O QUE LI NA MARATONA DE HALLOWEEN 2020


Wow, esse mês foi intenso!

Participei da Maratona de Halloween, organizada pela linda da Mel, e hoje tô aqui para compartilhar o que foi lido e um pouco das minhas impressões sobre cada um dos livros.

Pra começar a conversa, preciso desabafar: percebi que esse mês não foi tão legal quanto eu gostaria. As leituras que escolhi não foram tão legais, muito menos assustadoras. O único livro que realmente me divertiu do começo ao fim foi "VHS: Verdadeiras Histórias de Sangue". Os outros livros também me divertiram, foi legal, mas não foi tããão legal, sabe?

O que salvou mesmo foi que assisti 8 temporadas- isso mesmo, assisti 8 FUCKING séries - ao longo do mês. Vou comentar sobre elas no post exclusivo do Catarse essa semana <3 Me apoia por lá se quiser saber as paradas aleatórias que tenho pra falar e receber conteúdo extra!

Mas chega de enrolação, vamos falar de livro!


Basta clicar no título para comprar os livros, caso se interesse ;D


VHS

VHS: Verdadeiras Histórias de Sangue, é um livro de contos do César Bravo. Ele vai explorar os acontecimentos bizarros de uma cidadezinha do interior paulista, os contos têm uma conexão e trazem cenários si-nis-tros. Fiquei bastante surpresa com a criatividade do autor e adorei todos os contos! É claro que alguns gostei mais, outros menos, mas todos eles prenderam minha atenção e alguns me deixaram beeeem tensa.

Recomendo muito esse livro! E tem continuação, dá uma olhada.

Príncipe Drácula

Segundo volume da série Rastros de Sangue, nesse volume a Audrey Rose e seu companheiro de aventuras vão parar no castelo do Vlad, O Empalador. Esse castelo, conhecido e temido por todos graças aos horrores que o Vlad fez, virou uma escola de Medicina Forense e nossos personagens queridos vão até lá para estudar e se aperfeiçoar nessa prática. Obviamente que coisas sombrias acontecem, assassinatos sombrios começam a deixar o clima muito tenso.

Gostei dessa leitura, foi bem divertido acompanhar os personagens, teve um plot twist legal, mas no fim das contas não teve o climão que eu tanto queria. Está longe de ser um livro assustador, o máximo ali são cenas bizarras dos personagens dissecando cadáveres (coisa já vimos no primeiro volume). Teve mais romance e flerte do que terror.

Se essa é sua vibe, se joga!


Pequenas realidades

Estava muito ansiosa para conhecer a escrita da Tabitha King e curiosa para ver qual história ela tinha para nos contar. Já estava com expectativas, mas me surpreendi muito com essa leitura. Tudo o que vivi com esse livro me pegou meio desprevenida.

Em Pequenas Realidades acompanhamos muita treta familiar, vícios, mágoas e personagens obcecados por coisas em miniatura. O que mais gostei foi toda essa vibe de horror da vida real, apesar de ter um elemento fantasioso, o que realmente assusta é o que o ser humano é capaz de fazer com a vida do outro no dia-a-dia. É o tipo de livro que te faz relembrar das filhas da putagem que já vivemos.

E além disso, a Tabitha tem um olhar muito aguçado e te faz enxergar claramente as minúcias do relacionamento entre os personagens. Fiquei completamente admirada e adorei a história que ela criou. Quero muito escrever mais sobre esse livro aqui ou no insta, porque tem muita coisa pra falar!

Meninas selvagens

Esse livro foi uma surpresa boa e ao mesmo tempo, nem tanto. Gostei da leitura, maaaas tenho algumas ressalvas. Em Meninas Selvagens, a autora nos transporta para uma ilha onde garotas estão vivendo um verdadeiro inferno. Um vírus desconhecido tomou conta do lugar e elas estão em quarentena, sofrendo para sobreviver, lutando entre elas para conseguir comida e pior de tudo, quem se infecta sofre mutações bizarras no corpo. Essas jovens garotas estão ali na pura tensão.

