TENTANDO SEGUIR O CRONOGRAMA DE LEITURAS


Normalmente leio vários livros ao mesmo tempo, se você não faz isso é provável que vai ficar chocado ao saber que eu estava com 5 leituras em andamento! "Como assim?"  😁

Por conta da Maratona Literária de Halloween estou tentando ler UM, no máximo dois livros por vez. Se fosse participar da maratona lendo no meu ritmo - começando vários livros de uma vez, lendo 20 páginas de um e 10 do outro - não conseguiria finalizar livro nenhum, por isso estou fazendo uma forcinha e tentando seguir meu cronograma. 

Quando estou com duas - ou mais - leituras em andamento, fico variando entre os livros ao longo do meu dia, bem ao estilo Rory Gilmore. Hoje vim compartilhar um pouco de como me organizo para fazer isso.

Lendo mais de um livro por vez

Uma coisa que precisa ser dita é que quando você encara vários livros de uma vez, vai demorar muito mais tempo para terminar todos eles. Isso é óbvio, mas na prática demorei muito para entender: teimava em ler vários e queria terminar todos em uma semana. A loka, eu sei. Aos poucos fui entendendo meu ritmo e curtindo esse processo mais lento.

Começo um livro de ficção que só vou terminar mês que vem, começo um livro de não-ficção que nem chego a terminar, leio alguns capítulos. A coisa vai fluindo. Não tenho nenhuma categoria para escolher os livros, sei que muita gente só consegue ler mais de um livro quando eles são completamente diferentes entre si, no meu caso leio o que estiver com vontade e vou levando.

Uma vez me perguntaram no instagram: como assim você está lendo 3 livros ao mesmo tempo, você lê um capítulo de um e um capítulo do outro? É bom esclarecer essa dúvida logo: quando leio mais de um livro ao mesmo tempo quero dizer que estou lendo um livro na hora do almoço e outro livro na hora de dormir, por exemplo. Não quer dizer que estou com os dois livros na mão lendo um e depois lendo outro. E consigo fazer isso graças a organização! 😍

Tudo eu meto a organização no meio, né - sorry.


Organizando as leituras com Leio e Notion

Todo mês adoro organizar uma lista de livros - a famosa TBR - e faço isso pelo Notion no computador. Por esse aplicativo consigo ter uma visão mensal bem linda, como podem ver aqui embaixo, vou criando uma página para cada livro, colocando data de início e fim. Ele fica bem organizado e dá pra visualizar o dia em que quero começar e o dia que quero finalizar as leituras.

Sempre consigo seguir esse cronograma ao pé da letra? ÓBVIO QUE NÃO. Mas preciso ter algo assim para me guiar, para saber que estou avançando, mesmo que seja só um pouquinho.

Também uso um app chamado LEIO. Essa coisinha maravilhosa me permite colocar as datas de início e término para que ele faça as contas de quantas páginas preciso ler por dia, quanto tempo vai levar (aproximadamente) e ainda manda notificações para que eu não esqueça de ler. 

Uso o Notion para uma visão e planejamento mensal, enquanto o Leio uso diariamente, vou registrando e acompanhando meu progresso em cada leitura. 

Notion é um app gratuito que funciona em todos os dispositivos
Leio é um app gratuito (com versão paga) apenas para iOS

Já tentei inúmeras vezes fazer esse cronograma no papel, nunca deu certo porque costumo mudar as datas com bastante frequência. Todo começo de mês é a mesma coisa: lá vou eu empolgadíssima com as leituras e coloco metas como: vou terminar livro X em 4 dias! A empolgação é uma beleza, mas na prática levo 7 ou 8 dias pra ler, então vou mudando as datas conforme a necessidade. 

Confesso que sem esse planejamento fico bem perdida e leio muito menos, parece doideira mas ele me ajuda muito a manter o ritmo e a motivação. Sei que muita gente não gosta de planejar e criar metas assim, mas o que é legal nisso tudo é ir testando e conhecendo até achar coisas que combinam com o que estamos precisando.

