AS CRIATURAS QUE AMAMOS

Sabe quando você ouve falar de um livro e fica completamente encucada, pensando: como diabos o autor fez isso? E quando se dá conta, está passando esse livro na frente de todos os outros. No mês passado aconteceu isso comigo, o livro que passei na frente de todos porque estava ficando louca de curiosidade foi A Criatura, do Andrew Pyper.

Esse autor já é bem conhecido por aqui, ele também escreveu Demonologista e Os Condenados, livros que a Darkside Books trouxe para nós com um super capricho. Mas confesso que o livro dele que realmente estava me chamando atenção era  A Criatura e resolvi me aventurar. Se liga nisso aqui:

 "Para dar vida à sua própria criatura, Pyper dissecou alguns dos monstros sagrados do século XIX. Mary Shelley, Robert Louis Stevenson e Bram Stoker viram personagens do livro e se inspiram num ser imortal e cruel para escreverem suas obras-primas góticas. Assim, os mitos de Frankenstein, O Médico e o Monstro e Drácula ganham novas perspectivas e ficam tão assustadores como em suas origens. A Criatura é muito mais do que uma homenagem aos mestres do passado. Sua narrativa costura elementos de thriller policial e terror psicológico com forças sobrenaturais além de nossa compreensão. O mal se apresenta em diversas formas, e ele pode estar vigiando o seu lar neste exato momento." 

Fala a verdade, não dá pra resistir.

Um pouco mais sobre A Criatura de Andrew Pyper

Acompanhamos a doutora Lily Dominick, uma psiquiatra forense que trabalha para o governo analisando e avaliando psicopatas e outros criminosos. Ela é uma personagem meio estereotipada e sem muita profundidade, do tipo que não tem amigos e só vive para o trabalho. No entanto, chega um criminoso bem diferente do que ela estava acostumada, o crime ele cometeu foi insano e ele a fala sobre a morte de sua mãe, além de provocá-la com outros detalhes sobre sua vida. Ela decide levar adiante o jogo desse homem lunático e se vê envolvida em uma confusão cheia de terror e sangue.

E não para por aí, é no meio disso tudo o autor consegue conectar essa história com três grandes clássicos do terror: Drácula, Frankenstein e Médico e o Monstro. Confesso que ao saber disso a curiosidade quase me deixou DOIDA da cabeça, precisava saber como diabos esse autor conseguiria fazer essa conexão de um jeito bom.

A resposta é que ele quaaaase conseguiu.

A leitura não foi ruim, na verdade foi divertida. É um livro perfeito para ser devorado numa tarde desocupada. O autor conseguiu me manter intrigada, devorei a primeira metade do livro e não conseguia parar de ler. Isso é um feito e tanto, adoro quando um livro consegue me capturar assim.

No entanto, algumas escolhas da personagem principal me pareceram forçadas demais. A verdade é que muita coisa ali não me convenceu e fiquei com aquela sensação de isso aqui tá ruim, mas tá bom, sabe? E falta um certo tempero na narrativa, você acompanha pela curiosidade, mas somente por isso.

Confesso que meus meus momentos favoritos foram justamente quando o autor trazia referência dos clássicos. Existem algumas passagens sobre a Mary Shelley e sobre o Bram Stoker que simplesmente a-d-o-r-e-i. Nesses momentos me senti totalmente envolvida e conectada, estava atenta e maravilhada com as cenas que o autor estava me apresentando. Queria mais!

Quanto aos personagens, não me envolvi muito com nenhum deles. Tanto a Criatura quando a doutora Lily são ok, sabe? A Lily é uma personagem traumatizada pela morte da mãe e podemos ver como isso afetou a vida dela, mas seria tão mais legal se tivesse me conectado com ela de uma forma mais profunda, se tivesse me sentido mais próxima e mais envolvida com as questões dela. 

Até aí pode ser apenas um problema meu, por isso se você tem vontade de ler: por favor, leia <3


Outras obras

Uma coisa que o Andrew Pyper fez bem foi resgatar minha vontade de ler novamente esses clássicos maravilhosos. Um deles já consegui, li Drácula no mês passado e estou relendo esse mês para a leitura conjunta do grupinho no discord - é maravilhoso demais esse livro! E os outros estão na minha lista pra reler ainda esse ano, especialmente O Médico e o Monstro, que li pela primeira vez há uns bons anos. Estou DOIDA com aquela edição nova da Editora Antofágica, clica aqui pra ver!

Esses livros foram extremamente marcantes e impactaram a história da Literatura e a vida de muitas pessoas. São histórias tão relevantes que não foi somente o Andrew Piper que resolveu homenagear e se inspirar nessas obras, muitos outros autores também fizeram suas releituras. 

Vou citar alguns livros aqui, mas fiquem à vontade para deixar mais recomendações.



Drácula | Dracul | Príncipe Drácula

Frankenstein | A sombria queda de Elizabeth Frankenstein

O médico e o monstro | Her dark curiosity

O livro Príncipe Drácula é o segundo volume da trilogia Rastros de Sangue, no primeiro volume acompanhamos a personagem investigando os casos do Jack, O Estripador. Já no segundo vamos acompanhá-la se aventurando no castelo do Conde Vlad.

O último livro que citei também faz parte de uma trilogia, mas ainda não está completa aqui no Brasil. O primeiro volume chama-se A filha do louco e é inspirado no livro A ilha do Dr. Moureau, já o segundo volume Her dark curiosity é inspirado no Médico e o Monstro e o terceiro, A cold legacy,  foi inspirado em Frankenstein, da Mary Shelley. 

Fala sério, quero muito ler essa trilogia!

Espero que tenham gostado do post de hoje, se tiver mais alguma recomendação de livros que façam releituras à esses grandes clássicos, deixe aqui nos comentários! :)

Quer receber conteúdos extras? Considere apoiar meu trabalho no Catarse :D Vou ficar muito feliz em ter você me acompanhando mais de pertinho. Essa campanha é nova, mas já estou trabalhando em vários conteúdos legais sobre leitura, organização, filmes, séries, educação, arte, conhecimento e por aí vai. 
Já tem posts exclusivos e podcast também! :)







Postar um comentário

Obrigada por deixar um comentário! <3

Instagram

Rita Zerbinatti. Theme by STS.