Gostei muito das descrições sobre as mutações, me trouxe uma vibe muito Aniquilação e Death Stranding. Adoro coisas non-sense e surreais, sabe? Adorei também as metáforas que estão presentes ali, dá pra ir mais fundo na história e abstrair significados interessantes. No entanto, não me envolvi com nenhuma das personagens e algumas coisas importantes ficaram muito no ar, sem ganhar profundida muito menos explicação. Isso não me incomoda tanto, mas certamente minha experiência teria sido mais significativa se a autora tivesse nos levado além da superfície.

A profecia

Ok, esse foi o livro que menos gostei. Não curti a narrativa, não me conectei com nenhum personagem, não me assustei e não fiquei tensa em momento algum. O final começou a me cativar um pouco mais, ainda assim, não foi o suficiente.

Ainda não revi o filme, mas tenho certeza que gosto mais do filme - mesmo lembrando de pouca coisa, pois fazem alguns vários anos desde a primeira vez que assisti.

Temos aqui um casal rico, o marido é envolvido com política e a mulher - obcecada com a imagem da vida pública - quer um filho a qualquer custo. No entanto o casal tem muitas dificuldades e quando finalmente conseguem um filho, tem algo muito errado com ele.



Drácula

Comecei a reler Drácula pela terceira vez. Wooow! Simplesmente adoro esse livro, mas não estava nos meus planos ler Drácula pela segunda vez só esse ano, simplesmente aconteceu. Surgiu uma leitura coletiva no meu grupinho do Discord e resolvi me jogar e reler. Está sendo incrível e dessa vez, estou captando ainda mais detalhes da história.

É fascinante reler um livro. E Drácula dispensa apresentações, né? Conta a história do vampiro mais famoso EVER, e é tudo através de cartas. É sensacional, se você ainda não leu, recomendo com força.

Objetos sobrenaturais

Comecei a ler Objetos Sobrenaturais com altas expectativas, mas logo de cara me lembrei que não me dou muito bem com livros sobrenaturais de Não Ficção. Acontece que não consigo levar nadinha a sério e fico de saco cheio muito rápido.

Depois da frase "cuidado ao comprar objetos usados, pode vir com um fantasma na garupa" eu achei muito bobo e larguei o livro, não sei se vou retomar essa leitura. Se ao menos acreditasse em fantasma, talvez poderia até aproveitar a leitura, mas estava achando bobo demais.

Se você já leu, me diz se melhora e se vale a pena dar uma insistida.

Dança da morte

Finalmente está acontecendo: tô lendo Dança da Morte. Ia participar de uma Leitura Coletiva com esse livro, mas depois daquela treta do Stephen King no twitter as pessoas desistiram de ler. Resolvi encarar o calhamaço sozinha e está sendo uma experiência incrível! Ainda bem que o fiz, já tenho certeza que essa leitura vai ficar marcada - ainda mais por estar lendo em pleno 2020, um ano destruído pela pandemia do COVID-19.

A escrita do King consegue me envolver de forma instantânea, estou completamente imersa na história e aflita pelos personagens. Existem muito paralelos a serem traçados com o momento presente, e isso é absurdamente assustador.

Estou afim de fazer uma série de posts comentando minha experiência com essa leitura, aguardem!


Quer receber conteúdos extras? Considere apoiar meu trabalho no Catarse :D Vou ficar muito feliz em ter você me acompanhando mais de pertinho. Essa campanha é nova, mas já estou trabalhando em vários conteúdos legais sobre leitura, organização, filmes, séries, educação, arte, conhecimento e por aí vai. 
Já tem posts exclusivos e podcast também! :)





2 comentários

  1. Pequenas Realidades, Meninas Selvagens e A Profecia tão na minha lista de desejados há um tempããão, queria muito comprar! Li Drácula no inicio do ano, e lembro de ter me surpreendido em como o livro parecia sempre se estender com tantas nuances! A Dança da Morte é mais um que rezo pelo dia em que o preço abaixe hahaha

    Limonada, blog pessoal
    Suvenir Literário, blog sobre livros
    Projeto Rata de Biblioteca

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tati, sua lindaaaa! que bom te ver por aqui <3
      Já estou acompanhando seus projetos!

      Caraaaaa, pequenas realidades e dança da morte SOS! maravilhosos demais!

      Excluir

Obrigada por deixar um comentário! <3

Instagram

Rita Zerbinatti. Theme by STS.