terça-feira, 26 de janeiro de 2021


Assisti essa série há alguns dias e ela não me sai da cabeça. Estou completamente apaixonada & obcecada por ela! Tenho essa mania de ficar obcecada com as coisas - e confesso que adoro quando isso acontece. Então vou compartilhar um pouco desse meu fascínio por essa série com vocês hoje. Estão prontos para essa jornada?

Vamos começar falando um pouco sobre a produção: quem criou a série foi o Jason Segel, ele mesmo, o Marshal de "How I met your mother". E na verdade se trata de uma minissérie, com 10 episódios disponíveis no Prime Vídeo, que foi inspirada no documentário "The Institute", de 2013. Te recomendo não pesquisar sobre esse documentário antes de ver a série, pode confiar. Aliás, recomendo que você se jogue nessa história sem olhar para os lados, sem saber nadica - ou quase nada.

Vou dar uma rápida sinopse, mas se você quiser pode pular essa parte e seguir para o próximo parágrafo, aproveitando a dica que dei ali em cima. A narrativa diferenciada nos conta a história de 4 personagens principais que se unem aleatoriamente para uma aventura maluca, confusa e com ares de teoria da conspiração. Essa é a melhor sinopse que posso dar e ainda assim, não é 1% do que a série representa.

Por que acredito que você deveria assistir Dispatches From Elsewhere? Vamos lá:

MOTIVO 1: SENSIBILIDADE

Para começar te convencer, vamos falar de sentimentos! Essa série esbanja sensibilidade e emoção. Sentimentos predominam do começo ao fim desses incríveis 10 episódios. Logo de cara já existe uma grande chance de rolar uma identificação forte com o personagem principal, o Peter (Jason Segel) e também no primeiro episódio existe uma grande chance de você ficar emocionado. Confuso & emocionado.

Tem uma cena nesse primeiro episódio que me pegou bem despreparada. Pude perceber ali, logo no começo, o quanto essa história seria poderosa e sensível. O que mais posso dizer? Se prepare para encarar de frente os seus sentimentos, eles certamente vão bater na sua porta.

MOTIVO 2: ARTE

Essa série tem uma relação intrínseca com arte. Sempre que paro pra pensar no TANTO que a arte representa dentro dessa narrativa, fico chocada. Especialmente porque sempre percebo algum elemento novo, algo que não havia notado. Tudo é arte ali. O Jason Segel (criador da série) inspira e exala arte a cada minuto. É lindo.

Para quem já é mais chegado no tema, esses elementos vão ecoar de um jeito forte, vão remexer as estruturas e trazer um montão de ideia, sentimento e reflexão. A vontade de criar chega com tudo, é muita inspiração. Para aqueles que não são muito artísticos, tenho certeza que vão ficar encantados com uma imersão tão significativa no mundo da arte e da criatividade.

MOTIVO 3: FILOSOFIA

Tenho pouquíssimo conhecimento na área de filosofia, mas estou lendo "No café existencialista" e estou me familiarizando com esse movimento filosófico. Por conta dessa leitura pude perceber vários elementos existencialistas nessa série e me encantei ainda mais!

Essa questão de que os seres humanos possuem total liberdade e são totalmente responsáveis pelos seus atos é algo muito presente nessa narrativa. Outra coisa que se faz perceber é justamente o medo e a angústia que vem de carona com toda essa responsabilidade e liberdade. O Jason Segel aborda todas essas questões profundas de um jeito que... ai ai, é lindo.

As reflexões do existencialismo se tornam uma ótima sinopse para essa série: a condição e existência humana, a liberdade e escolhas pessoais.


MOTIVO 4: ELEMENTOS FANTASIOSOS

Dispatches não se trata de uma fantasia, não no sentido convencional, mas é também sobre as fantasias que surgem no nosso cotidiano, aquela viajada na maionese que damos vez ou outra (ou sempre, no meu caso). Ou no sentido de "pera, isso real é ou é fantasia?".

Os elementos fantásticos e fantasiosos aqui são extremamente interessantes, nos instigam e nos deixam encantados. Tem esse aspecto do cotidiano, tem esse questionar da realidade - o que os personagens estão vivendo é uma fantasia ou é "real"? - mas também também tem uns momentos ali que a série coloca um pezinho de leve no sci-fi.

