META DE LEITURA 2021

 


Claro que vou inventar mais uma lista de leitura! Jamais perderia essa grande & magnífica oportunidade.  Esse ano estou participando de vários projetos incríveis, já fiz um post falando sobre cada um deles, mas além dos 8338 projetos, também fiz uma listinha de livros que estou morrendo de vontade de ler.

Não costumo cumprir essas listas de metas literárias para o ano inteiro, mas vou tentar de novo - todo ano é a mesma coisa, tô só vendo! Você é assim também ou prefere deixar-a-vida-te-levar? Eu amo ter listinhas pra seguir sabe, mesmo que no fundo sei que não vou seguir porra nenhuma do que coloquei na lista. MAS VOU TENTAR, isso que importa!🙂

LISTA DE LIVROS PARA 2021

Pensei em vários títulos para compor essa lista, aiiii gente são TANTOS os livros que quero ler em um ano! hahaha É bem difícil escolher só 12, por isso até coloquei um livro bônus. Definitivamente estou animada demais para as leituras esse ano, espero que consiga dar conta dos projetos e ler o máximo de títulos dessa lista.

Coloquei apenas autoras nessa listinha aqui. Dei uma olhada nas minhas leituras de 2020 e percebi que consegui ler bastante autora, maaaaas ainda assim não foi tanto quanto eu gostaria. Esse ano vou participar do Desafio Leia Mulheres e Projeto Ferrante Indica, os dois projetos me dão mais oportunidade de ler  muitas autoras maravilhosas, mas decidi que ainda não era o suficiente, então fiz essa listinha só com autoras também!  O tanto que estou animada com essa lista vocês não fazem ideiaaaaaa! SOS 

>>> Clique no título dos livros caso queira saber mais!


Léxico familiar

Começando a listinha com uma autora que nunca li, mas sempre quis muito. Queria conhecer a Natalia Ginzburg desde quando saíram aquelas edições lindonas da falecida Cosac . Ouvi dizer que quem gosta de Elena Ferrante vai amar Natalia Ginzburg, então estou bem curiosa!

Esse livro é sobre uma história de resistência.

Nos anos 1930, como consequência da criação de leis raciais na Europa, inúmeras famílias foram obrigadas a deixar seu lar, tornando-se apátridas ou sendo literalmente destroçadas pela guerra que se seguiu. É nesse cenário que se inscrevem as memórias de Ginzburg. Nelas, o vocabulário afetivo de um clã de judeus antifascistas se contrapõe a um mundo sombrio, atravessado pelo autoritarismo. “Neste livro, lugares, fatos e pessoas são reais. Não inventei nada”, escreve Natalia Ginzburg.

Esboço

Essa sinopse muito me interessa: uma escritora vai para Atenas com objetivo de dar aula de criação literária. Ela dá suas aulas, passeia, come em restaurantes, ouve as pessoas ao redor, pensa sobre os conflitos da vida. E é isso.  Engraçado é que um enredo tão simples, tão vida real, repercutiu muito no mundo literário.

"Quando Esboço foi publicado originalmente, em 2014, um pequeno furor tomou conta do mundo literário. Como era possível uma trama tão simples e uma escrita tão desprovida de artifícios produzir um efeito tão poderoso?"
Estou bem curiosa pra ler!

A cidade solitária

A Gabi Barbosa me falou que nesse livro tem informações sobre o Edward Hopper. Falei dele nessa newsletter aqui e no meu primeiro episódio do podcast, ou seja: estava obcecada por esse pintor e por suas obras. Sempre que penso nele aquela fagulha de curiosidade e encanto reacende dentro de mim.

