MELHORES LEITURAS DE 2020

Oi, queridos

Hoje venho compartilhar com vocês as MELHORES LEITURAS DO ANO! Wow. Nem acredito que esse momento chegou. Não via a hora de encerrar esse ano (acho que todos nós, né) e esse momento de publicar as listas de melhores é um bom momento para encerrar essa budega de ano e gritar: NEXT, PLEASE.

Os livros estão na ordem em que fui lendo, acho mais interessante desse jeito. Até porque seria impossível escolher um livro para ocupar o primeiro lugar. Prefiro evitar esse esforço.

Vou escrever, em 3 linhas, as minhas percepções sobre o livro, assim vocês vão ter uma ideia do porquê eles estão aqui na lista. Vai ser bem desafiador escrever só 3 linhas, vish.

VAMOS LÁ.

LIVROS FAVORITOS DE 2020


SOLITÁRIO

Emoção em preto e branco. Solidão, vento, paisagem que acalma ou enlouquece a alma. Uma graphic novel extremamente emocionante. Foi uma das primeiras leituras do ano e fiquei chocada com tanta sensibilidade.

PESSOAS NORMAIS

Poderia ser eu, poderia ser você. Poderia ser qualquer pessoa. Gosto de romance assim, vida real. Personagens problemáticos, cotidiano, frustração, desencontros. Adoro essas coisas em um romance.

FLORES PARA ALGERNON

Um dos livros mais incríveis que já li. Pura sensibilidade e emoção, abriu meus olhos para reflexões que antes passavam batido, aguçou minha habilidade de sentir empatia e me colocar no lugar do outro.



PARÁBOLA DO SEMEADOR

Pegou pesado. Me vi em desespero, com coração acelerado, extremamente agoniada e incomodada com a leitura - e com a realidade ao meu redor. Uma história dolorida, nada bonita, mas ao mesmo tempo PODEROSA.

PÁLIDO PONTO AZUL

Renovou um pouco a minha fé na humanidade. Me lembrou de quem sou e de onde estou. Me trouxe uma perspectiva mais ampla para pensar sobre a vida, me lembrou o motivo por gostar tanto de ler.

DEVOÇÃO

Depois que terminei esse livro quis escrever, quis ler, quis ouvir. Qualquer livro que provoca essa vontade de fazer, de estar presente, é um livro que vai entrar na lista de favoritos.



PEDAGOGIA DA AUTONOMIA

Aprendi que não estou no mundo, estou COM o mundo. E esse meu estar é uma construção, é aprender sempre, é sentir, observar, escutar. É ensinar.

A VEGETARIANA

Embrulho no estômago, dor de cabeça, inquietação. Eram algumas das sensações que me acompanharam ao longo dessa leitura. Esse livro é sobre tanta coisa, tem uma escrita marcante e um poder enorme.

MOONSHADOW

A inocência da infância, a frustração e a raiva com a vida da adolescência, a aceitação que o mundo é desgraçadamente lindo e cruel da vida adulta.


NOSFERATU

Jaqueta de couro, pé na estrada, cabelos ao vento, ódio no coração, violência, vingança. Isso que me vem na cabeça ao pensar nesse livro. Tudo isso num natal maldito que não acaba nunca. Esse livro é perfeito.

O PESO DO PÁSSARO MORTO

Aperto no peito. Aperto mais forte no peito. Um aperto que agora parece tomar conta de tudo, um mal estar. Livro intenso, a vida toda de uma mulher que só sofreu. E fico pensando: isso reflete a existência de quantas outras?

WATCHMEN

O que é a vida se não uma minúscula e insignificante poeira cósmica? O que é o tempo se não uma ilusão? O que é Deus se não uma invenção reconfortante? Não tem como ler isso e sair ileso.


Se quiserem apoiar meu trabalho e receber um montão de conteúdo extra - além disso compartilho muita coisa do meu dia-a-dia no nosso grupo e rola MUITOS projetos de leituras incríveis - só clicar aqui para conhecer mais!  Vem que vem!

Meus links:
Twitter ◈ Instagram ◈ Catarse ◈ Goodreads
◈ Spotify ◈ Letterboxd ◈ Tv Show Time ◈ Wishlist

6 comentários

  1. eu amei demais esse post, achei bem legal a maneira de resumir de forma curtinha, esse ano quero ler mais pq isso tem sido meio complicadinho dps da facul

    bjs
    Carol Justo | Justo Eu?!

    ResponderExcluir
  2. vários já estavam na minha listinha de leituras que quero fazer, a vontade só aumentou agora SOS. amei o post e o resuminho <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. aaaa tenho certeza que vai adorar as leituras! :)
      que bom que gostou do resuminho hahahah foi difícil! <3

      Excluir
  3. Oi, Rita, alguns dos seus favoritos de 2020 estão na minha lista de próximas leituras, principalmente o Pálido Ponto Azul.
    A vegetariana e O peso do pássaro morto foram meus favoritos do ano retrasado, incríveis demais! Recomendo pra geral ler,

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pálido ponto azul é tudooooo! acho vc que vai adorar, Maura! Se joga
      Beijos <3

      Excluir

Obrigada por deixar um comentário! <3

Instagram

Rita Zerbinatti. Theme by STS.