COMO VOU ME ORGANIZAR EM 2020


O ano novo ainda não chegou, mas está prestes a bater na nossa porta, então nada melhor do que trocar uma ideia sobre organização para começar o ano bem resolvida e super organizada ;) Em 2019 fiquei um pouco perdida entre ferramentas digitais e o bom e velho caderninho, achava que tinha que usar ou um ou outro, que se misturasse os dois ficaria muita bagunça. Pois esse ano eu resolvi ousar, vou misturar o melhor dos dois mundos e estou confiante que será a melhor solução. 

Então esse post será dividido em duas partes: na primeira vou mostrar os meus caderninhos e como vou usá-los, e na segunda parte vou mostrar os aplicativos que tenho usado e pretendo continuar. Bora?

ORGANIZAÇÃO ANALÓGICA


Bullet Journal


O Bullet Journal sempre foi um ótimo companheiro, até eu me cansar dele. E isso acontecia muito mais do que poderia imaginar. Usava por alguns meses, abandonava por alguns dias e depois não queria mais saber. Já fiz um post aqui mostrando um dos meus últimos BuJos, clique aqui para ver, e em 2020 vou continuar usando no mesmo estilo que mostrei no post.

- Vai ter páginas para a visão mensal 
- Terão várias páginas para listas, trackers ou qualquer outra coisa
- E agora sim: terão páginas para Daily Log 

Essas páginas de Daily Log são as mais especiais no meu BuJo, é onde eu escrevo as tarefas, compromissos, lembretes ou qualquer informação que considero importante. Acho muito bacana ter o espaço da visão semanal para anotar qualquer coisa que surgir para os dias seguintes, mas é no Daily Log que o negócio vaia  ficar profundo. Adoro ter a liberdade de escrever o que eu quiser no dia, sem espaço limitado e essa liberdade dá mais vidpara minha criatividade e vontade de fazer as coisas já que não tem uma outra lista gigante ao lado da lista de tarefas de hoje. 

E estou desapegandodas páginas de visão semanal no BuJo porque vou fazer isso em um app muuuuito fofo! Confesso que é difícil desapegar totalmente, mas a meta é ter a visão semanal só no app mesmo. 





Caderno Blog/newsletter

Já estava pensando em separar um caderno só para ideias e textos do blog e da news, mas o clima de ano novo me empolgou para finalmente fazer isso. Nele já coloquei lista de ideias e coisas que quero escrever, faço os rascunhos do posts (o que me ajuda muito) e também fiz um tracker para acompanhar o que estou produzindo no blog/instagram/newsletter :D 

2020 tem tudo para ser organizado, gente!


Caderno para organizar as finanças

Aqui não tem muito segredo, quero anotar tudo que eu comprar o ano inteiro, quero ter um controle do quanto entra, do quanto sai e do quanto vai para a poupança. Esse ano vou me aventurar no desafio No Buying Year, que consistem em você não comprar nada por um ano inteiro. Eu quero começar mais leve e vou fazer esse desafio por um mês, mas tenho a esperança de que vou conseguir estender esse desafio por mais alguns meses, quem sabe até o ano inteiro. Estou super animada! 



Caderno livre

Não sei se vocês vão concordar, mas acredito muito que uma pessoa com a mente bagunçada não vai conseguir se organizar bem, mesmo que tenha as melhores ferramentas ou os melhores cursos. Por isso a escrita é algo tão importante, ela pode ajudar a desentralhar a mente para tentar focar naquilo que realmente importa, ajuda a entender sentimentos e pensamentos, e isso é essencial para quem quer ser mais organizado e focado. Infelizmente ainda não tenho a escrita como um hábito diário, sempre dá certo quando consigo desligar meu celular ás 21h e sento com calma e sem distrações. No entanto, está difícil desligar o celular tão cedo nas férias, mas estou me esforçando! 

Escrever de manhã também me ajuda muito, mas faz parte da minha rotina da noite rever minhas tarefas, então é mais fácil escrever a partir daí. De manhã meus hábitos tem mais a ver com contemplação e movimento, se vocês quiserem, posso fazer um post falando mais da minha rotina. 

Tudo isso para dizer: escrevam!!! Escreva muito, sem medo, sem preguiça. Encontre o seu melhor horário para fazer isso e solta esses pensamentos e sentimentos, imagino que é algo que poderá te ajudar muito também. 

Esse caderninho livre vai servir basicamente para qualquer coisa que eu precisar: textos e mais textos sobre sentimentos, descrição de algum dia ou algum evento que quero registrar, afirmações, planos. É um espaço livre e confortável, quero escrever nele sem me preocupar  com a letra, com a gramática, quero apenas colocar certas coisas pra fora e ter uma outra visão do que está acontecendo por dentro. 