Já tinha esse livro aqui e sabia que se trata de solidão, só isso.  Esse tema por si só já me agrada muito, mas saber que existe também essa conexão com a arte me deixa DOIDINHA pra ler! Se liga na sinopse:

"O que significa a solidão? Como vivemos sem estar envolvidos intimamente com outro ser humano? Como nos conectamos a outras pessoas? A tecnologia nos aproxima ou nos aprisiona atrás de telas? Quando se mudou para Nova York, aos trinta e tantos anos, Olivia Laing se tornou uma habitante da solidão. Cada vez mais fascinada com essa experiência das mais vergonhosas, ela começou a explorar a cidade solitária por meio da arte. Movendo-se com fluidez entre obras e vidas – de Nightwalks de Edward Hopper às Time Capsules de Andy Warhol, da acumulação de Henry Darger ao ativismo de Aids de David Wojnarowicz –, Laing conduz uma investigação admirável, deslumbrante, sobre o que significa estar sozinho, iluminando não apenas as causas da solidão, mas também como se pode resistir a ela ou se reconciliar com ela. Humano, provocativo e profundamente comovente, A cidade solitária, uma inteligente mistura entre pesquisa bem fundamentada e depoimento pessoal da autora, reflete sobre os espaços entre pessoas e coisas que as unem, sobre sexualidade, mortalidade e as possibilidades mágicas da arte."


Cidades afundam em dias normais

Não poderia faltar um livro da minha escritora nacional favoritaaaa! Conheçam o trabalho da Aline Valek, sérião!

Ela tem blog, podcast e livros maravilhosos❤️ ela é tudo de bom!

Sinopse:
Alto do Oeste é uma cidade no meio do Cerrado, que, no início desse século, afundou inexplicavelmente dentro de um lago. Apesar de insólita, essa submersão foi acontecendo de forma lenta e gradual, de modo que também foi aos poucos que seus habitantes foram “expulsos” pelo avançar das águas e obrigados a abandonar à cidade. Anos depois, uma seca extrema no cerrado voltou a revelar Alto do Oeste, e todos os resquícios da vida das pessoas daquele lugar antes da inundação vieram à tona novamente, como se fossilizados pelo barro que agora encobre todas as coisas. Ao saber da notícia, Kênia Lopes, uma antiga moradora da cidade, decidiu que precisava fotografar as ruínas, como se em busca da resposta para uma questão jamais respondida: o que faziam os moradores enquanto aquele pequeno apocalipse se aproximava?

Mrs. Dalloway

"Mrs. Dalloway disse que iria ela mesma comprar as flores"

Um dos livros mais importantes da literatura, uma das autoras mais brilhantes! Foi publicado em 1925 e li pela primeira vez há muito tempo, será uma releitura que estou querendo fazer fazer há alguns anos. Lembro pouco do que li pela primeira vez, lembro que dei uma viajada, não entendi direito o que tava rolando. Não é pra menos, uma obra tão esplêndida dessa escritora maravilhosa não foi feita para ser lida como se vê televisão, como diria Susan Sontag.  Então quero investir um tempo, me dedicar nessa leitura como não fiz pela primeira vez e tenho certeza que sairei dessa experiência totalmente transformada.

Esse livro foi um presente da maravilhosa da Bruna❤️

Olhos D'água

Não conheço UMA pessoa que tenha lido esse livro sem se sentir transfigurado por ele.  Por isso, sempre quis ler, experimentar e sentir o que essa leitura propõem. Sei que não será uma jornada fácil, esse livro aborda temas que incomodam bastante, cutucam a ferida.

"Conceição Evaristo ajusta o foco de seu interesse na população afro-brasileira abordando, sem meias palavras, a pobreza e a violência urbana que a acometem. Sem sentimentalismos, mas sempre incorporando a tessitura poética à ficção, seus contos apresentam uma significativa galeria de mulheres. Ou serão todas a mesma mulher, captada e recriada no caleidoscópio da literatura em variados instantâneos da vida?Elas diferem em idade e em conjunturas de experiências, mas compartilham da mesma vida de ferro, equilibrando-se na “frágil vara” que é a "corda bamba do tempo".

