FAVORITOS DE JANEIRO

Oi, amigos!

Hoje eu trago mais um favorito do mês, yay! Vou tentar fazer isso mensalmente, acho que pode ser um registro muito bacana de ter e compartilhar com vocês. Cara, janeiro foi um lindo mês de férias que passou rápido demais para o meu gosto, mas ok.

Agora em fevereiro estou lascada porque **as aulas voltaram (continuo em trabalho remeto por conta da asma) e estou BEM EXAUSTA. Estou naquele limbo em que nada parece te deixar realmente descansada, sabe? Acho que lá pra Abril consigo me sentir melhor. Risos, nervosos.

Vamos aos favoritos, shall we?

Leitura favoritas

Em janeiro tive a honra de fazer duas leituras em conjunto que foram IN-CRÍ-VEIS! Lá no discord lemos Sono e O mestre e margarida, ambas entram na listinha de leituras favoritas do mês porque são sim livros perfeitos! ;)

Sono foi uma releitura, quase todo ano acabo relendo essa obra e foi sensacional fazer isso mais uma vez, só que em ótimas companhias. As leituras em conjunto funcionam muito bem e são essenciais para engrandecer a obra, foi lindo.

E Mestre e Margarida, esse clássico russo do qual falei um pouco aqui nesse post do insta, foi um suuuuper queridinho meu - e de várias pessoas no grupo. Uma experiência de leitura muito divertida que rendeu uma conversa maravilhosa. Já quero muito reler esse livro!

Filmes favoritos

Janeiro não foi um mês tão bom para filmes como achava que poderia ser. Normalmente os meses que fico de férias (janeiro e julho) são incríveis nas leituras e nos filmes, mas dessa vez foi meio nhé. Assisti muita coisa boa, mas poucas coisas que realmente se destacaram e vão ficar na minha memória por muito tempo.

Um dos filmes marcantes que vi esse mês foi A Jornada, filme dirigido pela Alice Winocour que conta com a Eva Green no papel principal. Sarah Loreau (Eva Green) é uma astronauta em treinamento para ir em uma missão espacial, acompanhamos passo a passo do seu treinamento, que é extremamente difícil, porém a parte mais difícil mesmo foi Sarah lidar com a filha pequena e com o fato de deixá-la temporariamente - ou para sempre, já que os astronautas tem a profissão mais arriscada do mundo.

É um filme MUITO sensível, emocionante do início ao fim e obviamente vai trazer as questões de maternidade X carreira para refletirmos bastante. Sem contar que a Eva Green tá incrível, como sempre, né?!

Outro filme que amei demais assistir (pela 3ª vez) em janeiro foi Amarelo - É tudo pra ontem, documentário do Emicida que está disponível na Netflix. É um show de sensibilidade, amor, compreensão e de quebra é também um aulão de História e música. Cara, não tenho palavras! Esse documentário consegue chegar lá no fundo, toca na minha alma. É lindo. Assistaaaaa, please.

Assistimos esse documentário lá no Discord também e tivemos uma conversa maravilhosa sobre ele depois, todos muito emocionados. Ai ai, o Emicida merece o mundo todim!


Séries de tv favoritas

Já teve post sobre essa série aqui no blog, já comentei sobre ela no meu podcast, falei dessa série para o máximo de pessoas que pude: Dispatches from elsewhere é poesia, é sentimento, é autoconhecimento, é filosofia! É a vida pulsando: por favor, assista. Vai lá ler meu post quem sabe te convenço a começar essa série hoje mesmo! ;)

Músicas favoritas


Não sei o que me deu esse mês que fiquei suuuuper nostálgica do nada e fui ouvir Slipknot. E aconteceu alguma coisa no meio do caminho, pois não parei de ouvir até agora! Fiquei completamente viciada e nem tem outra banda ou playlist pra indicar porque realmente passei o mês inteiro ouvindo Slipknot.

Coloquei Slipknot até como despertador, olha que doida. Todo dia, às 6h da manhã, a Alexa toca a playlist This is Slipknot e para vocês terem uma ideia de como meu sono é pesado: eu não escuto e sigo dormindo enquanto a barulheira come solta.

Minha música favorita deles tem sido Unsainted.

Podcasts favoritos

Não poderia de deixar de citar meu próprio podcast, Açúcar ou Adoçante? ;)

Soltei esse podcast pro mundo no dia 1° de janeiro e até agora só tem me trazido coisas boas, sou muito grata por todo feedback, sugestão, carinho e apoio que tenho recebido.

Nesse podcast falo de vários rolês: livro, séries, filmes, qualquer coisa que vem na cabeça. Gosto de dizer que é um patchwork em formato de áudio, é meu commomplace book. Se ainda não ouviu, vai lá dar uma chance! Vem que tem episódio novo ;)

Outro podcast que escutei bastante em Janeiro foi Noites Gregas. Estou participando da leitura coletiva de Ilíada no catarse do Janiel, um querido amigo e professor de literatura ma-ra-vi-lho-so, então estou suuuuper envolvida no mundo da mitologia grega. A verdade é que estou completamente apaixonada, e esse podcast que é uma delicinha de ouvir, tem me guiado cada vez mais para dentro desse mundo da mitologia junto com o projeto do Jani.

Se ficou interessado na leitura de Ilíada, o projeto do Janiel está aberto e com aulas gravadas para quem entrar depois conferir e acompanhar também. Clique aqui para saber mais.



Gostou do post e curte acompanhar meu trabalho? Te convido para ir dar uma olhadinha no meu projeto do catarse, tá cheio de coisas legais! Clique aqui para saber mais. 

Agora me conta quais os seus favoritos do mês de Janeiro? Vou adorar saber.
Espero que tenham gostado do post!

Beijos
Rita ☕

Me encontre por aí:
 Twitter // Instagram // Catarse // Goodreads // 
Spotify // Letterboxd // Newsletter

6 comentários

  1. oie :)

    vi essa semana a K. do kaffeina te indicando no instagram e fui correndo ouvir o podcast. adorei! já consumi vários eps de uma vez só e tô amando!

    ainda não li, assisti ou ouvi nada do que você recomendou aqui, exceto seu podcast, entao to cheia de coisa pra ver, adorei! hahaa

    só queria dizer pra continuar com o conteúdo aqui e do podcast que tá uma delicia de acompanhar :)

    beijão!

    ResponderExcluir
  2. Assisti o trailer de Dispatches e me interessei por causa do Jason e da Sally Field, mas achei meio pesado pra mim (porque eu sou muito sensível pra tudo), mas gostei de como você descreveu. Me interessei novamente rs

    Eu adoro essas postagens de favoritos. Sempre descubro boas indicações pra fuçar hehe

    Bom final de semana ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. aiii sua linda! quero muito voltar a fazer as postagens de favoritos <3

      e nossa, eu chorei muito vendo Dispatches, pura sensibilidade, lindo demais!

      Excluir
  3. Slipknot! Foi o primeiro show da minha vida muuuuitos anos atrás hahaha

    Com certeza vou ouvir seu podcast!

    ResponderExcluir

Obrigada por deixar um comentário! <3

Instagram

Rita Zerbinatti. Theme by STS.