O FANTASMA DA ÓPERA

Arte de Mrs-Crocker

O teatro é sempre uma experiência incrível. Reconheço que preciso ir mais vezes, não vou tanto quanto gostaria e muitas vezes  acabado preferindo outra atividade pra gastar menos. Mas o teatro é uma arte fabulosa, que enche o coração de alegria, desperta uma emoção que estava enterrada em algum lugar profundo e dormente. Muitas vezes ir a uma exposição, ver um filme ou ouvir um belíssimo disco podem trazer essa emoção, mas já fazemos tanto essas mesmas coisas que precisamos reinventar, ver algo diferente.  

Era exatamente o que eu estava precisando e tive a oportunidade de ir assistir o musical O Fantasma da Ópera como convidada nesse último final de semana. Achei aquilo tudo um absurdo de lindo, o sorriso ganhou meu rosto o espetáculo inteiro, meu coração batia forte a cada nota, a voz dos atores me enchia de emoção e orgulho. Foi uma experiência linda. A peça está impecável e fantástica, pra dizer o mínimo. O figurino e o cenário dão um show a parte. É pra ficar babando mesmo. 

Eu sempre gostei muito do Fantasma da Ópera, especialmente pelas músicas, claro, sempre a música. Como vocês sabem, ou ficarão sabendo agora mesmo, a música é algo muito grandioso e importante pra mim. Sinto que não preciso de mais nada se tenho a música. Mas não é só a música que me agrada na história do Fantasma, o cenário da época também encanta muito. Adoro histórias do século XIX, elas me parecem ter um ar estranhamente mágico e sombrio. 

Depois de um tempo revendo o filme quis experimentar conhecer a obra original, o livro clássico do Gaston Lerroux. Confesso que não me cativou muito, passou um pouco batido. Talvez seja hora para uma releitura? Talvez. É normal algumas obras acabarem passando batido, depende muito do nosso momento, mas uma coisa é certa: ainda darei outra chance para esse clássico. 

Com relação aos personagens, existe um lance de amor e ódio. Eles me deixam louca com as suas atitudes: Christine claramente precisa de ajuda, está completamente perdida, vagando em um sonho nublado e estranho, não age como uma pessoa sã. Quando vi o filme pela primeira vez fiquei torcendo para que o Raoul tirasse ela dali o mais rápido possível! Do outro lado temos o próprio Fantasma, a criatura da noite, da escuridão, tão perdido quanto ela só que com um lado dark muito profundo. Ele quer aprisionar Christine, quer transformá-la em uma grande estrela da Ópera, completamente apaixonado, ele engana, faz chantagem, seduz a pobre alma perdida da Christine a fazendo acreditar que ele é o Anjo da Música, enviado pelo seu falecido pai. A fala da Meg (sua amiga bailarina) traduz tudo, foi um "acorda, querida" que a Christine não percebeu. 


Meg:

Christine, you must have been dreaming

Stories like this can't come true

Christine, you are talking in riddles

And it's not like you

Meg:
Christine, você deve ter sonhado,
Histórias assim não são reais.
Christine, está falando por enigmas,
E você não é assim.


Ao mesmo tempo que as atitudes dos personagens me deixam louca, uma parte de mim entende. A pobre Christine perdeu o pai e não tem muito o que esperar da vida, a música é que a faz continuar e o Fantasma é o único que lhe oferece isso. A criatura da escuridão, o Fantasma, também teve sua parcela de sofrimento, sua deformidade fez com as pessoas o tratassem como animal, filho do capeta etc, ele anseia por beleza, por uma vida normal, por um amor. Ou seja, muito difícil de se manter equilibrado com tudo isso rolando, não é mesmo?! Eu com meus problemas, muitas vezes mesquinhos, me sinto completamente perdida, imagina só! Por outro lado, podemos ver nessa história um reflexo sombrio de relacionamentos abusivos e é importante que as Christines por aí acordem desse sonho, que já se transformou em pesadelo. 

A carga dramática, a confusão, o terror do desconhecido, a energia contagiante da música, as mãos se entrelaçando, as vozes se completando, o amor não correspondido, o sofrimento, a dor... tudo isso compõem a história do Fantasma. É uma história grandiosa, tem uma beleza estonteante, que marca e faz pensar. O musical é uma experiência imperdível. Assim como o filme, se não viu ainda, veja, é incrível!



Arte de Mrs-Crocker




3 comentários

  1. adorei teu relato! sou muito fã da história O fantasma da ópera (do livro principalmente, então acho que vale a pena dar uma segunda chance pra leitura! gosto que no livro é tudo bem menos uma história de amor). tô ansiosa pra conseguir ver o musical em sp!

    ResponderExcluir
  2. amo demais! acho que vale a pena dar outra chance ao livro. lembro que quando li, eu fiquei a noite toda acordada, pensando no fantasma, hahaha. mas porque ele é um personagem muito fascinante. o musical deve ter sido incrivel!

    ResponderExcluir
  3. Eu só li uma adaptação em inglês e amei. No teatro deve ser incrível mesmo.
    Comigo rola a mesma coisa, amo teatro, mas não vou tanto quanto gostaria. Aliás, aqui no RJ nunca tem esses musicais incríveis. :( Queria ter visto Os Miseráveis também...

    ResponderExcluir

Obrigada por deixar um comentário! <3

Instagram

Rita Zerbinatti. Theme by STS.