É uma viagem linda assistir essa série. Poderia falar de tanta, mas TANTA coisa.

MOTIVO 5: PENSAR SOBRE A EXISTÊNCIA

Uma das coisas que mais me chamou atenção ao assistir "Despachos de outro lugar" foi o tanto que pensei na minha vida. Pensei nas minhas escolhas e não escolhas, pensei no caminho que segui com a minha carreira, pensei no meu passado, presente e futuro, pensei sobre o que estou fazendo com meus dias, sobre a minha família. Cara, o negócio foi longe! É uma série totalmente reflexiva, ela te leva para dentro em vários momentos.

Além de tudo que comentei, a série também faz pensar sobre os medos, angústias, indecisões, ansiedade. É um pacote completo para o sentir e o pensar. Nem consigo expressar direito o quanto isso é incrível, sabe?!Só reforça a ideia de que entretenimento nunca será apenas entretenimento.

Essa série é uma jornada de autoconhecimento e acredito que qualquer caminho que nos faz conhecer mais sobre nós mesmos é algo que vale a pena.


Se tenho outros motivos para você assistir essa série? MUITOS OUTROS. Poderia ficar horas aqui escrevendo sobre todos eles, falando dos elementos sensoriais, falando da trilha sonora, do estilo de narrativa, do enquadramento, dos personagens em si (daria um livro pra cada um deles). Esse série é muito profunda, complexa, HUMANA. E o final vai CERTAMENTE te surpreender. Eu duvido alguém que falei:ah já sabia, super percebi que era aquilo que estava acontecendo! kkkk

Eu imaginei algo parecido, mas ainda assim aquele final me deixou totalmente EM CHOQUE! Na boa, se joga nessa série!


VEM APOIAR MEU TRABALHO

Tem conteúdo extra, posts antecipado, muitos projetos e leituras conjunta, sprints, stories exclusivos e mais! Vem conhecer meu projeto no catarse :)

Me encontre por aí: Twitter // Instagram // Catarse // Goodreads // Spotify // Letterboxd // Newsletter


terça-feira, 12 de janeiro de 2021

 


Claro que vou inventar mais uma lista de leitura! Jamais perderia essa grande & magnífica oportunidade.  Esse ano estou participando de vários projetos incríveis, já fiz um post falando sobre cada um deles, mas além dos 8338 projetos, também fiz uma listinha de livros que estou morrendo de vontade de ler.

Não costumo cumprir essas listas de metas literárias para o ano inteiro, mas vou tentar de novo - todo ano é a mesma coisa, tô só vendo! Você é assim também ou prefere deixar-a-vida-te-levar? Eu amo ter listinhas pra seguir sabe, mesmo que no fundo sei que não vou seguir porra nenhuma do que coloquei na lista. MAS VOU TENTAR, isso que importa!🙂

LISTA DE LIVROS PARA 2021

Pensei em vários títulos para compor essa lista, aiiii gente são TANTOS os livros que quero ler em um ano! hahaha É bem difícil escolher só 12, por isso até coloquei um livro bônus. Definitivamente estou animada demais para as leituras esse ano, espero que consiga dar conta dos projetos e ler o máximo de títulos dessa lista.

Coloquei apenas autoras nessa listinha aqui. Dei uma olhada nas minhas leituras de 2020 e percebi que consegui ler bastante autora, maaaaas ainda assim não foi tanto quanto eu gostaria. Esse ano vou participar do Desafio Leia Mulheres e Projeto Ferrante Indica, os dois projetos me dão mais oportunidade de ler  muitas autoras maravilhosas, mas decidi que ainda não era o suficiente, então fiz essa listinha só com autoras também!  O tanto que estou animada com essa lista vocês não fazem ideiaaaaaa! SOS 

>>> Clique no título dos livros caso queira saber mais!


Léxico familiar

Começando a listinha com uma autora que nunca li, mas sempre quis muito. Queria conhecer a Natalia Ginzburg desde quando saíram aquelas edições lindonas da falecida Cosac . Ouvi dizer que quem gosta de Elena Ferrante vai amar Natalia Ginzburg, então estou bem curiosa!

