5 MOTIVOS PARA VER DISPATCHES FROM ELSEWHERE


Assisti essa série há alguns dias e ela não me sai da cabeça. Estou completamente apaixonada & obcecada por ela! Tenho essa mania de ficar obcecada com as coisas - e confesso que adoro quando isso acontece. Então vou compartilhar um pouco desse meu fascínio por essa série com vocês hoje. Estão prontos para essa jornada?

Vamos começar falando um pouco sobre a produção: quem criou a série foi o Jason Segel, ele mesmo, o Marshal de "How I met your mother". E na verdade se trata de uma minissérie, com 10 episódios disponíveis no Prime Vídeo, que foi inspirada no documentário "The Institute", de 2013. Te recomendo não pesquisar sobre esse documentário antes de ver a série, pode confiar. Aliás, recomendo que você se jogue nessa história sem olhar para os lados, sem saber nadica - ou quase nada.

Vou dar uma rápida sinopse, mas se você quiser pode pular essa parte e seguir para o próximo parágrafo, aproveitando a dica que dei ali em cima. A narrativa diferenciada nos conta a história de 4 personagens principais que se unem aleatoriamente para uma aventura maluca, confusa e com ares de teoria da conspiração. Essa é a melhor sinopse que posso dar e ainda assim, não é 1% do que a série representa.

Por que acredito que você deveria assistir Dispatches From Elsewhere? Vamos lá:

MOTIVO 1: SENSIBILIDADE

Para começar te convencer, vamos falar de sentimentos! Essa série esbanja sensibilidade e emoção. Sentimentos predominam do começo ao fim desses incríveis 10 episódios. Logo de cara já existe uma grande chance de rolar uma identificação forte com o personagem principal, o Peter (Jason Segel) e também no primeiro episódio existe uma grande chance de você ficar emocionado. Confuso & emocionado.

Tem uma cena nesse primeiro episódio que me pegou bem despreparada. Pude perceber ali, logo no começo, o quanto essa história seria poderosa e sensível. O que mais posso dizer? Se prepare para encarar de frente os seus sentimentos, eles certamente vão bater na sua porta.

MOTIVO 2: ARTE

Essa série tem uma relação intrínseca com arte. Sempre que paro pra pensar no TANTO que a arte representa dentro dessa narrativa, fico chocada. Especialmente porque sempre percebo algum elemento novo, algo que não havia notado. Tudo é arte ali. O Jason Segel (criador da série) inspira e exala arte a cada minuto. É lindo.

Para quem já é mais chegado no tema, esses elementos vão ecoar de um jeito forte, vão remexer as estruturas e trazer um montão de ideia, sentimento e reflexão. A vontade de criar chega com tudo, é muita inspiração. Para aqueles que não são muito artísticos, tenho certeza que vão ficar encantados com uma imersão tão significativa no mundo da arte e da criatividade.

MOTIVO 3: FILOSOFIA

Tenho pouquíssimo conhecimento na área de filosofia, mas estou lendo "No café existencialista" e estou me familiarizando com esse movimento filosófico. Por conta dessa leitura pude perceber vários elementos existencialistas nessa série e me encantei ainda mais!

Essa questão de que os seres humanos possuem total liberdade e são totalmente responsáveis pelos seus atos é algo muito presente nessa narrativa. Outra coisa que se faz perceber é justamente o medo e a angústia que vem de carona com toda essa responsabilidade e liberdade. O Jason Segel aborda todas essas questões profundas de um jeito que... ai ai, é lindo.

As reflexões do existencialismo se tornam uma ótima sinopse para essa série: a condição e existência humana, a liberdade e escolhas pessoais.


MOTIVO 4: ELEMENTOS FANTASIOSOS

Dispatches não se trata de uma fantasia, não no sentido convencional, mas é também sobre as fantasias que surgem no nosso cotidiano, aquela viajada na maionese que damos vez ou outra (ou sempre, no meu caso). Ou no sentido de "pera, isso real é ou é fantasia?".

Os elementos fantásticos e fantasiosos aqui são extremamente interessantes, nos instigam e nos deixam encantados. Tem esse aspecto do cotidiano, tem esse questionar da realidade - o que os personagens estão vivendo é uma fantasia ou é "real"? - mas também também tem uns momentos ali que a série coloca um pezinho de leve no sci-fi.

É uma viagem linda assistir essa série. Poderia falar de tanta, mas TANTA coisa.

MOTIVO 5: PENSAR SOBRE A EXISTÊNCIA

Uma das coisas que mais me chamou atenção ao assistir "Despachos de outro lugar" foi o tanto que pensei na minha vida. Pensei nas minhas escolhas e não escolhas, pensei no caminho que segui com a minha carreira, pensei no meu passado, presente e futuro, pensei sobre o que estou fazendo com meus dias, sobre a minha família. Cara, o negócio foi longe! É uma série totalmente reflexiva, ela te leva para dentro em vários momentos.

Além de tudo que comentei, a série também faz pensar sobre os medos, angústias, indecisões, ansiedade. É um pacote completo para o sentir e o pensar. Nem consigo expressar direito o quanto isso é incrível, sabe?!Só reforça a ideia de que entretenimento nunca será apenas entretenimento.

Essa série é uma jornada de autoconhecimento e acredito que qualquer caminho que nos faz conhecer mais sobre nós mesmos é algo que vale a pena.


Se tenho outros motivos para você assistir essa série? MUITOS OUTROS. Poderia ficar horas aqui escrevendo sobre todos eles, falando dos elementos sensoriais, falando da trilha sonora, do estilo de narrativa, do enquadramento, dos personagens em si (daria um livro pra cada um deles). Esse série é muito profunda, complexa, HUMANA. E o final vai CERTAMENTE te surpreender. Eu duvido alguém que falei:ah já sabia, super percebi que era aquilo que estava acontecendo! kkkk

Eu imaginei algo parecido, mas ainda assim aquele final me deixou totalmente EM CHOQUE! Na boa, se joga nessa série!


VEM APOIAR MEU TRABALHO

Tem conteúdo extra, posts antecipado, muitos projetos e leituras conjunta, sprints, stories exclusivos e mais! Vem conhecer meu projeto no catarse :)

Me encontre por aí: Twitter // Instagram // Catarse // Goodreads // Spotify // Letterboxd // Newsletter


Postar um comentário

Obrigada por deixar um comentário! <3

Instagram

Rita Zerbinatti. Theme by STS.