FAVORITOS DE DEZEMBRO

 

Queridos,

em outubro fiz um post exclusivo mostrando os favoritos do mês e esse mês deu vontade de fazer de novo, dessa vez aqui no blog. Tô muito animada para usar mais esse espaço em 2021! Me aguardem 🙂

Nesse post vou comentar - de forma rápida - sobre os filmes, livros, séries, músicas e podcasts que ganharam meu coração durante o mês de dezembro. Tem bastante coisa para falar, por isso juro que vou tentar ser rápida.


Tenho dois filmes esse mês que me conquistaram MUUUUITO.

Amarelo - é tudo pra ontem (netflix) assisti duas vezes seguidas, tamanho foi meu amor e encantamento por esse filme. Aqui temos Emicida apresentando um show lindíssimo no Theatro Municipal, entre uma música e outra ele conta a História do povo negro, que por sinal, foram responsáveis pela mão de obra do próprio Theatro Municipal. É sobre música, sobre cultura, sobre consciência, sobre ser. Chorei várias vezes vendo esse documentário porque é de uma sensibilidade sem tamanho, muito lindo, profundo.

É de tocar e lavar a alma.

Outro super favorito foi The sound of metal (amazon prime), QUE FILMEEEEE. Que filme! Parabéns, parabéns, parabéns. Filme executado de um jeito muito atraente, sincero, dolorido, incômodo, lindo. Nesse filme conhecemos Ruben, um baterista que perde a audição e vê sua vida mudar completamente da noite pro dia.

Fico de cara com a profundidade desse filme! Tem uma cena, um simples diálogo entre o Ruben e um amigo, que me tocou lá no fundo. O peso das nossas escolhas é muito real, não tem como ser mais didático que aquilo.

O personagem segurando o choro.

AAAAA, que atuações perfeitas! O filme já tinha me ganhado antes, mas essa cena, ESSA CENA foi demais. Entendi muita coisa naquele momento.


É um filme para te fazer pensar na vida mesmo, te leva a refletir e questionar "e se acontecesse comigo?". É uma parada pra pensar e sentir.

Mas não posso deixar de falar do trabalho com o som. Wow! Eu assisti ao filme com meus fones no ouvido e foi uma cacetada na minha cabeça. Tiveram cenas de pura agonia, de aflição. Acredito que assistir com o fone deu uma intensificada em tudo isso e pude prestar mais atenção nos pequenos detalhes sonoros. Ou na falta deles.

A forma como o som e o silêncio são conduzidos nesse filme, é de admirar mesmo. Merece todos os prêmio possíveis, foi realmente um trabalho LINDO, maravilhoso!


Só vou citar um livro, apesar de ter sido um mês fantástico para as leituras - estou verdadeiramente orgulhosa de todas as minhas escolhas literárias. Mas hoje vou escolher Moonshadow como o queridinho do mês.

Foi uma experiência TÃO marcante. Na verdade, foi uma jornada, sinto que passei uma vida ao lado do personagem. Vivi coisas intensas com o Moon, ele me apresentou um mundo novo, cheio de possibilidades, me mostrou sentimentos tão puros. Me mostrou e beleza e o horror do viver.

Fiquei tão emocionada no final que chorei, coração apertado de saudade de tudo que vivi naquelas páginas. Me pego pensando no Moon, um personagem tão romântico - apaixonado pelos livros - que de repente se vê afastado desse mundo tão seguro. Moon precisa encarar a vida e ela não é tão bonito quanto parecia nos livros.

Esse é um conto de fada para adultos.

Moonshadow é cheio de referências literárias, a listinha é enorme e LINDA. Charles Dickens, Doistoiékvski, Bradbury, Tolkien, William Blake, R. L. Stenveson, C. S. Lewis. Os amantes dos livros vão se deliciar com esse quadrinho.

Nunca vou cansar dessa história.


Ouvi muita coisa esse mês, mas vou destacar duas playlists minhas que não pararam de tocar.

Songs to sing when i'm lonely

Para ouvir chapado

Nem vou comentar porque são playlists que só tem bandas favoritas, vou ficar falando aqui o quanto amo amo amo, vocês vão cansar. Vai lá ouvir, depois me fala se curtiu.


O Gambito da Rainha foi a única série que assisti em dezembro e foi uma grande queridinha, enta nessa lista e também na lista de séries favoritas do ano!

Fiquei MUITO obcecada pela Beth Harmon, pelos olhares, pelos jogos - dos quais não entendia nada - pelos personagens, pelo vício. O universo dessa série - e toda a ambientação e o figurino - me pegaram DE JEITO. E aquele último episódio? Passei nervoso com aquela partida de xadrez, nem sabia que isso era possível.

A Anya Taylor-Joy é absolutamente perfeita. Nós já sabíamos, claro, mas não canso de vê-la comprovando o quanto realmente é maravilhosa! haha


Para terminar, deixo aqui o podcast Acenda sua luz que provavelmente foi o mais escutado ao longo do mês, além de favorito. Alguns episódios escutei mais de uma vez, pra ver se fixa bem na cabeça, sabe?

Vocês fazem isso também?

A Carol Rache me leva para um lugar de reflexão muito profundo sabe, tenho uma ânsia para escrever e colocar um monte de coisa pra fora toda vez que ouço um episódio. Só por isso já um queridinho.

Recomendo demais esse episódio aqui e esse aqui também!

Espero que tenham gostado desse post,

até a próxima!


Se quiserem apoiar meu trabalho e receber um montão de conteúdo extra - além disso compartilho muita coisa do meu dia-a-dia no nosso grupo e rola MUITOS projetos de leituras incríveis - só clicar aqui para conhecer mais!  Vem que vem!

Meus links:

Twitter ◈ Instagram ◈ Catarse ◈ Goodreads

◈ Spotify ◈ Letterboxd ◈ Tv Show Time ◈ Wishlist

Postar um comentário

Obrigada por deixar um comentário! <3

Instagram

Rita Zerbinatti. Theme by STS.