Esse livro é sobre uma história de resistência.

Nos anos 1930, como consequência da criação de leis raciais na Europa, inúmeras famílias foram obrigadas a deixar seu lar, tornando-se apátridas ou sendo literalmente destroçadas pela guerra que se seguiu. É nesse cenário que se inscrevem as memórias de Ginzburg. Nelas, o vocabulário afetivo de um clã de judeus antifascistas se contrapõe a um mundo sombrio, atravessado pelo autoritarismo. “Neste livro, lugares, fatos e pessoas são reais. Não inventei nada”, escreve Natalia Ginzburg.

Esboço

Essa sinopse muito me interessa: uma escritora vai para Atenas com objetivo de dar aula de criação literária. Ela dá suas aulas, passeia, come em restaurantes, ouve as pessoas ao redor, pensa sobre os conflitos da vida. E é isso.  Engraçado é que um enredo tão simples, tão vida real, repercutiu muito no mundo literário.

"Quando Esboço foi publicado originalmente, em 2014, um pequeno furor tomou conta do mundo literário. Como era possível uma trama tão simples e uma escrita tão desprovida de artifícios produzir um efeito tão poderoso?"
Estou bem curiosa pra ler!

A cidade solitária

A Gabi Barbosa me falou que nesse livro tem informações sobre o Edward Hopper. Falei dele nessa newsletter aqui e no meu primeiro episódio do podcast, ou seja: estava obcecada por esse pintor e por suas obras. Sempre que penso nele aquela fagulha de curiosidade e encanto reacende dentro de mim.

Já tinha esse livro aqui e sabia que se trata de solidão, só isso.  Esse tema por si só já me agrada muito, mas saber que existe também essa conexão com a arte me deixa DOIDINHA pra ler! Se liga na sinopse:

"O que significa a solidão? Como vivemos sem estar envolvidos intimamente com outro ser humano? Como nos conectamos a outras pessoas? A tecnologia nos aproxima ou nos aprisiona atrás de telas? Quando se mudou para Nova York, aos trinta e tantos anos, Olivia Laing se tornou uma habitante da solidão. Cada vez mais fascinada com essa experiência das mais vergonhosas, ela começou a explorar a cidade solitária por meio da arte. Movendo-se com fluidez entre obras e vidas – de Nightwalks de Edward Hopper às Time Capsules de Andy Warhol, da acumulação de Henry Darger ao ativismo de Aids de David Wojnarowicz –, Laing conduz uma investigação admirável, deslumbrante, sobre o que significa estar sozinho, iluminando não apenas as causas da solidão, mas também como se pode resistir a ela ou se reconciliar com ela. Humano, provocativo e profundamente comovente, A cidade solitária, uma inteligente mistura entre pesquisa bem fundamentada e depoimento pessoal da autora, reflete sobre os espaços entre pessoas e coisas que as unem, sobre sexualidade, mortalidade e as possibilidades mágicas da arte."


Cidades afundam em dias normais

Não poderia faltar um livro da minha escritora nacional favoritaaaa! Conheçam o trabalho da Aline Valek, sérião!

Ela tem blog, podcast e livros maravilhosos❤️ ela é tudo de bom!

Sinopse:
Alto do Oeste é uma cidade no meio do Cerrado, que, no início desse século, afundou inexplicavelmente dentro de um lago. Apesar de insólita, essa submersão foi acontecendo de forma lenta e gradual, de modo que também foi aos poucos que seus habitantes foram “expulsos” pelo avançar das águas e obrigados a abandonar à cidade. Anos depois, uma seca extrema no cerrado voltou a revelar Alto do Oeste, e todos os resquícios da vida das pessoas daquele lugar antes da inundação vieram à tona novamente, como se fossilizados pelo barro que agora encobre todas as coisas. Ao saber da notícia, Kênia Lopes, uma antiga moradora da cidade, decidiu que precisava fotografar as ruínas, como se em busca da resposta para uma questão jamais respondida: o que faziam os moradores enquanto aquele pequeno apocalipse se aproximava?