Ganhei esse livro de presente da maravilhosa Jaque❤️ 


A casa dos espíritos

"A casa dos espíritos é tanto uma emblemática saga familiar quanto um relato acerca de um período turbulento na história de um país latino-americano indefinido. Isabel Allende constrói um mundo conduzido pelos espíritos e o enche de habitantes expressivos e muito humanos. Em um pano de fundo de revolução e contrarrevolução, Isabel Allende traz à vida uma família cujos laços privados de amor e ódio são mais complexos e duradouros do que as lealdades políticas que os colocam uns contra os outros.Conhecido como obra prima da literatura latino-americana, A casa dos espíritos apresenta uma narrativa instigante que costura passado, presente e futuro de maneira fluida e elegante. Isabel Allende nos presenteia com personagens ricos em emoção e detalhes bastantes minuciosos a respeito do universo que os rodeia. É um romance atemporal com toques de inspiração na família da própria autora."

Eis outro livro que sempre esteve no meu radar e espero conseguir ler esse ano! Sou doida pra conhecer a Isabel Allende, ainda não tive essa honra.

Chelsea Girls

Esse livro é um retrato poderoso e divertido de uma época de efervescência e liberdade.

"Repleto de álcool, drogas, sexo e arte, este cultuado romance é um retrato íntimo e caloroso da formação de um dos grandes nomes da poesia contemporânea americana. Neste romance, Eileen Myles transforma a própria vida em uma obra de arte. Dividido em episódios curtos, que transitam entre o humor, a confissão e o drama, Chelsea Girls traça um retrato assombroso dessa vida intimamente ligada à arte. Poeta, performer, romancista e jornalista, Myles é, nas palavras da escritora Deborah Levy, "a peça perdida para qualquer um que só tenha lido escritores homens da geração beat". Cheio da energia da época que mudou para sempre as letras americanas, o livro é ao mesmo tempo um testemunho do caldo cultural que agitou a cidade de Nova York nos anos 1970 – as festas, os bares, os festivais, a música e a poesia – e um relato de quem ajudou a forjar essa época. Uma crônica moderna de como uma jovem escritora quebrou com as correntes de uma rígida identidade cultural que jamais a definiu. "
Adoro livros com essas temáticas, retratando essa época que foi tão insana e tão rica para a música, arte e literatura. Já é certeza que vou adorar!

Um outro Brooklyn

"Augusta, antropóloga formada por uma prestigiada universidade, volta a sua casa para o funeral do pai. Coincidentemente, seu trabalho de pesquisa acadêmica centra-se em rituais funerários de várias culturas, uma tentativa de desvendar o mistério do luto e a dor quase infinita da perda. Numa viagem no metrô, ela reencontra Sylvia, uma velha amiga ― e um caldeirão de reminiscências passa a fervilhar em sua mente e aquecer seu coração. A história de Augusta começa em 1973, quando aos oito anos de idade ela se muda para o Brooklyn ― um enclave multicultural de Nova York com uma dinâmica comunidade afro-americana e vastas populações de imigrantes de todo o planeta. Lá, ela descobre o poder e o conforto da amizade feminina, enfrentando a transição da adolescência para a vida adulta."

Mais um livro situado na década de 70, nos EUA. Parece uma tendência nessa lista!


A curva do sonho

Nem tenho comentários para essa escritora maravilhosa! Dela já li "Os despossuídos" e "A mão esquerda da escuridão", dois LIVRAÇOS!

Sinopse:
"Em um mundo assolado por instabilidade climática e superpopulação, George Orr, um cidadão pacato e mundano, descobre que seus sonhos têm o poder de alterar a realidade. Quando acorda, o mundo que conhecia tornou-se um lugar estranho, quase irreconhecível, em que apenas ele tem a memória de como era antes. Sem rumo, ele busca a ajuda do Dr. William Haber, psiquiatra que logo deixa de lado o seu ceticismo e entende o poder que George possui, transformando-o em um peão de um perigoso jogo, em que o destino da humanidade fica mais ameaçado a cada instante.