ORGANIZAÇÃO DIGITAL


Listberry



 

Esse app é a coisa mais fofa! Estou usando ele há algumas semanas e simplesmente ADOREI! Ele me ajuda a organizar as tarefas que não posso esquecer, coisas que surgem no meio do caminho e não tenho meu caderno pra anotar e também me ajuda a manter alguns hábitos como o Yoga. Antes desse app eu usava o Notion para tarefas e Google Calendar para esses lembretes de coisas que tenho que fazer diariamente ou semanalmente. 

Único ponto negativo é que funciona apenas no celular, não tem versão para tablet ou navegador. 

Trello



Esse é outro app que eu adoro! Sempre ficava em dúvida entre ele e o Notion e sempre escolhia o Notion porque tinha mais ferramentas. Mas escolhi o Trello para 2020 porque usando esse monte de caderno e apps, não preciso do Notion com suas milhares de ferramentas e consigo ter uma visão muito bacana do que preciso fazer no Trello.

Ele vai me ajudar em:
- organizar minhas leituras do mês (e do ano)
- projetos de todos os tipos
- conteúdos para estudo e trabalho
- listas e muitas listas :D

Google Calendar


Esse é um clássico! É a minha agenda pessoal e de trabalho, anoto todos os compromissos nesse app, se ele sumir eu tô ferrada! Em 2019 eu fiz o famoso "time blocking" no Google Calendar, que consiste. basicamente, em criar blocos de tempo para tarefas e compromissos no seu dia. Fica parecido com isso aqui. No entanto, em 2020 não quero usar essa técnica, até porque já estou usando muita coisa, sinto que adicionar isso vai ficar too much, mas se durante uma semana abarrotada eu sentir a necessidade, porque não? 

Gosto muito do Google Calendar e recomendo demais ter uma agenda digital assim, é muito prático e acessível, é uma ferramenta que pode te ajudar muito! 

Evernote


Voltei para o Evernote! Sim, eu já usei esse app por um bom tempo, até descobrir o Notion. E não vou mais usar o Notion porque ele é mais caro e porque cansei dele, apenas. Estou usando o Evernote somente para textos do blog, da newsletter e anotações de estudos. Está tudo separadinho nos meus cadernos e tem funcionado bem, então bora continuar usando em 2020. 

Ainda tem:
  • Tv show time - app que utilizo para organizar as séries.
  • Letterboxed - app que utilizo para organizar os filmes. Amo.
  • Goodreads - app que utilizo para organizar e registrar as leituras.
Todos esses também funcionam no navegador, então posso acessar de qualquer lugar: perfeito!

Espero que vocês tenham gostado, me conta como vocês vão se organizar em 2020!
Nos vemos semana que vem :D

Me encontre também no

3 comentários

  1. Oi, Rita, adorei o post! Como vc achou negativo esse app não ter para navegador e tablet, queria te indicar o Tick Tick (https://ticktick.com/). Uso ele há anos, é lindo, tem uma sincronização maravilhosa, além de ter app para todas as plataformas e funcionar no navegador

    Ótimo 2020!
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Parei hoje para ver seu blog e tô apaixonada por ele, principalmente por esse post aqui. Sou a doida dos cadernos, e é muito bom acompanhar alguém como eu.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. amei esse post e por coincidência acabei de fazer um sobre minha forma de organização tb, haha. adorei que vc usa várias ferramentas pra se organizar, eu tb sou essa pessoa dos vários apps e vários caderninhos, amo <3 voltei com o meu bujo agora em abril, também uso o trello e a agenda do google para marcar os compromissos e fazer blocos de tempo (mas o google calendar é oq menos tenho usado nesses últimos dias por conta dessa loucura toda que estamos vivendo). também tenho um caderninho para escrever livremente (comecei depois de conhecer o livro "o caminho do artista", a autora indica as 'morning pages' logo pela manhã, pra gente tirar da cabeça tudo que está nos atormentando, haha) mas são raros os dias que acordo e consigo de fato escrever as 3 páginas matinais, preciso MUITO melhorar nisso, especialmente nesses dias em que a cabeça anda muito cheia. no bujo eu sigo fazendo layouts semanais pra organizar as tarefas, mas amei sua ideia de escrever por dia pra ter mais liberdade, inclusive também gostei da ideia de usar um app pra listar as tarefas da semana (nesse caso eu te indico o tick tick, ele é ótimo). beijos!

    ResponderExcluir

Obrigada por deixar um comentário! <3

Instagram

Rita Zerbinatti. Theme by STS.