Mrs. Dalloway

"Mrs. Dalloway disse que iria ela mesma comprar as flores"

Um dos livros mais importantes da literatura, uma das autoras mais brilhantes! Foi publicado em 1925 e li pela primeira vez há muito tempo, será uma releitura que estou querendo fazer fazer há alguns anos. Lembro pouco do que li pela primeira vez, lembro que dei uma viajada, não entendi direito o que tava rolando. Não é pra menos, uma obra tão esplêndida dessa escritora maravilhosa não foi feita para ser lida como se vê televisão, como diria Susan Sontag.  Então quero investir um tempo, me dedicar nessa leitura como não fiz pela primeira vez e tenho certeza que sairei dessa experiência totalmente transformada.

Esse livro foi um presente da maravilhosa da Bruna❤️

Olhos D'água

Não conheço UMA pessoa que tenha lido esse livro sem se sentir transfigurado por ele.  Por isso, sempre quis ler, experimentar e sentir o que essa leitura propõem. Sei que não será uma jornada fácil, esse livro aborda temas que incomodam bastante, cutucam a ferida.

"Conceição Evaristo ajusta o foco de seu interesse na população afro-brasileira abordando, sem meias palavras, a pobreza e a violência urbana que a acometem. Sem sentimentalismos, mas sempre incorporando a tessitura poética à ficção, seus contos apresentam uma significativa galeria de mulheres. Ou serão todas a mesma mulher, captada e recriada no caleidoscópio da literatura em variados instantâneos da vida?Elas diferem em idade e em conjunturas de experiências, mas compartilham da mesma vida de ferro, equilibrando-se na “frágil vara” que é a "corda bamba do tempo".

Ganhei esse livro de presente da maravilhosa Jaque❤️ 


A casa dos espíritos

"A casa dos espíritos é tanto uma emblemática saga familiar quanto um relato acerca de um período turbulento na história de um país latino-americano indefinido. Isabel Allende constrói um mundo conduzido pelos espíritos e o enche de habitantes expressivos e muito humanos. Em um pano de fundo de revolução e contrarrevolução, Isabel Allende traz à vida uma família cujos laços privados de amor e ódio são mais complexos e duradouros do que as lealdades políticas que os colocam uns contra os outros.Conhecido como obra prima da literatura latino-americana, A casa dos espíritos apresenta uma narrativa instigante que costura passado, presente e futuro de maneira fluida e elegante. Isabel Allende nos presenteia com personagens ricos em emoção e detalhes bastantes minuciosos a respeito do universo que os rodeia. É um romance atemporal com toques de inspiração na família da própria autora."

Eis outro livro que sempre esteve no meu radar e espero conseguir ler esse ano! Sou doida pra conhecer a Isabel Allende, ainda não tive essa honra.

Chelsea Girls

Esse livro é um retrato poderoso e divertido de uma época de efervescência e liberdade.

"Repleto de álcool, drogas, sexo e arte, este cultuado romance é um retrato íntimo e caloroso da formação de um dos grandes nomes da poesia contemporânea americana. Neste romance, Eileen Myles transforma a própria vida em uma obra de arte. Dividido em episódios curtos, que transitam entre o humor, a confissão e o drama, Chelsea Girls traça um retrato assombroso dessa vida intimamente ligada à arte. Poeta, performer, romancista e jornalista, Myles é, nas palavras da escritora Deborah Levy, "a peça perdida para qualquer um que só tenha lido escritores homens da geração beat". Cheio da energia da época que mudou para sempre as letras americanas, o livro é ao mesmo tempo um testemunho do caldo cultural que agitou a cidade de Nova York nos anos 1970 – as festas, os bares, os festivais, a música e a poesia – e um relato de quem ajudou a forjar essa época. Uma crônica moderna de como uma jovem escritora quebrou com as correntes de uma rígida identidade cultural que jamais a definiu. "
Adoro livros com essas temáticas, retratando essa época que foi tão insana e tão rica para a música, arte e literatura. Já é certeza que vou adorar!

