quinta-feira, 31 de outubro de 2019


Olá, amigos!

Hoje venho mostrar um pouco como estou usando meu Bullet Journal. Cara, que jornada incrível eu tenho com esses Bullet Journals, porque esse não é o primeiro e certamente não será o último. No entanto, eu passei um tempo afastada dele, de saco cheio ou sei lá. Acontece que tenho usado ele agora como nunca antes: religiosamente. Estou até levando o caderninho para todos os lugares (coisa que NUNCA fiz,meu caderno só ficava em casa, eu morria de medo de algo acontecer ao pobre coitado - e de fato acontecia, eu largava ele pela metade).

Esse ano eu li "Método Bullet Journal" do Ryder Carroll - o cara que criou todo esse lance de Bullet Journal - e ele pega na sua mão e te explica di-rei-ti-nho como esse método funciona. É claro que o negócio foi tão longe que as pessoas super customizam isso e usam do jeito que é melhor para elas, no entanto, desde quando li o livro fiquei com aquela pulga atrás da orelha, com vontade de testar o BuJo da maneira que seu criador idealizou.

Porém havia colocado uma regra bizarra na cabeça: eu PRECISO ver a semana inteira no meu caderno, se não, não vai funcionar. E com isso, eu já preenchia tudo. Deixava escrito, antecipadamente, cada dia da semana, às vezes eu já deixava o mês inteiro pronto!

Agora eu vejo que isso foi loucura da minha parte e não, não preciso visualizar a semana inteira no Bullet Journal, tenho o Google Calendar pra isso. E mudando essa ideia bizarra que surgiu na minha mente não sei como, consegui utilizar meu caderninho de um jeito mais fluído, mais gostoso (muito mais gostoso) e tenho adorado passar um tempo com ele.


QUANDO USO MEU BULLET JOURNAL


Eu sento minha bunda e fico com esse caderninho por um tempo todo dia de manhã e de noite. Não coloco somente as tarefas do dia, mas também algumas coisas que surgem na mente, anotações, listas e qualquer coisa mais. A decoração dele fica super linda (ao menos eu acho) e super fácil, no final de semana eu separo um tempinho para imprimir algumas imagens, recortá-las e depois só vou colando e colocando wash tape até não aguentar mais. O processo todo tem sido bem gostoso até então, no entanto sei que é uma fase, porque sou bem dessas: canso das coisas com muita facilidade. Mas o que importa agora é que estou amando esse momento com meu Bullet Journal.



DAILY LOGS


Minha vida mudou depois que coloquei em prática o tal do Daily Log, que antes eu achava impossível porque precisava ver a semana inteira de uma vez e tal, só que na prática não sinto nenhuma falta de já deixar a semana preenchida. Eu consigo organizar as minhas tarefas da semana e colocar lembretes para coisas que preciso fazer AMANHÃ numa boa, sem nenhum tipo de confusão. É um milagre!!! Sério, usar o Daily Log tem me ensinado a ver as coisas com mais calma, sabe, sem nenhuma afobação. Sem contar que não rola aquela ansiedade de ver um monte de tarefas já distribuídas na semana, então esse método realmente tem me feito bem. Se você também usa o Daily Log, me conta!

Espero que vocês tenham gostado! Compartilhe esse post com aquela amiga que ama Bullet Journal e precisa se organizar melhor também ;D

A seguir, fotos de algumas páginas do Bujo e de alguns materiais que utilizo. As washtapes eu compro em qualquer lugar que encontro, mas a maioria que tenho comprei na Miniso e na All Mini. O caderninho é da Miniso também e as canetas comprei na Kalunga, são da marca Unipin, gosto muito dessas canetas, não vivo sem elas! Espero que tenham gostado, qualquer dúvida deixe nos comentários e não esquece de compartilhar esse post com aquela amiga(o) que adora Bullet Journal! 😀














Outros títulos que recomendo muito para refletir sobre organização e mudar alguma coisas para melhor:

Me encontre também no

sábado, 26 de outubro de 2019


Será que vou conseguir manter um registro das minhas leituras aqui no blog? Espero que sim, na verdade estou super animada para começar a registrar isso por aqui. Estou começando esse projeto de compartilhar as leituras da semana um pouco atrasada já que estamos na semana 43 desse ano, mas antes tarde do que nunca. Nem acredito que 2019 está prestes a acabar, que ano tenso, aff. 

