O QUE É DARK ACADEMIA?

Que alegria imensa estar trazendo esse tema aqui pro blog!

Fiquei muito obcecada por Dark Academia há uns meses atrás e acabei conversando com a Mel sobre isso. Para minha surpresa ela também estava totalmente obcecada e aí SEGURA né, começamos a trocar figurinha sobre o assunto e nunca mais paramos.

Não demorou para esbarrar no vídeo da May, que me chamou atenção logo de cara, especialmente por ser uma brasileira falando desse assunto - que só agora está começando a tomar força aqui no Brasil. Os vídeos da May sobre Dark Academia são os melhores, ela é a nossa rainha de Dark Academia no Brasil, já foi decidido! hahah

Ah e por favor, assistam também esse vídeo aqui da Carla Fusco, pessoa MA-RA-VI-LHO-SA! Fiz um curso de História da Ficção Científica com ela, foi lindoooo!


DARK ACADEMIA: O QUE É, ONDE SURGIU?

Esse rolê já existia, mas esse ano estourou no TikTok com jovens postando vídeos como esse ou esse e logo virou uma febre.

Dark Academia é um movimento cultural e seus pilares são as artes, a literatura e o aprendizado. Mas também tem uma estética muito própria: cores neutras, tons marrons e bege tomam conta dos casacos tweed, blazers e saias xadrez. Ah, claro, não podemos esquecer das botas de cano alto!

Na verdade, Dark Academia é mais do um movimento cultural, é um estilo de vida. Pessoas que se identificam com essa temática são aqueles que gostam de ler, apreciam arte, visitam museus, gostam de estudar. Junte essas paixões com o visual que citei acima e pronto: temos um "dark academidician".

O termo ainda não tem uma tradução pro nosso lindo pt-br, mas a May Mortari chamou de Academia Sombria, achei bem legal.

>>> Aqui tem um link de uma matéria incrível da Globo com participação minha, da May e da Mel pra falar sobre Dark Academia. Não deixe de conferir :D

Vou deixar aqui algumas fotos das roupas, pra vocês sentirem a vibe! 


Essas imagens todas peguei no pinterest e no tumblr, são ótimos lugares para ficar inspirado em Dark Academia!

O QUE ME CHAMA ATENÇÃO NESSE MOVIMENTO?

Eu já fazia parte desse movimento e não sabia! Sempre amei coisas vintage, já pirei muito com filmes como Sociedade dos poetas mortos e O sorriso da Monalisa e claro, respiro arte, literatura e estudos. Sou professora de Arte, tenho esse blog e um insta sobre livros e estou sempre estudando.

Com relação à estética não me identifico muito, mas tenho vontade de trazer alguns elementos para meu guarda-roupa quando essa pandemia acabar. Espero que consiga fazer isso em breve.

Mas o que gosto mesmo é a valorização do aprendizado. Não tem como ser um movimento ruim se está incentivando pessoas à ler, estudar e conhecer arte. Entendo que existe o lado ruim, pois não é todo mundo que consegue acesso à tudo isso. A May fala sobre isso no vídeo dela também e é muito verdade, ainda mais para a realidade do nosso país.

Acredito que podemos adaptar esse movimento e transformá-lo em algo que vai adicionar para todos. Hoje em dia, ainda mais nesses tempos de pandemia, podemos estudar através de vídeo aulas e cursos gratuitos, podemos ver palestras e ampliar nossa vontade de aprender e conhecer para além da universidade. Assiste esse vídeo maravilhoso aqui da Ana, acho esse conceito maravilhoso!

Outra coisa incrível de Dark Academia é ver que adolescentes e jovens adultos estão se interessando cada vez mais por esse movimento. Isso significa que estão valorizando suas próprias jornadas de autoconhecimento, porque é isso que a arte e a literatura traz na vida de uma pessoa: a oportunidade de se expandir, de se conhecer melhor e conhecer o outro. Olha que riqueza!