Um outro Brooklyn

"Augusta, antropóloga formada por uma prestigiada universidade, volta a sua casa para o funeral do pai. Coincidentemente, seu trabalho de pesquisa acadêmica centra-se em rituais funerários de várias culturas, uma tentativa de desvendar o mistério do luto e a dor quase infinita da perda. Numa viagem no metrô, ela reencontra Sylvia, uma velha amiga ― e um caldeirão de reminiscências passa a fervilhar em sua mente e aquecer seu coração. A história de Augusta começa em 1973, quando aos oito anos de idade ela se muda para o Brooklyn ― um enclave multicultural de Nova York com uma dinâmica comunidade afro-americana e vastas populações de imigrantes de todo o planeta. Lá, ela descobre o poder e o conforto da amizade feminina, enfrentando a transição da adolescência para a vida adulta."

Mais um livro situado na década de 70, nos EUA. Parece uma tendência nessa lista!


A curva do sonho

Nem tenho comentários para essa escritora maravilhosa! Dela já li "Os despossuídos" e "A mão esquerda da escuridão", dois LIVRAÇOS!

Sinopse:
"Em um mundo assolado por instabilidade climática e superpopulação, George Orr, um cidadão pacato e mundano, descobre que seus sonhos têm o poder de alterar a realidade. Quando acorda, o mundo que conhecia tornou-se um lugar estranho, quase irreconhecível, em que apenas ele tem a memória de como era antes. Sem rumo, ele busca a ajuda do Dr. William Haber, psiquiatra que logo deixa de lado o seu ceticismo e entende o poder que George possui, transformando-o em um peão de um perigoso jogo, em que o destino da humanidade fica mais ameaçado a cada instante.

Tão relevante para o mundo atual quanto era ao ganhar o prêmio Locus (1972), esta história de Ursula Le Guin é um verdadeiro clássico, profético e ferozmente inteligente."

A elegância do ouriço

Tenho esse livro há anos, já emprestei, mas eu mesma ainda não li. Em 2021 isso precisa mudar, quero muito conhecer essa autora francesa que leciona filosofia e parece ser uma ótima companhia para um chá da tarde. Só ouvi coisas boas a respeito desse livro e tenho a impressão que a escrita dela vai me atrair bastante.

Um pouco sobre o livro:
"Conhecemos duas personagens: Renée, a zeladora do prédio de número 7 da Rue de Grenelle em Paris, e uma menina de 12 anos, caçula da família Josse que mora no prédio, que decidiu que se matará no seu 13º aniversário. Os capítulos se intercalam, ora Renée conta sobre o dia a dia no prédio e seus vários interesses, ora a menina fala sobre seu plano suicida.
No início, a relação entre elas é distante e profissional. São poucas as vezes que se encontram e trocam palavras. Assim, a autora expõe, principalmente com os textos de Renée, a reflexão sobre os lugares sociais ocupados por cada personagem. A zeladora tem consciência do que seus patrões esperam dela em relação a seu comportamento. Assim, ela se mantém longe, fria e profissional. Ao mesmo tempo, guarda bem guardado um amor pelas artes, principalmente à literatura e ao cinema, e pela filosofia."

Memórias de um urso polar

TUDO nesse livro me chama atenção, por isso senti que não poderia deixar ele de fora dessa listinha especial.

Se trata de um romance estranho e encantador sobre 3 gerações de ursos polares,  passando por boa parte do século XX e mostrando eventos que moldaram nossa sociedade atual. Tud isso pelos olhos de personagens bem diferentes.  "Uma história que, embora protagonizada por animais dotados de patas e garras afiadas, revela como nós, humanos, nos comunicamos com nossos próprios sentimentos em meio aos eventos da história do século XX. "

Ganhei esse livro de presente da maravilhosa Thais Ueda❤️ 


UM LIVRO BÔNUS, POR QUE NÃO?

Filhos de sangue e osso

Estou bem esperançosa que esse ano eu vou sentar minha bunda e ler Filhos de Sangue e Osso. Uma fantasia empolgante e premiada, que chamou atenção e capturou o coração de muitos leitores ao redor do mundo!

Dentro do universo desse livro a magia desapareceu.