E o que diabos me motivou a aparecer aqui, pouco antes do ano acabar, com essa  ideia super inovadora e inédita? Vocês nem imaginam, mas foi o meu Bullet Journal! O próximo post será sobre ele, prometo. Eu voltei a fazer o Bullet Journal em um formato diferente do que fazia antes e isso acabou me motivando muito, me motivou a escrever mais e a registrar mais. Esses escritos e registros eu faço em um outro caderno, mas pensei: peraí... EU TENHO O BLOG! :O  É o lugar perfeito para esse tipo de coisa, não é mesmo? 

LEITURAS CONCLUÍDAS 


WATCH HOLLOW - GREGORY FUNARO

Como eu tenho certeza que vocês viram o post anterior, nem preciso dizer que estou apaixonada por audiobooks, né? Então comecei a semana terminando de ouvir Watch Hollow, do Gregory Funaro. Confesso que fui escutar esse livro porque ele tinha somente 4 horas e era um livro voltado para o público juvenil. Sim, meu lado preguiçoso me venceu, quem nunca?! 

Acabou sendo uma experiência tão inspiradora, tão fofa, tão envolvente que eu adorei. Adorei essa história, adorei os personagens e acima de tudo, adorei o clima sombrio. Eu sou louca por histórias com atmosferas sombrias, escuras e sinistras. Detalhe: esse livro tem como alvo o público infantil, mas ele aborda todos esses elementos que comentei de um jeito absurdamente incrível e irresístivel. 

O livro tem uma pegada gótica e esquisita, me trouxe algumas imagens de Tim Burton na mente. Impossível não amar! 

Watch Hollow ⭐⭐⭐⭐⭐


FINISH - JON ACUFF

Essa semana também ouvi Finish e o livro me pegou de jeito, quase escutei tudo de uma vez só. O audiolivro foi narrado pelo próprio autor e ele é muito cativante e animado, o que ajudou bastante. 

Esse livro é para todas as pessoas que começam um milhão de projetos e atividades, porém... nunca terminam. Olha, ele vai te dar uns tapas bem dados na cara, se prepare. Com essa leitura consegui perceber muita coisa sobre mim, consegui entender alguns comportamentos que me fizeram desistir de coisas que estava afim de fazer. É muito bom ler esse tipo de livro, a mente clareia muito e conseguimos ver algumas situações de um outro jeito, fica mais fácil mudar certos comportamentos. É justamente o que estou tentando fazer e esse negócio de registrar as leituras semanalmente aqui no blog será um ótimo teste para isso. ;) 

Finish ⭐⭐⭐⭐⭐



O LIVRO MALDITO - DAVID ERICK & VAN R. SOUZA

Outro livro que finalizei durante essa semana foi O Livro Maldito. Estava muito no clima de ler histórias curtas de terror (semana passada eu li Killer Space Clown, na mesma vibe e amei), no entanto esse livro não despertou muito a minha atenção. Acabei finalizando porque estava na expectativa de achar alguma história realmente legal, que valesse a pena o livro todo. Prazer, A Iludida. 

Não aconteceu, mas gostei de algumas histórias na reta final do livro. Nada que realmente me marcou, mas deu para salvar alguma coisa. Infelizmente, as histórias me pareciam muito iguais, sempre com o mesmo formato, com o mesmo plot twist no final. Acho que esse livro pode funcionar com adolescentes que gostam de um terrorzinho ou com pessoas que querem entrar no mundo das histórias de terror, mas tem medo de começar por algo muito pesado. 

O Livro Maldito ⭐⭐


O LABIRINTO DO FAUNO - CORNELIA FUNKE

São poucas as vezes, dentro desse mundo moderno e cheio de notificações, que conseguimos nos distanciar de tudo ao nosso redor para entrar em um outro mundo. Amo muito quando isso acontece. E aconteceu essa semana quando sentei pra ler O Labirinto do Fauno, que leitura esplendorosa! Vou amá-la e defendê-la para sempre! 

