VOCÊ ESCREVE NOS SEUS LIVROS?


Oi, amigos. Espero que estejam bem <3 Hoje quero compartilhar com vocês uma reflexão que tem me acompanhado nas últimas semanas, espero que vocês gostem. 

Vocês costumam marcar seus livros enquanto estão lendo? Quando digo marcar estou falando de escrever nas beiradas, contornar palavras, colocar sinais nas páginas. Usar caneta, lápis ou marca-texto. Não estou falando apenas de colocar post-its e flags, estou falando em escrever no livro mesmo, pra valer. 

Senti essa necessidade recentemente, estava lendo "Anne de Green Gables" e queria conversar com aqueles personagens, ter uma experiência mais completa com o livro. E no mesmo dia que comecei a escrever nesse livro, me deparei com o artigo "How to mark a book" do Mortimer Adler. Isso foi um sinal do universo, só pode! 


Li o artigo inteiro, marcando tudo que chamava minha atenção. Depois reli as partes favoritas e escrevi um pouco sobre ele. Me senti 100% contemplada e decidida: vou começar a escrever em todos os livros que estiver lendo, marcar meus pensamentos, sentimentos, tudo que vier na mente. E cara, essa experiência tem sido incrível, para dizer o mínimo. 

O ARTIGO DO MORTIMER ADLER


Um dos trechos que mais gostei no artigo foi sobre os 3 tipos de leitor: aquele que tem muitos livros, poucos foram lidos e os livros seguem intocados, perfeitos. Aquele que tem muitos livros, leu vários, mas todos eles parecem novos, intocados. E existe aquele leitor que tem muitos livros também, mas todos aqueles que foram lidos tem cara de foram lidos, estão com palavras circuladas, frases marcadas, pensamentos registrados nas laterais, os pedaços de página em branco estão preenchidos com pensamentos, páginas marcadas com orelhas. 

Esse é o cara que está de fato lendo os livros. 

Esse trecho me fez pensar em como tem sido minha a relação com os livros, me fez questionar esse receio de marcar o livro de uma forma definitiva, com caneta ou marca-texto, por exemplo. Por que isso é assustador para nós leitores? Por que colocamos mais valor no objeto livro do que no seu conteúdo? Quando achamos que estamos "estragando" o livro ao LER e MARCAR nossos pensamentos ali, é porque estamos colocando mais valor no objeto do que no conteúdo. Sinto muito. Sei que essa doeu, em mim também, acredite. Mas são questionamentos que nós, como leitores, devemos fazer. Somos leitoras afinal, pessoas que gostam de refletir e questionar. 

No artigo, Mortimer também nos lembra que não precisamos marcar e escrever em todos os livros que pegarmos para ler, não é uma coisa obrigatória. Mas se você quer ter experiências mais profundas e significativas com algum livro, é assim que deve lê-lo. Muita gente ainda duvida disso, insiste que tem a mesmíssima experiência lendo um livro sem essa interação - e para ser sincera, também não via diferença, até começar a escrever nos livros. Minha vida de leitora mudou, e mudou para MUITO melhor. 

Na verdade, já estava mudando, especialmente por conta do curso "Leitura e Aprendizagem" que fiz com a Fernanda Viana, ela super nos incentiva a realizar essa leitura mais ativa, seja com livros de Ficção ou Não Ficção. E isso é realmente transformador e libertador. A experiência com o livro se torna muuuito mais interessante, muuuito mais profunda. A diferença se torna gritante quando leio um livro sem marcar e quando leio um livro interagindo com ele, marcando e escrevendo. 

Sem contar que agora consigo lembrar MUITO mais do que li, com detalhes e tudo. Sempre fui aquela leitora que falava: nossa, já li esse livro, mas não lembro mais do que aconteceu na história. Quem nunca? Porém, quando paramos para escrever nossos pensamentos ali nas páginas, quando paramos para marcar uma frase ou uma palavra, estamos colocando nossa atenção ali de uma maneira mais significativa e isso fica registrado na memória com mais relevância. 

Cada um faz o que quer com seus livros, não estou querendo cagar regra nem nada. Mas uma coisa é fato: só vi vantagem em escrever nos meus livros e pretendo nunca mais parar! 

O QUE ESCREVO NOS LIVROS,?

Páginas do livro "Pálido ponto azul" do Carl Sagan marcadas com lápis e marca-texto :)

A pergunta que não quer calar: o quê tanto escrevo nos livros? Vou mostrar alguns exemplos aqui de uma maneira mais superficial, por que muita coisa acaba entrando na zona dos spoilers, prometo que vou tomar cuidado. 

LIVROS DE FICÇÃO

O que costumo escrever: 
  • Quais são meus pensamentos a respeito daquilo que está acontecendo. 
  • O que acho que pode acontecer no futuro daquela história. 
  • O que estou pensando a respeito do personagem.
O que costumo destacar com marca-texto (ou com lápis, caneta, tanto faz): 
  • Partes que achei incrível e que não quero esquecer. 
  • Parte que acho crucial na história - algum evento muito importante. 
  • Frases que gostei muito, que tocou ali no fundo da alma. 
Página do livro "Parábola do semeador" da Octavia E. Butler. Cuidado com spoiler se for ler as anotações.  
Páginas do livro "Parábola do semeador" da Octavia E. Butler. Cuidado com spoiler se for ler as anotações, hein!

LIVROS DE NÃO FICÇÃO

O que costumo escrever: 
  • Dúvidas.
  • Explicações sobre o trecho com as minhas próprias palavras.
  • Explicações sobre as palavras ou partes que não entendi e fui pesquisar.
  • Escrevo "Teor definidor" ou "base" naquele parágrafo que acho suuuuuuper importante para entender o capítulo.
O que costumo destacar: 
  • Palavras-chave.
  • Palavras/ou trecho que não compreendi.
  • Parágrafos que acho de extrema importância para o entendimento do capítulo. Nessas partes eu costumo destacar e também escrever "teor definidor" ou "base", assim sei que aquilo ali é realmente relevante.
Página do livro "Pálido ponto azul" do Carl Sagan <3 livro maravilhoso, recomendo demais!

