tudo isso e mais um pouco. ;)

Separei 4 filmes e 2 séries de TV que abordam o tema da Educação, cada um com seu jeitinho especial e diferente, abordando assuntos que não se prendem unicamente à sala de aula, nos fazendo refletir sobre a vida e sobre a forma como agimos e olhamos para o outro. A ideia é inspirar, dar ânimo, força, consolo ou qualquer coisa que servir nesse momento tão difícil. Boa aula.

Filmes


Entre os muros da escola

François e os demais amigos professores se preparam para enfrentar mais um novo ano letivo. Tudo seria normal se a escola não estive em um bairro cheio de conflitos. Os mestres têm boas intenções e desejo para oferecer uma boa educação aos seus alunos, mas por causa das diferenças culturais - microcosmo da França contemporânea - esses jovens podem acabar com todo o entusiasmo. François quer surpreender os jovens ensinando o sentido da ética, mas eles não parecem dispostos a aceitar os métodos propostos.


A professora do jardim de infância

Lisa Spinelli é uma professora de Staten Island que é excepcionalmente dedicada a seu trabalho. Quando ela descobre que um de seus alunos de cinco anos é um prodígio, ela fica fascinada com o garoto e, em última instância, arrisca sua vida familiar e liberdade para nutrir seu talento



Adorável Professora

Linda Sinclair é uma professora de inglês solteira, que tem 40 anos e vive na pequena cidade de Kingston. Ela leva uma vida tranquila até reencontrar um antigo aluno, Jason Sherwood, que acaba de retornar a cidade. Jason tem o sonho de se tornar um grande autor teatral, mas está prestes a abandoná-lo devido a pressão de seu pai. Para ajudá-lo, Linda resolve encenar a peça escrita por Jason na escola em que trabalha. Só que a situação faz com que ela deixe sua zona de conforto, especialmente quando percebe que sente algo mais por Jason.


Palavras e Imagens

Jack Marcus é um ex-astro literário que batalha para manter seu novo emprego como professor de inglês em uma escola preparatória. Quando Dina Delsanto, uma pintora e professora de arte abstrata, chega no campus e faz com que as paixões de Jack, tanto por Dina quanto pela arte de escrever se revigorem. Com a avaliação de desempenho se aproximando, Jack tem a ideia de realizar uma competição entre seus alunos e Dina, uma batalha entre palavras e imagens, que ele espera inspirar as crianças e salvar seu emprego.

Duas séries de TV imperdíveis


Merli 

Merlí Bergeron é um professor de filosofia nada convencional que precisa reorganizar sua vida pessoal enquanto tentar de todas as formas mostrar para as pessoas a importância da filosofia. Para alguns parentes e colegas de trabalho, no entanto, ele é motivo de escândalo. Para seus alunos e seu filho gay, Merlí é uma inspiração. A série é uma produção espanhola com 3 temporadas disponíveis na Netflix. Assista pra ontem, combinado?



Rita 

Segue a vida de uma mulher muito sincera e rebelde, Rita Madsen, uma professora competente em sala de aula, mas que parece precisar de um professor para si mesma quando se trata da sua vida pessoal. É uma produção Dinamarquesa, com 4 temporadas já disponíveis na Netflix.


Espero que tenha gostado da listinha! São filmes inspiradores, para nos dar aquele ânimo e transformar nosso trabalho ao longo do semestre em inspiração também. Boa sorte com as aulas, te desejo um semestre incrível!

Aproveita e me conta qual teu filme favorito sobre educação, quero muito saber. E se você gosta do tema, recomendo dar uma olhada nessa listinha aqui



Me encontre também no

Um comentário

  1. Adorei a lista! Sempre vejo listas com os mesmos filmes, tipo Dangerous minds, Escritores da liberdade e afins... sempre tive vontade de ver Rita por que todas as minhas colegas professoras já viram HAHAHAHA vou por na lista infinita da Netflix.

    ResponderExcluir

Obrigada por deixar um comentário! <3

Instagram

Rita Zerbinatti. Theme by STS.