LIVROS JOVEM ADULTO



Desde que me lembro por gente eu lia Young Adult, ou Jovem Adulto. O único caminho que não peguei foi o de ler Harry Potter, mas explico esse rolê em outro post. Eu passei a minha adolescência inteira com livros, especialmente com livros que dialogavam com essa fase da vida e hoje percebo que cada um deles foi importante, até mesmo Crepúsculo (é, pois é). Ter lido O morro dos ventos uivantes e depois Jane Eyre, dois livros que amo loucamente, foi culpa da Stephenie Meyer. Inclusive, preciso reler esses clássicos porque li naquela fase de adolescência fervorosa, talvez hoje tenha uma outra visão, especialmente de O morro dos ventos uivantes

No entanto, passaram-se os anos e fui me distanciando das minhas leituras Young Adult. Hoje em dia trabalho com adolescentes e confesso que às vezes assistir ou ler coisas que envolvem adolescentes me cansa e me irrita um pouco. Achei que por trabalhar com eles eu iria querer me envolver muito mais nesse universo, mas quando eu chego em casa, juro, não quero saber mais de adolescentes. E por causa disso lá estava eu, torcendo meu narizinho pro gênero YA. Mas... parece que o jogo virou! Recentemente li The rest of us just live here do Patrick Ness e fiquei completamente apaixonada! Encantada! Empolgada! Emocionada! Bom... vocês entenderam. 

Isso foi um belíssimo woooow na minha cabeça, pois meu nariz destorceu. Parei para pensar em toda a minha experiência com o gênero e principalmente, parei para refletir no que eu senti enquanto lia esse livro que tanto me cativou. Percebi que pude me conectar e me identificar perfeitamente com os adolescente da história, assim como me identifico e me conecto com meus alunos doidos que gosto tanto. 

Podemos até pensar que saímos da adolescência, mas ela não saiu da gente. Consigo lidar muito melhor com as questões que surgem na minha vida hoje do que há 10 anos atrás, mas em tantos aspectos ainda sou uma moleca, uma adolescente, uma pessoa em pleno desenvolvimento. Somos todos, imagino. Cometo erros, as vezes surto, piro na batatinha, continuo amando filmes de terror, faço cagada atrás de cagada, ou seja, a adolescência não saiu de mim (risos, nervosos). A real é que ninguém é perfeito e a plenitude não tá fácil no momento. O que mais vejo por aí são adultos completamente paranoicos, sofrendo com ansiedade, baixa auto-estima e uma série intensa e longa de outros eventos que só nos carregam mais e mais para o fundo do poço. 

De uma vez só tudo isso me veio a mente, percebi que estive perdendo meu tempo enquanto não curtia a experiência de ler livros desse estilo. Eles tem um potencial enorme para nos ajudar. Independente da idade, todos nós podemos estar no fundo do poço, ou perto, e esses livrinhos podem nos ajudar a ir subindo, aos poucos. E é assim que as coisas importantes da nossa vida acontecem, aos poucos. 

Com certeza vocês verão muitos livros Young Adult aparecerem por aqui, ainda bem que mudamos, ainda bem que nos permitimos mudar.  ❤️ 



Um comentário

  1. Sabe que eu nunca fui de ler YA? Acho que quando era novinha li "Depois daquela viagem", mas foi isso. Comecei a ler mais depois de adulta. Ainda não consegui me envolver com o gênero, mas tive surpresas ótimas como "Céu sem estrelas" e "Os Seis Finalistas". Vou te acompanhar para pegar mais dicas!

    ResponderExcluir

Obrigada por deixar um comentário! <3

Instagram

Rita Zerbinatti. Theme by STS.