Por ordens de um rei cruel, os maji viraram alvo e foram mortos, deixando Zélie sem a mãe e as pessoas sem esperança. Agora Zélie tem uma chance de trazer a magia de volta e atacar a monarquia.  Esse livro é o primeiro de uma trilogia de fantasia baseada na cultura iorubá.  E olha só que legal a autora, formada em literatura inglesa em Harvard, ganhou uma bolsa para estudar cultura africana aqui no Brasil, em Salvador. E foi lá que ela se inspirou para criar um universo de fantasia em que a magia dos orixás corre o risco de se perder para sempre.
Esse livro vai ganhar uma adaptação para o cinema, então bora ler, meu povo!
Queridos, é isso por hoje! Espero que tenham gostado, me conta qual é a sua listinha de livros para 2021🙂 


Se você gosta desse cantinho te convido a apoiar meu trabalho no catarse :) 
Você vai receber conteúdo extra toda semana, posts e newsletters antecipado, vai participar de sorteio todo mês, sprints diários e muito mais!

Vem conhecer meu projeto <3 

Beijos,
Rita

                                                                        Meus links:
                                              Twitter ◈ Instagram ◈ Catarse ◈ Goodreads
◈ Spotify ◈ Letterboxd ◈ Tv Show Time ◈ Wishlist

quinta-feira, 7 de janeiro de 2021


Oi, queridos

Esse ano eu virei a LOUCA dos projetos! Não dá pra mentir que eu já era muito chegada num projetinho, numa listinha. Não podia ver um projeto dando sopa que eu ia lá. Mas esse ano ME SUPEREI!

Já vou jogar a real, porque temos que ser sinceros com nós mesmos e com os amiguinhos também: não sei até que ponto vou participar efetivamente desses projetos, porque assim, é bastante coisa né kkkkkkk. Mas quero deixar registrado aqui que VOU ME ESFORÇAR MUITO.

Vou dar meu melhor, hein, vamos ver como me sairei no final do ano!

PROJETOS NO DISCORD

Vou começar pelos projetos que estão rolando lá no meu catarse! Tem o grupo MAIS ANIMADO EVER para fazer projetos e leituras coletivas, ô povo lindo e inspirador! Vou sim tentar participar de todos! haha Vamos lá:


PROJETO GILMORE GIRLS

A proposta é ler os livros que foram citados na série, já temos nossa listinha para os 6 primeiros meses de projeto. Depois escolheremos juntos quais serão os próximos livros.

Nesse projeto já lemos "Um conto de natal" e ainda tivemos uma aula MARAVILHOSA sobre Dickens com o Profº Janiel, vem conhecer o insta dele! E ele também tem um projetinho MARA que vou falar daqui a pouco.

LISTINHA DE LEITURA

JAN: Mestre e a margarida

FEV: As aventuras de Huckleberry Finn

MAR: Madame Bovary

ABR: Amada - Toni Morrison

MAI: Cândido ou o otimismo

JUN: Apanhador no campo de centeio

JUL: Grandes esperanças - Dickens



DESAFIO LEIA MULHERES

Todo ano tem o desafio Leia Mulheres e todo ano eu me animo pra fazer, porém...não sei o que acontece ao longo do ano. Não sei.

Mas esse ano NÃO VAI TER DESCULPA porque vamos fazer esse desafio em grupo, aí envolve mais comprometimento e é mais fácil de realizar quando tem um incentivo de mais pessoas.

A proposta de fazer esse desafio em grupo lá no discord veio do queridíssimo Cristiano! <3


O livro de janeiro é "Morra, Amor" e já temos o livro escolhido de Fevereiro: "Flor de Gume" da Monique Malcher.

O pessoal que comprou o livro lá no discord vai ganhar essa arte linda feita pela Monique! ❤️


PROJETO DOCUMENTÁRIOS

Esse projeto foi proposto pela Jaque, linda & muito maravilhosa! A ideia é assistirmos um documentário por mês e conversamos sobre também. Só tem documentário da Netflix e a listinha tá maravilhosaaaaa, estou muito muito muito empolgada para esse projeto!