Quero fazer um post mais detalhado sobre essa leitura, mas já adianto que tem a mesma vibe do filme, aquela coisa melancólica, poética, cheia de significado e sentimento, sombria, mágica e misteriosa. Como já disse, eu amo demais histórias com elementos assim. Já recomendo com força total, ainda mais para quem curte contos de fada sombrios. Maravilhoso! 

O Labirinto do Fauno ⭐⭐⭐⭐⭐

COMECEI A LER 


PARA TODA A ETERNIDADE - CAITLIN DOUGHTY

Essa semana eu comecei a ler Para Toda a Eternidade da Caitlyn Doughty e logo nas primeiras 50 páginas renovei toda admiração que sinto por essa autora. Esse mulher é incrível. Esse livro é sobre a morte e seus rituais em vários lugares diferentes do planeta. A autora viajou muito e nos conta como foi ter experiências com a morte em lugares com culturas diferentes da dela. Ainda estou no começo, mas já amando. 

MINIMALIST LIVING - JOSHUA BELL & JOSHUA HILL

Outro audiobook que comecei nessa semana foi Minimalist Living, apesar de gostar muito desse tema e achar que consumir esse tipo de conteúdo me ajuda bastante, a experiência com esse livro não está sendo lá grande coisa. Estou até enrolando para terminar de ouvir. 

O autor irá explicar os conceitos do minimalismo novamente e no final das contas não fala nada diferente do que já ouvimos um milhão de vezes antes. Chega a ser um pouco repetitivo e o narrador do audiobook deixa tudo meio... enfadonho. Mas essa experiência está me servindo como lembrete para algumas coisas importantes que gosto de questionar. Por exemplo:

  • O que te faz verdadeiramente feliz? 
  • O que posso fazer hoje para reduzir gastos? 
  • Como me conectar mais comigo mesma e menos com as coisas materiais? 

No entanto, era só ver alguns vídeos no Youtube ou assistir o documentário Minimalismo na Netflix para ter essa mesma reflexão, ou seja: se você já sabe bastante coisa sobre o Minimalismo esse livro não vai fazer muita diferença. 

Ufa, quanta coisa! 
O que acho legal desses registros é que me faz perceber como a minha mente me faz de trouxa: algumas vezes na semana me peguei pensando "nossa, nem estou lendo nada, que triste" e no entanto, olha só quanta coisa legal eu li em uma única semana! 

Focar na leitura é sempre algo que me faz muito bem, é uma das coisas que mais amo nessa vida e agora me sinto revigorada para ter mais uma semana incrível de leituras.

Me encontre também no

terça-feira, 22 de outubro de 2019


Sempre vejo muita gente ficar com aquele pé atrás com relação aos audiobooks, questionam sua existência e às vezes chegam a repudiá-los sempre declarando seu eterno amor e apego aos livros físicos. Pois hoje resolvi sentar aqui e escrever um pouco sobre os tais audiobooks, já que estou completamente apaixonada e investida nesse universo. Escrevo na expectativa de te deixar com vontade de entrar nesse mundo também, mesmo que eu ainda não tenha uma grande experiência com esse formato, tenho gostado tanto que sinto que deveria mesmo escrever :) 

Acho importante começar esclarecendo que audiobooks não são inimigos dos livros físicos, não são criaturas do mal e não querem acabar com a existência dos nossos amados livros físicos. Pronto, já tiramos isso do nosso caminho. Ufa.  Assim como os e-books, os audiolivros surgiram como mais uma alternativa para se conhecer uma história e para aprender através dos livros. Sério, não consigo achar nenhum ponto negativo nisso, se as pessoas estão conhecendo histórias, se envolvendo e aprendendo... é, ok, acho que bastou. Dessa vez tudo que você irá precisar é de um celular, um aplicativo e um fone. E claro, você também precisará desembolsar um dinheirinho, já já falaremos mais sobre isso. Então, por favor, dê uma chance aos audiobooks, se você não gostar, tudo bem, tudo maravilhoso, mas experimente, pode ser que descubra um mundo encantador.