Para ler vários livros ao mesmo tempo, além de um cronograma de leitura é bom ter uma noção do que você faz com seu tempo. Costumo usar o Google Calendar para organizar meu dia e minha semana, sei exatamente o que preciso fazer em cada dia e sei quando sobra tempo para me dedicar às leituras. Ter esse "controle" do meu tempo me deixa mais segura e consigo lidar melhor com os imprevistos.

Atualmente, meu tempo para leituras se divide da seguinte forma: 

Manhã: estou tentando ler 1h30  pela manhã, ao acordar. É o meu melhor momento e tento aproveitar o máximo! Normalmente uso o método pomodoro: leio 30 min e faço uma pausa de 5min, leio mais 30 min e faço outra pausa. Aliás uso esse método para absolutamente tudo, funciona demais comigo.

Tarde: depois do almoço faço coisas relaxantes como assistir série de tv ou ver vídeo no youtube, normalmente é nesse período do dia que fico IMPRESTÁVEL - só vou me sentir melhor umas 14h30/15h. É no finalzinho da tarde que tento separar mais um tempinho pra ler - e quando realmente consigo, rola mais 30 min de leitura. 

Noite: o período mais difícil. Normalmente não consigo ler quase nada à noite, o que acontece é: deito pra ler, toda empolgada e 5 minutos depois estou sonhando.

Mas tá valendo!

É importante lembrar que tenho me esforçado muito pra manter esse ritmo de leitura, justamente por conta das maratonas que ficam me estimulando a ler mais! O que é ótimo, sinto que aproveito melhor meu tempo, maaaaas é sempre bom lembrar que cada um tem o seu jeitinho, cada um tem seu tempo e suas prioridades. Não é todo dia que consigo ler de manhã e de tarde, tem dia que não leio nadinha de nada, mas sigo tentando colocar a leitura como uma prioridade no meu dia-a-dia.

Espero que tenham aproveitado ou se inspirado com esse post, deixa nos comentários como você se organiza e se prefere ler um livro por vez ou vários 😆



Quer receber conteúdos extras? Considere apoiar meu trabalho no Catarse :D Vou ficar muito feliz em ter você me acompanhando mais de pertinho. Essa campanha é nova (comecei semana passada), mas já estou trabalhando em vários conteúdos legais sobre leitura, organização, educação, arte, conhecimento e por aí vai. 

Já tem um grupinho no Discord onde compartilho um pouco do meu dia e do meu processo de criação de conteúdo, tem espaço para recomendações de livros, filmes, anime, podcasts. Nesse grupinho tem também sala de estudo e sala de leitura para passarmos um tempo produtivo juntos :) 

Mas ainda vai ter podcasts, vídeos e posts exclusivos. Estou só começando, vocês me segureeeem!








Um comentário

  1. Este é um testemunho que direi a todos para ouvir. estou casada há 4 anos e no quinto ano do meu casamento, outra mulher teve um feitiço para tirar meu amante de mim e meu marido me deixou e os filhos e sofremos por 2 anos até que eu quis dizer um posto onde este Dr.Wealthy ajudou alguém e eu decidi dar a ele uma chance para me ajudar a trazer meu amor Marido para casa e acredite em mim, eu acabei de enviar minha foto para ele e a do meu marido e depois de 48 horas como ele me disse, eu vi um carro entrou na casa e eis que era meu marido e ele veio até mim e as crianças e é por isso que estou feliz em fazer com que todos vocês em questões semelhantes se encontrem com este homem e tenham seu amante de volta a vocês email: wealthylovespell@gmail.com ou você também pode contatá-lo ou whatsapp nele neste +2348105150446 ..... muito obrigado Dr.Wealthy. ...

    ResponderExcluir

Obrigada por deixar um comentário! <3

Instagram

Rita Zerbinatti. Theme by STS.