MARATONA DARK ACADEMIA

Pensando nisso tudo, eu, Mel e May resolvemos fazer uma Maratona Dark Academia #MLDK entre dia 09 e 23 de novembro. Sinta-se totalmente abraçado para participar desse momento conosco e estudar, ler, aprender e crescer.

Para facilitar as coisas por aí, a May criou algumas categorias maravilhosas para nossa maratona:

1 - Livro com um ambiente acadêmico

2 - Livro do século passado/clássico

3 - Livro com uma sociedade secreta

4 - Livro que se passa no outono/inverno

5 - Livro com presença de alguma mitologia

6 - Livro de poemas

7 - Livro que se relaciona com as artes/humanidades

8 - Livro com temática obscura.

Ao longo desses 15 dias de Maratona você pode ler livros que se encaixam em alguma dessas categorias - ou em todas, você que sabe. Mas você pode também aproveitar para colocar seus estudos em dia, já que a Dark Academia valoriza tanto a aprendizagem, aproveite essa oportunidade para entrar na maratona e estudar.

E se quer participar, mas não quer ler nenhum livro Dark Academia, ficaremos muito felizes com a sua companhia, tá? <3 Teremos lives no canal da Mel hoje e na próxima terça, às 20h. E podem surgir mais lives com sprint de leitura/estudos, fica ligado nas nossas redes sociais!

No meu post no insta falei um pouco sobre algumas características que considero como Dark Academia, vai lá dar uma olhada. Aqui vou deixar uma listinha de livros que podem se encaixar nessa temática, espero que gostem!

Nona casa \\ Cordialmente cruel \\  Pintassilgo

Harry Potter \\  A história secreta \\ Drácula

Frankenstein \\ Medo imortal \\ O retrato de Dorian Gray \\ Jane Eyre

E para finalizar, use e abuso do Tumblr e do Pinterest para se envolver e se inspirar nesse tema maravilhoso! Espero que tenham gostado do post :D



Você gostou desse post? Quer receber mais conteúdos? Considere apoiar meu trabalho no Catarse :D Vou ficar muito feliz em ter você me acompanhando mais de pertinho. A partir de R$5 de colaboração você pode fazer parte do nosso grupo no Discord, um cantinho onde falamos muito de arte e literatura. Rola leituras conjuntas e sprints várias vezes na semana. É uma delícia <3 

Lá também compartilho um pouco do meu dia e do meu processo de criação de conteúdo, tem espaço para recomendações de livros, filmes, anime, podcasts. Esse grupinho é tudo de bom! E ainda tem o conteúdo extra :D

Meus links:

11 comentários

  1. Também fazia parte e não sabia! hahah amei o post! <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maravilhoso descobrir que já fazíamos parte de algo assim né kkkk

      Excluir
  2. Nossa, que legal! Super me identifiquei e não fazia ideia que tinha um nome. Adorei o post!
    Beijos,
    A Menina da Janela

    ResponderExcluir
  3. Eu estou escrevendo pela primeira vez com essa temática e estou um pouco perdido, não consegui entender de onde surgiu e queria fazer uma pergunta, quais aulas você imagina que eles teriam?

    ResponderExcluir
  4. Eu amei demais, o jeitinho que você explicou tudo me deixou mais apaixonada. Eu quase que não saio do pinterest tem muitas coisas.

    ResponderExcluir
  5. Me identifiquei totalmente com esse estilo, gostei de ficar sabendo dele pelo seu blog, confesso que vc explicou muito bem sobre isso e fico feliz de encontrar alguém tão transparente e feliz com seu próprio eu.

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Eu já fazia parte desse movimento e não sabia.
    alem, da cultura gotica, alternativa,ocultismo... gosto demais de dark academy.
    e olha q sou da geração 90 a 2000.

    ResponderExcluir

Obrigada por deixar um comentário! <3

Instagram

Rita Zerbinatti. Theme by STS.