MINHA HISTÓRIA COM OS AUDIOBOOKS


Eu sempre achei a ideia de ouvir um livro extremamente atraente, mas ao mesmo tempo estranha. Estranha porque parecia que iria me distrair muito facilmente e perderia algo importante da história (até por que eu sou a pessoa mais distraída desse mundo) e de fato houveram algumas tentativas miseráveis de pura distração. Percebi que assim como os livros, existe um momento certo para que a mágica aconteça, não bastava apenas querer ouvir. Não sei se vocês também são assim, mas às vezes eu estou morrendo de vontade de ler tal livro, no entanto quando começo a leitura simplesmente descubro que não estava na vibe daquilo e nada faz sentido. Nesse cenário catastrófico pode rolar até um ranço do livro, quem nunca?! Acredito que ocorreu algo assim na minha primeira tentativa com os audiolivros há um tempo atrás.

Esse ano eu resolvi que seria diferente. Eu iria me esforçar mais e escolher audiolivros mais legais para me envolver com esse novo mundo. De fato deu certo, comecei o ano ouvindo 7 audiobooks e foram todos ótimas escolhas, estou de parabéns mesmo. Percebi que fiquei quase 3 meses sem ouvir nenhum, não estava na vibe, mas agora eu voltei com tudo! Isso somente reforça aquela ideia de que se trata de uma questão de momento mesmo. Dessa vez bateu a vontade de ouvir, bateu a necessidade, porque estive com pouco de tempo para sentar e investir na leitura dos livros físicos ou e-books nessas últimas semanas, então resolvi aproveitar para mergulhar novamente nesse mundo lindo dos audiolivros. 

QUAL APP UTILIZO


A minha primeira experiência foi com a Audible (Amazon) e eu simplesmente detestei. Detestei que ele me limitava aos créditos e não poderia ouvir quantos audiobooks quisesse, a não ser que comprasse mais créditos. Comecei a ouvir no período de teste (nem lembro qual livro) e não finalizei a leitura, no entanto eu queria finalizar e acabei pagando um total de 50 reais (!!!!!!!!!!!!!) para continuar ouvindo. Nunca me arrependi tanto de gastar R$50! E pior, eu cancelei o plano e eles me cobraram no mês seguinte. Tive aquela dorzinha de cabeça para conseguir o dinheiro de volta. Tudo se resolveu, mas nunca mais voltei a usar essa plataforma.

Não me lembro como, mas conheci o app Scribd e aí sim, foi amor à primeira vista! Adorei o catálogo de audiobooks, também tem e-books disponíveis que me interessavam bastante e o melhor: eu poderia escutar quantos audiolivros quisesse, sem dificuldade nenhuma. E melhor ainda: isso me custaria R$20 (yaaaaaaay)! Maluco, eu nem pensei duas vezes. Então esse é o app que eu amo e irei defender para sempre! Mas claro, tem o lado negativo: o conteúdo em português é fraco, bem fraco. Estou falando de audiobooks, sendo que em e-books você irá encontrar títulos super legais que me deixaram mega empolgada (clique aqui paraver a minha lista de e-books que separei no Scribd), mas os audiobooks somente recomendo para quem está em níveis avançados do inglês. A Audible também só tem audiobooks em inglês. Uma pena esse formato ainda não ter ganhado muito espaço aqui no Brasil, mas acredito que em breve esse cenário irá mudar.

Para quem não manja nadinha de inglês, mas ainda assim quer experimentar os audiobooks, recomendo o Ubook, aproveite  período gratuito e faça a festa! Tem títulos interessantes por lá, eu certamente vou aproveitar em breve. Vale a pena conferir.


COMO OUÇO MEUS AUDIOBOOKS

Bom, já falei que utilizo o Scribd para ouvir, mas sempre surge o questionamento: "pera, como você ouve? Você não se distrai?" E a resposta é: sim, é claro que eu me distraio - sou a pessoa mais distraída do mundo, lembra? - mas não é um bicho de sete cabeças não, no app tem a opção de voltar o audiobook para qualquer momento que você quiser. Então normalmente eu volto o capítulo do começo quando vi que me distraí ou se perdi alguma coisa mais pontual, volto 15 segundos ou mais, até obter minha resposta. Você vai acostumando.

