STAR WARS: RESILIÊNCIA E EQUILÍBRIO


Vi muitos comentários negativos sobre Star Wars - A Ascensão Skywalker e, apesar de ter tentado não deixar esses comentários afetarem minha experiência, me vi na sala de cinema, minutos antes de começar o filme, com medo de que ele fosse realmente ruim como falaram.  

No entanto, quando aquela conhecida frase apareceu na telona, todo o receio se foi, meu coração disparou e não tive problemas para me entregar completamente à experiência. E já adianto que foi uma delícia, o coração ficou quentinho e o sorriso não saiu do rosto o filme inteiro.  

Antes de tudo, preciso dizer que entendo completamente quem não gostou, aliás, Star Wars vem causando desgosto para muitos fãs já tem um bom tempo. Mas hoje quero apenas falar das coisas boas, do quanto essa história tem um poder imenso e do quanto é importante enxergamos um pouco além de um roteiro que não nos agrada.  

RESILIÊNCIA


Uma das coisas que mais me chama atenção em Star Wars é a capacidade que os personagens tem de se adaptarem rapidamente à qualquer circunstância ao invés de simplesmente desistir (possivelmente o que boa parte de nós faríamos). Essa resiliência é transmitida do começo ao fim da saga, que tive o prazer de assistir novamente, e pude me emocionar com a força enorme que essa mensagem carrega. 

Essa característica tão marcante faz com que entreguemos nosso amor àqueles personagens e faz com que nossa esperança seja depositada neles com uma força incrível. Você já parou para perceber quais são os sentimentos que aparecem em você enquanto assiste Star Wars? É algo forte e especial.  

Eu sou completamente resiliente quando o assunto é Star Wars: nunca irei sair decepcionada e desgostosa do cinema porque esses filmes são mais do que filmes, são parte da minha história de vida, cresci assistindo e assistindo de novo, incansavelmente. Prefiro deixar meu lado muito crítico em casa, descansando. Presto mais atenção nos sentimentos, meus e dos personagens, nos olhares, nas pequenas frases, no bom-humor contagiante. Eu simplesmente adoro isso.  

Ter uma mensagem tão bonita em um filme de guerra nas estrelas é algo que faz bem pra alma, sabe?  


A TRAJETÓRIA DO FINN


Lembremos de tudo que aconteceu com nosso querido personagem Finn: ele foi criado para ser um Stormtropper, um ser-humano destituído de humanidade, alguém que esquece o significado de ser. No entanto, Finn descobriu que ele não era assim e nunca seria, conseguiu fugir da Primeira Ordem e logo em seguida conheceu Rey. Apesar do Finn não ter a intenção de lutar ao lado da Rey, pois ele queria mesmo era fugir da Primeira Ordem para todo o sempre e nunca mais ouvir falar nisso, ele sempre decide ficar e lutar. Se adapta à todas as circunstâncias, buscando salvar, ajudar, melhorar.  

Esse personagem é tão querido e tão cativante, nos faz lembrar de que a nossa vida é cheia de caminhos desconhecidos e até mesmo sombrios, no entanto, podemos aprender e crescer com todos eles.    


O EQUILÍBRIO


O bem e o mau, a escuridão e a luz, a força e a fraqueza. Ao assistir a saga podemos observar que a linha que divide todas essas coisas é muito mais tênue do que podemos imaginar. Em alguns personagens observamos isso com mais clareza e desenvolvimento, em outros não.  

Com isso surge a necessidade do equilíbrio, de se descobrir e se entender, para então se posicionar, para lutar por aquilo que está estampado na alma, mas que é difícil de enxergar.  

Clareza mental e equilíbrio, quem diria que poderíamos falar sobre isso e falar sobre Star Wars ao mesmo tempo, hein?! Isso está presente em todo o treinamento Jedi nos episódios anteriores e em uma das minhas cenas favoritoas da saga inteira:  
Primeira lição do Luke para Rey (episódio VIII)  
Ele diz:
- O que você vê?
Rey responde:
Vejo a ilha.Vida. Morte. Que alimenta mais vida.
Calor, frio, paz, violência.
- E entre tudo isso?
Equilíbrio, energia, uma força.
E dentro de você?
Dentro de mim essa mesma força. 

Essa cena é lindíssima, tem um força enorme para nos fazer enxergar a beleza da saga e nos conectarmos com a nossa essência humana.  

A TRAJETÓRIA DA REY


A pequena Rey foi vendida pelos pais, abandonada. Ela sofre com essas lembranças cruéis e espera que seus pais retornem para buscá-la. Para ganhar a vida em um planeta esquecido, ela é uma catadora de lixo - que sabe muito bem se defender sozinha de qualquer coisa - mas que nunca imaginou que seu destino lhe guardaria feitos tão grandiosos. Ela descobre que a Força é extremamente poderosa dentro dela, mas não basta apenas ter esse poder, é necessário encontrar um equilíbrio e saber utilizá-lo da melhor maneira.  

A mesma coisa serve para nós, meros mortais, que não temos a mesma Força que a Rey, mas temos uma força diferente, que também nos faz seguir em frente e alcançar grandes feitos. No entanto, nos falta o equilíbrio, ainda mais nos dias atuais em que existe tanto ruído, tanta coisa para nos atrapalhar e lançar a nossa clareza mental para o outro lado da galáxia.  

Mas assim como os personagens dessa saga querida, não podemos desistir jamais. Que a Rey e toda a saga de Star Wars nos inspire a buscar nosso equilíbrio e a entender a força que cada um de nós carrega dentro de si.


Me encontre também no

Postar um comentário

Obrigada por deixar um comentário! <3

Instagram

Rita Zerbinatti. Theme by STS.