Como preparo aulas

 


Preparar uma aula não é algo simples. O trabalho do professor está muito além das explicações e atividades em sala de aula. Para chegar nisso, assistimos documentários e filmes, nos alimentamos com música, textos, livros e conversas. Tudo isso é parte desse processo de preparar uma aula. 

Mostrar esse processo também não é tarefa simples, afinal não é uma coisa tão linear ou rápida. Mas consegui capturar um pouco desse preparo para compartilhar com vocês e quem sabe, inspirá-los a preparar aulas junto comigo. 

É importante frisar que esse processo fica ainda mais legal quando trocamos figurinhas, então professores, fiquem à vontade para trocar comigo sobre o processo de vocês!

Para preparar minhas aulas no ensino médio é um pouco mais simples, afinal tenho que seguir uma apostila. Não sou grande fã de seguir essa apostila, adoro inventar, escutar dos estudantes o que eles querem aprender no mundo infinito das artes e mudar de rota vez em quando. Como trabalho em uma escola pública, tenho mais liberdade para reinventar. 

De forma resumida, esse processo sempre começa com: 

• Leitura da apostila/material  

• Busca por conteúdo complementar sobre o tema (aqui entra artigos, livros, filmes, músicas, podcast, etc)

• Momento de estudo (uma ou duas horas estudando sobre o tema, isso depende bastante) 

• Lista ou mapa mental da sequência da aula (como quero explicar esse tema, quais obras vou usar, quanto tempo vai demorar, qual a atividade prática que faremos) 

• Elaboração da atividade prática 

Já nas aulas que leciono no projeto, nas lives e nas oficinas esse processo muda um pouco. E esse ano também tem uma novidade: sou professora voluntária de um cursinho pré-vestibular comunitário.❤️ O processo dessas aulas são mais intensos e mais demorados, e simplesmente amo me demorar (me perder e me encontrar) nos temas, pesquisar, relacionar músicas, filmes, criar listas e mapas mentais. 

Nessas aulas que tenho que mergulhar sozinha em busca de temas ou materiais, normalmente começam com listas ou mapas mentais: 

• Mapa de ideias (o que tenho vontade de falar, o que quero fazer, onde quero chegar)

• Artistas que quero apresentar 

• Temas que posso trabalhar e relacionar com esses artistas 

• Busca de materiais teóricos para aprofundar esses temas 

E aqui começa o longo e maravilhoso processo de estudo e de muita leitura. Essa parte é a minha favorita, sempre que estou lendo um texto sobre artista X ou tema X, esse texto acaba por me levar a outros temas e outros artistas. Minha cabeça fica à mil e minha empolgação chega a níveis estratosféricos! É muito delícia. 

Enfim, depois de estudar bastante, começo a elaborar a sequência da aula e os slides. Muitas vezes escrevo em tópicos o que quero falar na aula, ou desenvolvo um texto (gigante) escrevendo tudo o que quero falar. 

Claro que tudo isso depende da aula, depende do tema e depende do tempo. Aliás, depende de muita coisa. Tem aula que adoro improvisar e criar conversas sobre obras, tem aula que adoro pesar na teoria, tem também as aulas práticas, e aí os estudos vão para um outro lugar: ao invés de textos, eu pego os pincéis! 

Eu amo demais ser professora de arte, é incrível sentir que não existe fim nas possibilidades e nos territórios que posso cruzar. Um dia posso falar de literatura, no outro dia posso falar de física ou química. Em outro dia, posso simplesmente deixar a música fluir e guiar nossas mãos. 


Compartilhei muito mais desse processo com os maravilhosos apoiadores da Bauhaus em um vídeo de 30 min em que mostrei os materiais que usei, como organizei a aula, minhas anotações etc. CLIQUE AQUI!

Na Bauhaus você pode ver de perto como me organizo nessa rotina de professora e também assistir 6 aulas minhas sobre arte que estão bem bacanas!

Aulas disponíveis:

📖 Vincent Van Gogh (3 aulas) 

📖 Reflexões sobre raça e gênero na produção do conhecimento museológico 

📖 Feminismo decolonial: Rosana Paulino e Madalena dos Santos Reinbolt 

📖 Clarice Lispector e uma escuta da pintura 

Próxima aula: Caio Fenando Abreu e Ana Cristina Cesar


Postar um comentário

Obrigada por deixar um comentário! <3

Instagram

Rita Zerbinatti. Theme by STS.