Agora como eu ouço esses audiobooks, de fato? Vamos lá:
  • Manhã: normalmente ouço pela manhã, assim que acordo  já coloco os fones e dou play, depois disso vou realizar meu ritual matinal:  arrumo minha cama, lavo o rosto, escovo os dentes, me troco, arrumo meu cabelo. Depois vou fazer meu café da manhã. Saio de casa, ainda com os fones, pego o monotrilho e vou para meu trabalho. Chegando lá, pauso o audiobook e vou trabalhar. ;) 

    Na hora de sair do trabalho, já coloco os fones novamente e volto pra casa ouvindo. Nisso tudo já ouvi 1 hora do audiobook. Esse é meu momento favorito, porque é o único momento em que não me distraio quase nada, até porque estou fazendo tarefas bem automáticas, então rola ouvir sem nenhuma dificuldade.
  • Tarde: meu momento de baixa energia é depois do almoço,então não adianta, não consigo fazer nada. Mas, descobri que consigo ouvir mais um capítulo nesse momento. Só UM capítulo mesmo, porque logo começo a bocejar e viajar na maionese. Só volto a ficar mais atenta do meio pro final da tarde e é o momento que gosto de estudar ou ler o livro físico.
  • Noite: depois das 21h eu estou desligando todos os eletrônicos, mas resolvi burlar um pouco essa regra por causa dos audiobooks. Eu deixo a tela do celular com o mínimo de brilho e com o Night Shift ativado no máximo (sim, meu namorado me acha louca por isso, mas acho mega confortável a tela bem amarelada), deixo o Scribd no esquema e conecto os fones bluetooth. Assim que dá 21h eu dou o play no audiobook e vou fazer minhas coisas. Esse é o momento em que dou uma organizada no quarto, no guarda-roupa, arrumo minha mochila para o dia seguinte, arrumo minhas roupas para o dia seguinte, ligo o despertador, enfim, coisas bem bestas mesmo. É também o momento em que pego meu Bullet Journal para dar uma enfeitada, pego meu caderno de desenho e coloco a mão na massa. Ou pratico Brush Lettering. Então vai mais 1h nessa brincadeirinha. Desligo o fone, deito e pego um livro físico. Demoro um total de 3 minutos - não sei porque insisto em ler algo antes de dormir, simplesmente nunca rola. Mas gosto da ideia de deitar com um livro😉

Como vocês puderam perceber, eu tenho escutado meus audiobooks em momentos específicos do dia, quando estou fazendo algo automático ou alguma tarefa em que não preciso pensar muito, como desenhar por exemplo. Aliás, ouvir as histórias tem me dado ideias INCRÍVEIS para desenhos e estou empolgadíssima com isso, qualquer dia eu mostro os desenhos por aqui!

Talvez você não tenha tanto tempo assim como eu para ouvir audiobooks, mas se você conseguir ouvir 30min ou 1h todo dia, meu amigo, o tanto de coisa legal que você vai conhecer e aprender é absurdo! Indico muito você começar com histórias curtas, de repente um livro de não-ficção (eu me dou mil vezes melhor ouvindo um livro de não-ficção, consigo focar muito mais)  e claro, escolha algo que você realmente curte, aquele livro que já te chama atenção, que você já sabe que irá curtir, assim facilita bastante o processo todo. Depois você pode ir experimentando coisas novas e ousadas. 😉 Estou doida para ousar, tem dois audiolivros que estou LOUCA para ouvir: It e The Shinning do Stephen King! 😮 São super longos, mas eu já li esses livros, então seria uma releitura em formato de áudio e quero muito reler. No entanto, não sei se estou preparada para um audiobook tão longo como o It, mas sinto que isso vai acontecer, talvez em breve.

Espero que vocês tenham gostado desse post e espero que ele tenha esclarecido algumas coisas. Qualquer dúvida é só deixar nos comentários, eu farei um outro post falando sobre os audiobooks que escutei recentemente, e claro, terão muitas dicas também. 😄 Obrigada por ter chegado até aqui!


Me encontre também no


Instagram

Rita Zerbinatti. Theme by STS.