Essa é a lista dos documentários que vamos assistir :)


DESAFIO SCI-FI

Melhor desafio EVER! Esse também foi proposto pelo Cristiano lá no discord e o pessoal abraçou na mesma hora. A listinha foi ele que elaborou também, olha que lindeza:

JAN: Nós - Zamiatin

FEV: O fim da infância – Arthur C. Clarke

MAR: Matadouro 5 - Kurt Vonnegut

ABR: Ubik - Phillip K. Dick

MAI: Os depossuídos - Ursula K. LeGuin

JUN: O imitador de homens – Water Tevis

JUL: Não verás país nenhuma – Ignácio de Loyola Brandão

AGO: Despertar - Octávia E. Butler

SET: O livro do juízo final – Connie Willis

OUT: História de sua vida e outros contos – Ted Chiang

NOV: Quem teme a morte – Nnedi Okorafor

DEZ: Estação onze – Emily St. John Mandel



ELENA FERRANTE

Mais um projeto que surgiu lá no Discord por causa de quem? CRISTIANO. hahahahah

A proposta é lermos Elena Ferrante na ordem de publicação e conversarmos sobre os livros. Ah, e detalhe: o projeto é bimestral, então essas leituras e conversas vão ocorrer a cada dois meses lá no discord.

FEV: um amor incômodo

ABR: dias de abandono

JUN: a filha perdida

AGO: a amiga genial

OUT: história do novo sobrenome

DEZ: história de quem foge e quem fica

FEV 2022: história da menina perdida

ABR 2022: a vida mentirosa dos adultos

E agora acabaram os projetos do Discord, nossa POUCA COISA NÉ?! HAHAHA Adoro o pessoal desse grupo que são animadíssimos para fazer coisas assim <3 Mas só pra deixar bem claro: esses projetos não são obrigatórios, você pode entrar no grupo e participar de um ou de nenhum e ficar lá com a gente, tem muitas outras coisas que rolam por lá!

Vem me apoiar e participar desse grupo maravilhoso cheio de projetos!


LEITURAS HOMÉRICAS

O nosso professor de literatura mais amado da internet também tem um projeto incrível de ler ILÍADA e ODISSEIA! aaaaaaaaa! Perfeição, né?! Vem apoiar e participar do projeto dele que vai ser maravilhoso, já temos podcasts disponíveis para ouvir antes-durante-depois de ler a obra. Tenho certeza absoluta que fazer essas leituras com o Jan me guiando VAI SER UMA EXPERIÊNCIA ABSURDA DE MARAVILHOSA!

VENHA CONHECER E APOIAR O PROJETO DO JANI



CLUBE NUESTRA AMERICA

Esse clube maravilhoso é organizado pela maravilhosa Julia, Monick e Vinícius - não deixe de conferir o instagram deles! Nuestra America é um clube para ler livros de autores aqui da América Latina.

"No primeiro semestre, passaremos por Guatemala, Argentina, Brasil e Chile. Leremos clássicos e contemporâneos latino-americanos. ⁣

Optamos por escolher títulos de editoras em sua maioria independentes e, com isso, conseguimos boas parcerias. Para os membros do clube teremos descontos, sorteios e brindes."⁣

Clubinho MARAVILHOSO! É gratuito e para participar basta se inscrever aqui nesse formulário.


LEITURA NÔMADE

Olha que projeto sensacionaaaaaal da Gabi Barbosa <3

As leituras coletivas desse clube mudam de temática a cada 3 meses. Dá uma olhada aqui no instagram para você ver o que já rolou. O tema do último trimestre foi "escritoras do leste asiático".

Perfeição! Vou tentar muito participar de algumas leituras também :)

PROJETO FERRANTE INDICA

Projeto lindíssimo da Aline Aimée que acabei de conhecer e já me animei muito para participar em algumas leituras! Tenho alguns desses livros por aqui dando sopa, então porque não??


Agora me conta quais projetos você vai participar? Se não vai participar de nenhum, espero que esse post tenha te animado para se jogar em algum, porque projeto é tudo de bom! haha

Beijos,

Rita 

segunda-feira, 4 de janeiro de 2021

Oi, queridos

Hoje venho compartilhar com vocês as MELHORES LEITURAS DO ANO! Wow. Nem acredito que esse momento chegou. Não via a hora de encerrar esse ano (acho que todos nós, né) e esse momento de publicar as listas de melhores é um bom momento para encerrar essa budega de ano e gritar: NEXT, PLEASE.