O QUE EU FAÇO COM AS ANOTAÇÕES?

Depois de ler e escrever no livro, tenho tentado adquirir o hábito de escrever ou fazer um mapa mental sobre o que foi lido e sobre o que foi marcado. Por vezes isso acontece de uma forma natural, - acontece mais com livros de não ficção. Quero fazer disso um hábito por que percebo que minha experiência e meu entendimento daquele livro se fortalece quando paro para rever minhas anotações e escrever sobre elas de maneira mais profunda. Infelizmente ainda não faço isso tanto quanto eu gostaria. 

Mas o que normalmente faço é: sempre que sento pra ler o livro eu releio as minhas anotações do último capítulo, elas já estão ali no livro mesmo. E também acontece de pegar um livro lido há um tempo e ficar relendo minhas marcações, é bem gostoso fazer isso.

Se vocês quiserem posso falar mais sobre minhas anotações e mapas mentais em futuros posts! 

Me conta qual a sua experiência com marcar livros, se você já leu o artigo do Mortimer Adler, quais materiais você usa para marcar. Espero que tenham gostado <3 


Quer receber conteúdos extras? Considere apoiar meu trabalho no Catarse :D Vou ficar muito feliz em ter você me acompanhando mais de pertinho. Essa campanha é nova, mas já estou trabalhando em vários conteúdos legais sobre leitura, organização, educação, arte, conhecimento e por aí vai. 

Já tem um grupinho no Discord onde compartilho um pouco do meu dia e do meu processo de criação de conteúdo, tem espaço para recomendações de livros, filmes, anime, podcasts. Nesse grupinho tem também sala de estudo e sala de leitura para passarmos um tempo produtivo juntos :) 

Podcasts, vídeos e posts exclusivos estão à caminho!




Me encontre também no

9 comentários

  1. Post mara! Eu sempre leio com pais na mão. Uso diversos sinais e tem post-its. Faço resumo dos capítulos. Sinto um prazer grande quando termino a leitura e vejo que o livro foi modificado por mim. É como se fosse um outro livro.

    ResponderExcluir
  2. post e dicas incríveis, realmente faz a diferença ler e interagir com o que ta escrito, comecei a pouco tempo com essa pratica e a diferença na aprendizagem e absorção é gritante. Um dúvida/curiosidade Rita, e quando você lê algum ebook, faz anotações ali no kindle mesmo ou anota em um caderno?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oieee!
      É transformador né?

      Então, quando leio no kindle eu faço os destaques no kindle mesmo, escrevo alguma coisa nas notas só pra não esquecer pq marquei aquilo - mas costumo usar uma palavra, ou uma frase curta - e depois abro as notas no computador e complemento as anotações pelo computador mesmo. Uso o Notion para fazer isso.

      Acontece também de escrever no meu caderno, mas norlmamente quando leio ebook faço anotações pelo computador mesmo :D

      Excluir
  3. Achei muito bom esse post! Tive interesse em ler agora pq estou vivendo minha primeira experiência de escrever e grifar o livro, tudo isso por causa de uma leitura conjunta. Quando fui começar a ler outro livro (gosto de ler mais de um), senti falta de ter um lápis na mão. Senti que grifando e anotando eu participo de tudo e consigo lembrar mais do q aconteceu, exatamente como vc comentou!

    ResponderExcluir
  4. Que texto delicioso o seu.
    Acabei de entrar no doutorado e venho adquirindo varios livros. Fica sempre essa dúvida: escrever ou não escrever....
    Depois de ler seu post, vou mais é “tacar” anotações nesses livros, afinal, o conteúdo importa mais do que o objeto.
    Grande beijo.
    Vou te seguir no Instagram

    ResponderExcluir
  5. Desculpe ficar comentando mas é que estou apaixonada pelo seu blog! Eu amo escrever nos meus livros, acho uma forma de arte porque fica tão bonito! Sofro quando pego livros da biblioteca e não posso rabiscar, mas aí marco as paginas com flags e post its, depois tenho que tirar tudo antes de devolver mas vale a pena ehehehehe

    ResponderExcluir
  6. Tenho o costume de ler grifando e escrevendo, mas tenho uma dúvida, posso doar ou vender a sebos livros grifados?
    Como não tenho muito espaço em algum momento terei que me desapegar de alguns livros

    ResponderExcluir
  7. Sempre marco e escrevo nos livros, mas tudo com lapiseira. Não marco a caneta por um simples motivo: dependendo da qualidade do papel a tinta pode vazar e impedir a leitura ao se misturar com as letras. Quando eu estava a faculdade comprei vários livros pra me ajudar no TCC e qual não foi minha surpresa quando alguns trechos eram ilegíveis por que a caneta manchou tudo? Então prefiro fazer anotações de maneira não permanente.

    Gosto de marcar com marca texto em tom pastel, por ser mais leve, principalmente nos livros de não-ficção, livros de consulta, livros científicos, livros que sempre estarão ali a mão. Então nesses tem mais marcação, mas porque acabo pegando com frequência.

    As anotações são em geral minhas reações: QUE??? WHAT??? MELDELS!! MAS GENTE!! 😅 Também grifo passagens importantes, frases que eu gosteim informações importantes, coisas que acho essenciais naquele trecho, naquele capítulo.

    ResponderExcluir

Obrigada por deixar um comentário! <3

Instagram

Rita Zerbinatti. Theme by STS.