Tão relevante para o mundo atual quanto era ao ganhar o prêmio Locus (1972), esta história de Ursula Le Guin é um verdadeiro clássico, profético e ferozmente inteligente."

A elegância do ouriço

Tenho esse livro há anos, já emprestei, mas eu mesma ainda não li. Em 2021 isso precisa mudar, quero muito conhecer essa autora francesa que leciona filosofia e parece ser uma ótima companhia para um chá da tarde. Só ouvi coisas boas a respeito desse livro e tenho a impressão que a escrita dela vai me atrair bastante.

Um pouco sobre o livro:
"Conhecemos duas personagens: Renée, a zeladora do prédio de número 7 da Rue de Grenelle em Paris, e uma menina de 12 anos, caçula da família Josse que mora no prédio, que decidiu que se matará no seu 13º aniversário. Os capítulos se intercalam, ora Renée conta sobre o dia a dia no prédio e seus vários interesses, ora a menina fala sobre seu plano suicida.
No início, a relação entre elas é distante e profissional. São poucas as vezes que se encontram e trocam palavras. Assim, a autora expõe, principalmente com os textos de Renée, a reflexão sobre os lugares sociais ocupados por cada personagem. A zeladora tem consciência do que seus patrões esperam dela em relação a seu comportamento. Assim, ela se mantém longe, fria e profissional. Ao mesmo tempo, guarda bem guardado um amor pelas artes, principalmente à literatura e ao cinema, e pela filosofia."

Memórias de um urso polar

TUDO nesse livro me chama atenção, por isso senti que não poderia deixar ele de fora dessa listinha especial.

Se trata de um romance estranho e encantador sobre 3 gerações de ursos polares,  passando por boa parte do século XX e mostrando eventos que moldaram nossa sociedade atual. Tud isso pelos olhos de personagens bem diferentes.  "Uma história que, embora protagonizada por animais dotados de patas e garras afiadas, revela como nós, humanos, nos comunicamos com nossos próprios sentimentos em meio aos eventos da história do século XX. "

Ganhei esse livro de presente da maravilhosa Thais Ueda❤️ 


UM LIVRO BÔNUS, POR QUE NÃO?

Filhos de sangue e osso

Estou bem esperançosa que esse ano eu vou sentar minha bunda e ler Filhos de Sangue e Osso. Uma fantasia empolgante e premiada, que chamou atenção e capturou o coração de muitos leitores ao redor do mundo!

Dentro do universo desse livro a magia desapareceu.

Por ordens de um rei cruel, os maji viraram alvo e foram mortos, deixando Zélie sem a mãe e as pessoas sem esperança. Agora Zélie tem uma chance de trazer a magia de volta e atacar a monarquia.  Esse livro é o primeiro de uma trilogia de fantasia baseada na cultura iorubá.  E olha só que legal a autora, formada em literatura inglesa em Harvard, ganhou uma bolsa para estudar cultura africana aqui no Brasil, em Salvador. E foi lá que ela se inspirou para criar um universo de fantasia em que a magia dos orixás corre o risco de se perder para sempre.
Esse livro vai ganhar uma adaptação para o cinema, então bora ler, meu povo!
Queridos, é isso por hoje! Espero que tenham gostado, me conta qual é a sua listinha de livros para 2021🙂 


Se você gosta desse cantinho te convido a apoiar meu trabalho no catarse :) 
Você vai receber conteúdo extra toda semana, posts e newsletters antecipado, vai participar de sorteio todo mês, sprints diários e muito mais!

Vem conhecer meu projeto <3 

Beijos,
Rita

                                                                        Meus links:
                                              Twitter ◈ Instagram ◈ Catarse ◈ Goodreads
◈ Spotify ◈ Letterboxd ◈ Tv Show Time ◈ Wishlist

Postar um comentário

Obrigada por deixar um comentário! <3

Instagram

Rita Zerbinatti. Theme by STS.