UM TEMPO OFF



Eu tenho meus pequenos rituais que me colocam na mentalidade certa para fazer cada coisa que preciso fazer. Na verdade, eu tenho um único ritual: colocar meus fones de ouvido e dar o play. Se eu fizer isso com a playlist certa, estou pronta para qualquer coisa. Estive o dia inteiro para sentar e escrever, até o fiz, mas sem os fones... adivinha? Não saiu nada, acabei pegando o celular e entrando no mundo encantado do Instagram. Mas agora deu certo, ufa. Nesse momento em que escrevo estou ouvindo essa playlist aqui, e é engraçado como algumas músicas tem o poder de nos motivar. Essa playlist tem sido uma das minhas favoritas.

Mas voltando rapidinho na parte de me-perder-no-mundo-encantado-do-Instagram, eu queria muito escrever sobre isso. Não exatamente sobre o Instagram, mas sobre as redes sociais no geral e como elas me afastaram completamente do blog. O blog sempre foi um espaço muito importante na minha vida, eu sempre fui do tipo que se expressa melhor escrevendo, mas de repente eu perdi a vontade de escrever aqui. Esses dias fiquei buscando uma resposta, pensando, escrevendo (inclusive, estou firme e forte com meu Journal) e cá estou, então vamos pensar juntos, que tal?

Atualmente temos uma infinidade de coisas pra fazer nas redes sociais. Vídeos infinitos no Youtube, IGTV, feed do Instagram, Newsletters, Blogs, grupos incríveis de Dark, The OA e Game Of Thrones no Facebok, Podcasts, Threads no Twiter... A lista é muito grande, você sabe. E eu aqui guardando uma vontade imensa de produzir algo, colocando várias ideias no papel, tirando foto, escrevendo, mas simplesmente não sabia em qual plataforma e qual formato eu queria usar. Avaliei uma série de coisas, foram vários textos e reflexões, conversas com pessoas queridas, e TAAAARÃ: acabei percebendo que o blog é meu formato favorito, entre todos os outros. Ele consegue combinar tudo o que eu mais amo, é perfeito.

E no entanto, eu não posto há séculos e ando lendo pouquíssimos blogs. POIS É. Muito bizarro como somos engolidos pelo mundo online e dentro dele acabamos por deixar de fazer as coisas que mais gostamos, só pra ficar rolando o feed infinito do Instagram, Facebook e respondendo Whatsapp. Ao invés disso, poderia estar lendo um post novo ou antigo em algum blog que eu gosto. Poderia estar escrevendo um post para o meu blog. A questão real aqui é saber utilizar as redes sociais de forma mais consciente, para não ser sugada e perder a vida lá. Eu realmente queria muito dar uma afastada do Instagram e do Facebook (já até apaguei o Facebook do celular, um graaaande avanço) e a partir de agora, o meu espaço principal será aqui. Esse cantinho. Isso não significa que irei deixar todas as redes sociais para-todo-sempre, com certeza não, mas sabe, eu quero (na verdade, eu preciso) dar pouca atenção para elas. Provavelmente vou aparecer para dizer: hey, tem post novo! ;)

Quando comentei com uma amiga sobre voltar para o blog, ela me disse: "mas quem lê blog?" Isso bateu forte, por que até mesmo eu que adoro tenho lido pouquíssimo, imagina... Mas, é o que eu gosto de fazer: sentar a bunda aqui, com meu fone, minha playlist perfeita, meu chá que está esfriando rapidamente, minha mente desordenada e escrever. Faça o que você gosta, apenas faça.

E claro, colabore e compartilhe os blogs que você curte, isso é muito importante, é um incentivo maravilhoso!

Desculpa o sumiço, espero que continue me acompanhando por aqui! :)

5 comentários

  1. EXATO! Faça o que você gosta. Esses dias, eu li um artigo sobre o quanto as pessoas estavam vivendo o que querem mostrar nas redes sociais e não vivendo o que querem viver e isso bateu hard em mim.
    Precisamos fazer o que nos faz bem e precisamos mais ainda nos sentirmos presentes naquilo que fazemos, sem nos preocuparmos com "o que vai acontecer depois?" ou pior ainda "o que será que vão dizer do que estou fazendo?"
    Seja feliz por você e faça o que quer fazer por você.
    V. Fox

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. SIIIIM! SIIIM! E SIMMM!
      É bem isso mesmo, a gente acaba ficando preso num loop de viver para mostrar nas redes sociais, isso é assustador!

      MEEEEU, muito feliz de ver teu comentário aqui e saber que tu estará por aqui comigo <3 é noiz! E aliás já vou colocar teu blog na lista aqui para acompanhar de pertinho tbm! Bjs!

      Excluir
  2. Eu também adoro o formato do blog, mas é uma pena que hoje em dia muita gente queira consumir conteúdo de forma rápida,o que acontece nas outras redes sociais por exemplo.

    ResponderExcluir
  3. Oie, tenho pensado nisso, em que lugar produzir? amo blog, a gente fazia isso muito bem,as pessoas sabiam escutar mais o outro, tinha empatia, era muito bom a blogosfera!esse post me fez lembrar a alegria de estar aqui, vou voltar, bjs, quem sabe a galera não volta pra esse espaço quentinho que é a blogosfera!

    ResponderExcluir
  4. Oi Rita! Só queria te dizer: eu leio blogs :) É a minha plataforma preferida e ponto. Só continua escrevendo. Bj

    ResponderExcluir

Obrigada por deixar um comentário! <3

Instagram

Rita Zerbinatti. Theme by STS.