3 livros para repensar sua relação com as redes sociais

 


Infelizmente estamos mais um ano presos em casa, com o caos reinando lá fora e aqui dentro. Os sentimentos não são bons, não adianta fazer de conta que não existem, resolvi abraçá-los de uma vez por todas, como deixei claro na minha última newsletter.

Ontem estava lendo esse texto aqui do New York Times e fiquei bem pensativa, bateu aquela badzinha de leve. No texto o autor usa o termo "languishing", que dialoga bem demais com o momento que estou vivendo. A tradução seria algo como "definhamento". E é um pouco assustador, mas é assim que me sinto mesmo - talvez você também. Desde o ano passado estamos murchando e murchando, cada dia um pouquinho mais desanimados, um pouquinho mais cansados, com dores em tudo quanto é canto do corpo e da alma.

Obviamente que apoio psicológico e terapia agora é de extrema importância, mas percebi também que precisava de outra coisa: precisava passar um tempo longe das redes sociais, longe do celular. Os dias que consegui essa façanha foram dias um pouco mais leves e tranquilos, trouxe uma sensação boa, clareou um pouco a nuvem negra acima dos meus ombros, consegui ficar mais tempo focada. Foi muito bom.

Pensando nisso, trouxe 3 dicas incríveis de livros que fizeram grande diferença pra mim. Calma, não quero te fazer pensar em abandonar as redes sociais para todo o sempre, mas sim, se desprender um pouco, refletir e passar umas horas desconectado. Sei que tudo isso pode ser difícil (é muito difícil, na real), mas a verdade é que estamos todos precisando desse tempinho desconectado e mais tranquilo.

Além das dicas, venho deixar também um convite para você conhecer meu novo projeto: minimalismo digital em tempos de pandemia, já já falo mais sobre ele.


Celular como dar um tempo - Catherine Price

Meu projeto foi muito inspirado nesse livro da Catherine Price. Ele é divido em duas partes: na primeira a autora vai nos mostrar como funcionam as redes sociais e como somos um mero produto ali. Toda aquela coisa que a gente já sabe, mas que dá um leve desespero quando lemos dados e pesquisa sobre o assunto. Terminei essa primeira parte COM MEDO do que pode acontecer com a minha atenção e com o meu cérebro, caso continue nesse ritmo insano.

Já na segunda parte, a autora nos apresenta um plano de 30 dias para conseguirmos dar um tempo com o celular. É um plano muito bom, já fiz e achei INCRÍVEL, super funcionou. No entanto, ela não pensou nesse plano para um momento de pandemia, então tem alguns dias em que a proposta é não usar tela nenhuma e... nessa condição em que nos encontramos é extremamente difícil passar alguns dias sem tv, computador & celular. Não conseguiria fazer esse programa agora sem uma adaptação.

Ainda assim, é uma leitura que vale CADA MOMENTO, e esse plano de 30 dias que a autora propõem será muito útil quando tudo isso acabar.


Minimalismo digital - Cal Newport

Esse livro mudou bastante a minha relação com o meu celular, ele realmente me fez colocar a mão na consciência e perceber o tanto de coisa incrível que estava perdendo ao passar tantas horas olhando para uma tela que se encaixa perfeitamente na minha mão. Essa leitura me fez perceber o tanto que andei distraída com tudo, inclusive com os meus objetivos e com os meus desejos.

Esse também é um dos livros que me inspirou muito para criar meu projeto - e mesmo que a palavra minimalismo não nos agrade tanto, a proposta do autor me soa muito real e interessante. Não é sobre deixar as redes sociais para todo o sempre, viver com o mínimo de tecnologia ou sem tecnologia alguma: não é nada disso. A proposta é você continuar usando o que quiser, porém com consciência, com objetividade e com limites.

Admiro tanto quem consegue entrar no instagram e fazer o que tem que fazer e sair, quando eu entro 3 segundos depois já esqueci o que iria fazer ali pra começo de conversa. Esse é o nível!

Minimalismo digital é uma leitura incrível para quem está querendo mudar a forma de pensar sobre as redes sociais e sobre todas as telas que nos cercam.



Irresistível: por que você é viciado em tecnologia e como lidar com ela

Adam Alter nos apresenta uma pesquisa incrível sobre vício comportamental com esse livro. Esses leitura pode ser um pouco assustador, confesso - mas também é super importante e interessante pensar sobre esse assunto.

"Todos mês, quase cem horas eram perdidas verificando e-mails, trocando mensagem, jogando, navegando na internet, lendo matérias, vendo extrato bancário etc. Considerando o tempo de vida médio, isso contabiliza onze anos."

Essa é uma das partes mais assustadoras pra mim. Nunca havia pensado que fazer todas essas coisas que ele citou (e faço com frequência) poderia simbolizar 11 anos de uma vida. Isso não é nada bom, especialmente porque a maioria das coisas que vemos não são relevantes, a gente esquece de tudo com muita facilidade. Esse post provavelmente será esquecido assim que você sair daqui e ir rolar seu feed ou ver um vídeo.

Não tem como não pensar o que realmente estamos fazendo com nosso tempo, sabe? Não que seja ruim passar horas jogando, conversando etc, mas a gente só faz isso (ainda mais agora).

Então fica a recomendação de um livro que vai provocar sentimentos ruins aí dentro, vai te fazer questionar e entender muita coisa também.


Sobre o programa

Chegou a hora de falar de coisa boa: vou iniciar um projeto no dia 01/05 que terá duração de 4 semanas e tem como objetivo melhorarmos a nossa relação com as redes sociais e com celular.

Esse projeto foi pensado para nos ajudar a descansar a vista, relaxar a mente e recuperar um pouco da atenção nesses tempos tão difíceis.


Aqui vai um cronograma rápido do que vai rolar

Semana 1: no que quero prestar atenção?

Semana 2: recuperando a atenção

Semana 3: foco na criatividade

Semana 4: colocando limites


Para cada semana preparei exercícios que vão acontecer dentro de uma comunidade no Discord, onde iremos trocar figurinha e falar das nossas experiências. Fazer isso em grupo pode ser MUITO mais fácil do que sozinho e tenho certeza que, ao final desse projeto, você terá uma relação mais saudável com as redes sociais e com o seu celular.

E tem cupom de desconto de 10% pra você aproveitar: MINIMAL10

Clique aqui para garantir sua vaga!


APOIE MEU TRABALHO

Se você quiser/puder apoiar o que estou produzindo na internet será de grande ajuda e incentivo! Todos os apoiadores recebem conteúdo extra, tem acesso a um grupo incrível e pode participar de vários projetos junto comigo. Você pode apoiar esse blog/podcast/news/canal partir de R$5  :) 


VISITE TAMBÉM

2 comentários

  1. Eu também sinto que os dias que eu passo longe do celular são mais leves. Me sinto mais presente ~ em todos os aspectos da vida. Adorei a dica do livro 'Minimalismo Digital', vou procurar! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. que bom que gostou!!! faz toda a diferença na nossa vida ficar um tempinho mais off, né

      Excluir

Obrigada por deixar um comentário! <3

Instagram

Rita Zerbinatti. Theme by STS.