Os livros estão na ordem em que fui lendo, acho mais interessante desse jeito. Até porque seria impossível escolher um livro para ocupar o primeiro lugar. Prefiro evitar esse esforço.

Vou escrever, em 3 linhas, as minhas percepções sobre o livro, assim vocês vão ter uma ideia do porquê eles estão aqui na lista. Vai ser bem desafiador escrever só 3 linhas, vish.

VAMOS LÁ.

LIVROS FAVORITOS DE 2020


SOLITÁRIO

Emoção em preto e branco. Solidão, vento, paisagem que acalma ou enlouquece a alma. Uma graphic novel extremamente emocionante. Foi uma das primeiras leituras do ano e fiquei chocada com tanta sensibilidade.

PESSOAS NORMAIS

Poderia ser eu, poderia ser você. Poderia ser qualquer pessoa. Gosto de romance assim, vida real. Personagens problemáticos, cotidiano, frustração, desencontros. Adoro essas coisas em um romance.

FLORES PARA ALGERNON

Um dos livros mais incríveis que já li. Pura sensibilidade e emoção, abriu meus olhos para reflexões que antes passavam batido, aguçou minha habilidade de sentir empatia e me colocar no lugar do outro.



PARÁBOLA DO SEMEADOR

Pegou pesado. Me vi em desespero, com coração acelerado, extremamente agoniada e incomodada com a leitura - e com a realidade ao meu redor. Uma história dolorida, nada bonita, mas ao mesmo tempo PODEROSA.

PÁLIDO PONTO AZUL

Renovou um pouco a minha fé na humanidade. Me lembrou de quem sou e de onde estou. Me trouxe uma perspectiva mais ampla para pensar sobre a vida, me lembrou o motivo por gostar tanto de ler.

DEVOÇÃO

Depois que terminei esse livro quis escrever, quis ler, quis ouvir. Qualquer livro que provoca essa vontade de fazer, de estar presente, é um livro que vai entrar na lista de favoritos.



PEDAGOGIA DA AUTONOMIA

Aprendi que não estou no mundo, estou COM o mundo. E esse meu estar é uma construção, é aprender sempre, é sentir, observar, escutar. É ensinar.

A VEGETARIANA

Embrulho no estômago, dor de cabeça, inquietação. Eram algumas das sensações que me acompanharam ao longo dessa leitura. Esse livro é sobre tanta coisa, tem uma escrita marcante e um poder enorme.

MOONSHADOW

A inocência da infância, a frustração e a raiva com a vida da adolescência, a aceitação que o mundo é desgraçadamente lindo e cruel da vida adulta.


NOSFERATU

Jaqueta de couro, pé na estrada, cabelos ao vento, ódio no coração, violência, vingança. Isso que me vem na cabeça ao pensar nesse livro. Tudo isso num natal maldito que não acaba nunca. Esse livro é perfeito.

O PESO DO PÁSSARO MORTO

Aperto no peito. Aperto mais forte no peito. Um aperto que agora parece tomar conta de tudo, um mal estar. Livro intenso, a vida toda de uma mulher que só sofreu. E fico pensando: isso reflete a existência de quantas outras?

WATCHMEN

O que é a vida se não uma minúscula e insignificante poeira cósmica? O que é o tempo se não uma ilusão? O que é Deus se não uma invenção reconfortante? Não tem como ler isso e sair ileso.


Se quiserem apoiar meu trabalho e receber um montão de conteúdo extra - além disso compartilho muita coisa do meu dia-a-dia no nosso grupo e rola MUITOS projetos de leituras incríveis - só clicar aqui para conhecer mais!  Vem que vem!

Meus links:
Twitter ◈ Instagram ◈ Catarse ◈ Goodreads
◈ Spotify ◈ Letterboxd ◈ Tv Show Time ◈ Wishlist

Instagram

Rita Zerbinatti. Theme by STS.